A sede da Associação de Mulheres Ilheenses é uma demonstração inequívoca do resultado de uma parceria fundamentada no conceito de qualidade envolvendo a entidade, Prefeitura de Ilhéus, secretaria estadual de Trabalho e Ação Social e segmentos da sociedade civil organizada. A afirmação é do prefeito Jabes Ribeiro ao participar da solenidade de inauguração do prédio da entidade, ontem (22) à tarde, que funciona ainda como creche – denominada de Solidariedade – e ponto de apoio às mulheres vítimas de violência que não dispuserem de refugio de proteção contra os agressores.
Com dois pavimentos, o primeiro andar é dotado de escritório, cozinha, área de lazer e recepção, todos mobiliados, além de banheiros e um cômodo com cinco camas, destinado a acolher às vítimas de violência que poderão ser encaminhadas à casa pela delegada de Proteção às Mulheres, Ângela Lopes, caso sejam impossibilitadas de voltar à residência e não tenham outra opção de apoio. O piso superior é dotado de duas salas para atender à cerca de 136 crianças na faixa etária de 4 a 6 anos,- oriundas de famílias carentes -, e os filhos das vítimas acompanhadas pela entidade, em dois turnos, espaços para recreação e banheiros.
De acordo coma presidente da entidade, Ana Margarida Assunção Amado, a sede da Associação de Mulheres Ilheenses e a Creche Solidariedade, situada na rua Lírio, bairro Nelson Costa, zona sul da cidade, promoverá ainda diversas atividades, a exemplo de cursos profissionalizantes e o oferecimento de serviços médicos e assistência jurídica, entre outras de cidadania, como a retirada de certidão de nascimento e de assistência psicológica como a melhoria da auto-estima.
Para a construção da sede, a entidade contou com o apoio de segmentos da sociedade civil organizada, destacada pela presidente, como de fundamental importância para a concretização do empreendimento. A Prefeitura e o Governo do Estado também entram com cooperação financeira nesse equipamento filantrópico, entre outros que possibilitará seu total funcionamento, uma vez que a creche já está em atividade.
Durante a solenidade de inauguração do equipamento, o prefeito jabes Ribeiro teceu elogios ao espírito empreendedor de Ana Margarida, que incansavelmente batalhou para a construção da creche e da sede da associação. “A creche Solidariedade é um sonho realizado, tendo em vista o luta dessas mulheres guerreiras, companheiras e dispostas a novas conquistas”. Sobre o pedido de Ana Margarida, no que diz respeito a desapropriação da casa ao lado para ampliação da creche e da sede da entidade, o prefeito disse que vai depender da Câmara de Vereadores de Ilhéus”.