RECITAL, CAPOEIRA E FLORES NA HOMENAGEM A CASTRO ALVES

O 14 de março, Dia Nacional da Poesia e aniversário de Castro Alves, foi festejado no último domingo, com um recital apresentado pelo Teatro Popular de Ilhéus, na Praça Castro Alves. O evento contou com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, do ministro José Cândido de Carvalho Filho, do presidente da Academia de Letras de Ilhéus, Ariston Cardoso, além de acadêmicos, secretários municipais, políticos, artistas, intelectuais, pessoas da comunidade e turismo.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

O ato foi encerrado por Adriana Ribeiro, que acompanhada do prefeito, colocou um buquê de flores junto ao busto de Castro Alves, protegido por um gradil de ferro. Já o recital de poesia teve o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus, que colocou o ônibus do programa Águia da Cultura, o qual também funciona como biblioteca e teatro móvel, estacionado na Praça Castro Alves, servindo de palco para o início do espetáculo.

O recital, que teve a estrutura de um happening, começou como uma mostra de capoeira e uma lamentação de atores interpretando escravos, tendo como ponto culminante a apresentação de Romualdo Lisboa, que interpretou textos selecionados do poeta libertário e que dedicou toda a sua curta existência em defesa da libertação da escravatura. O ator percorreu um trecho de mais de 30 metros entre o palco e a estátua
de Castro Alves desfilando diante do público que o seguia lentamente, enquanto ele recitava trechos de poemas defendendo a liberdade dos escravos e de opinião. A solenidade pegou as pessoas que transitavam na área de surpresa e atraiu um grande número de curiosos que passavam na avenida.

Depois da apresentação, o prefeito Jabes Ribeiro antes de seguir para a
inauguração da sede da Academia de Letras de Ilhéus, doada pelo governo
municipal, foi saudado por amigos e correligionários que o parabenizaram
por mais um aniversário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *