O prefeito Jabes Ribeiro recebeu ontem (1º) pela manhã, em seu gabinete, a presidente e fundadora em Ilhéus da organização não-govermental, Associazione di Volontariato Pro-Meninos de Rua, Irmã Chiara Améglio, que mantém no alto Bela Vista, bairro Banco da Vitória, uma unidade de acolhimento de menores carentes, quando foram discutidas ações da instituição no que diz respeito à promoção humana no município. Na oportunidade, a religiosa mostrou ao prefeito cópia do projeto que consiste na construção de casas de passagem para meninos e meninas, creche e orfanato, além de instalação de oficinas para a realização de cursos profissionalizantes e práticas agrícolas, numa área de 16 hectares, no distrito de Couto. O investimento do projeto tem custo estimado em 3 milhões de reais.
Destaca a Irmã Chiara Améglio, que a entidade foi criada em 1998, na cidade de Assis, na Itália, com a finalidade de angariar recursos financeiros para a promoção de suas ações no âmbito de acolhimento de menores carentes no Brasil. Em Ilhéus, a Associazione di Volontariato Pro-Meninos de Rua mantém atualmente 80 crianças, sendo 35 na faixa etária de 2 a 7 anos, e 45 com idade de 7 a 14 anos, que recebem reforço escolar, café da manhã, almoço e merenda. Ao prefeito a religiosa informou que dois empresários – Francisco Solano e Fabiano Popia – decidiram adotar crianças carentes mantidas pela instituição, na qualidade de padrinhos. Estiveram presentes à audiência os padres Francisco Pio Dantas e Antonio Carlos da Trindade (Tota), além de Jorge Anderson Rebouças Brandão, supervisor de obras e Suely Conceição Braga, secretária da ONG no Brasil.
Sensibilizado com as ações desenvolvidas pela Associazione di Volontariato Pro-Meninos de Rua, em Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro destacou a importância dos projetos solidários, dando ênfase para a manutenção à distância no que diz respeito ao envio de recursos financeiros que são revertidos em benefício de crianças pobres que moram no Brasil, sobretudo em Ilhéus. Lembrou que a Prefeitura, em parcerias governamentais, também vem desenvolvendo vários projetos no município, a exemplo do Projeto Sentinela e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI),entre outros, os quais estão obtendo êxito nas suas finalidades.