Com o objetivo de regularizar os horários do sistema de transportes coletivos urbanos em Ilhéus, o Setor de Transportes Públicos da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura vem implementando desde o último domingo (21), uma série de mudanças e adequação nas 60 linhas em operação, das quais 40 na área urbana e outras 20 rurais, que estão sendo monitoradas de forma permanente pela equipe de fiscais de transportes.
Segundo Josemir Dias Sobrinho, chefe do Setor de Transportes Públicos, as mudanças visam essencialmente melhorar a qualidade do atendimento à população que vinha reclamando de atrasos de até 20 minutos em algumas linhas, segundo alguns jornais e emissoras locais. Com a mudança, as linhas urbanas terão ônibus regulares a cada cinco minutos nos horários de maior movimentação e de sete em sete minutos nos horários considerados intermediários, quando a demanda de passageiros é menor.
FROTA – Ele explica que as duas empresas responsáveis pela operação do sistema de transporte coletivo aumentaram a frota de 108 para 120 veículos, o que significa um incremento real de 11% no número de ônibus disponíveis para a população ilheense. Em paralelo, informa que foi ampliada a fiscalização nos pontos considerados tronco e de maior densidade de tráfego, onde a circulação dos ônibus e horários vem sendo monitorada para verificação da regularidade do transporte nas diversas linhas.
O chefe do setor de transportes disse ainda, que a implementação das mudanças nas tabelas foi complementada com a fixação dos horários em cada veículo e que fica em exposição logo atrás do assento do cobrador para uma possível consulta pelos usuários dos serviços. Também foi disponibilizado aos usuários do sistema de transportes coletivos um serviço de informações, sugestões e reclamações através do telefone 0 800 284 8485, que oferece acesso gratuito à população.
SOLUÇÃO – Para Josemir Dias Sobrinho, as medidas adotadas vão resolver o problema do transporte urbano, uma vez que nas linhas rurais, as linhas são fiscalizadas pela própria comunidade, que acompanha a regularidade dos horários e encaminha reclamações ao setor de transportes. Ele admite que nestas linhas os atrasos ocorrem em maior parte nos períodos de chuva mais intensa, até porque a malha viária de Ilhéus é muito extensa e sem pavimentação.