A partir das 20 horas dos dias 7, 9 e 11 de abril, o espetáculo “A Via Sacra”, de Hanri Ghéon, será encenado mais uma vez na escadaria da Catedral de São Sebastião, em Ilhéus. Com direção de Romualdo Lisboa, o espetáculo que faz parte da programação da Semana Santa, é encenado em 14 estações, onde os atores de revezam para interpretar os diversos personagens bíblicos. Ely Izidro, Tânia Barbosa, Sylvio Smith, Guto Pacheco e Lucas Oliveira são os atores encarregados de levar as emoções da trajetória de Jesus Cristo até ser crucificado e depois mostrar como se passou a ressurreição.
Segundo o diretor Romualdo Lisboa, este é o oitavo ano que o espetáculo é montado em Ilhéus, com figurino de Équio Reis – falecido – e Rildo Moreira. A trilha sonora é assinada por Romualdo Lisboa, a iluminação por Paulo Rosário e a montagem é do grupo do Teatro Popular de Ilhéus. Para a montagem do espetáculo esse ano, o grupo conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Fundação Cultural e da Paróquia São Jorge.
Disse o diretor que o espetáculo tem duração de 1h10min e esta mais recente montagem terá um desfecho diferente dos anos anteriores, mas disse se tratar de uma surpresa que o público vai gostar. No ano passado os atores fecharam a “Via Sacra ” , descendo de rappel as paredes externa das catedral.