MARAMATA RECUPEROU FONTE NATURAL NA SEMANA DA ÁGUA

Como parte das comemorações da Semana da Água, a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) promoveu, numa solenidade simples e com a participação de pessoas da própria comunidade, a recuperação de uma fonte natural de água doce nos fundos do Quintal do Meio Ambiente, em Pontal. A fonte, para o diretor da fundação Soane Nazaré de Andrade, serviu, segundo a lenda para abastecer o governador Mem de Sá e sua comitiva durante uma expedição em Ilhéus, nos idos de 1554 e serviu para inspirar o cantor e compositor Raul Seixas, durante o tempo em que passou em Ilhéus, nos anos 50 a 60.

O bispo de Ilhéus, D. Mauro Montagnolli, também esteve em visita à sede da Maramata, onde conversou com o diretor Soane Nazaré de Andrade. Ele conheceu os projetos espaciais voltados para a conservação da flora e da fauna através do trabalho de educação ambiental e o Museu do Mar da Capitania, que continua recebendo doações para ampliação do seu acervo e agendou para 4 de abril, um ato ecumênico com participação de representantes de todos os credos religiosos em torno da necessidade de preservação da água, tema central da Campanha da Fraternidade 2004.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL – D. Mauro Montagnolli também ficou de estudar uma doação da Diocese de Ilhéus para o Museu da Capitania, com material histórico sobre o trabalho de seus antecessores e sobre a ação realizada ao longo dos anos pela Igreja Católica junto à população ilheense. O bispo também deixou no livro de registro da fundação a sua opinião sobre a Universidade Livre do Mar e da Mata, que vem realizando um esforço na área de preservação ambiental.

Esta semana, o Museu da Capitania recebeu uma importante doação do biólogo e empresário do setor pesqueiro, Ruy Cavalcante. Ele cedeu para a fundação, um conjunto inteiro de vértebras de uma baleia e também material zoológico sobre diversos organismos marinhos encontrados no litoral ilheense. O material, amplia e enriquece o acervo do museu, que continua aberto para o recebimento de doações da comunidade e está abrindo um espaço para autores e artistas regionais.

Também o poeta e escritor Cito de Mattos, doou quatro poemas sobre Ilhéus, Pontal, Olivença e Rio do Engenho, com ilustrações gráficas, inclusive fotos temáticas e já emoldurados. Os poemas ampliam o acervo de material literário do museu, que reúne trabalhos de autores regionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *