MINISTRO DO STJ GANHA NOME DE RUA EM ILHÉUS

Durante concorrida solenidade que reuniu diversas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e do Judiciário, o prefeito Jabes Ribeiro e os vereadores locais fizeram uma homenagem ao ministro do Superior Tribunal de Justiça(STJ), José Cândido de Carvalho Filho, inaugurando a placa da rua que agora leva o seu nome. Localizada no centro da cidade, a rua Ministro José Cândido é exatamente onde está a sede da Vara da Justiça Federal, cuja obra teve o ministro como um dos principais incentivadores.

O homenageado José Cândido de Carvalho chegou a Ilhéus em 1949 como professor concursado de História Geral do Ginásio Municipal Eusínio Lavigne. Formado em Direito, iniciou carreira profissional na cidade tendo sido um dos fundadores da Faculdade de Direito de Ilhéus, quando era prefeito Henrique Cardoso. Em 1958 foi eleito deputado estadual. Reeleito, exerceu o mandato até 1967, quando casou-se com dona Mariinha Tavares, de tradicional família da cidade. Em seguida, foi nomeado juiz federal para a seção judiciária da Bahia. Em 80, foi nomeado ministro do Tribunal Federal de Recursos e depois para o Superior Tribunal de Justiça(STJ), de onde é ministro aposentado. Participou ativamente em Ilhéus das campanhas de construção da ponte Ilhéus-Pontal, do porto de Ilhéus e da rodovia BR-101.

A cerimônia contou com as presenças do presidente da Câmara, Zerinaldo Sena, do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal, Antônio Augusto Catão Alves, os desembargadores federais Aloisio Palmeira Lima e Antônio Ezequiel, os juízes federais Evandro Reimão dos Reis – diretor da Justiça Federal na Bahia, Solange Salgado – presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região, Pedro Calmon Holliday – coordenador da subseção judiciária de Ilhéus, Cândido Morais e Mônica Aguiar. Além destes, prestigiaram o evento os presidentes da OAB de Ilhéus e Itabuna, Leonel Cristo Pontes e Oduvaldo Carvalho, o reitor da UESC, Antônio Joaquim Bastos, os presidentes da Academia de Letras de Ilhéus e do Instituto Histórico, Ariston Cardoso e Manoel Carlos de Almeida, o comandante do II Batalhão da PM, Augusto Salgado, o delegado da Polícia Federal, Samuel Martins, representando a Associação Comercial de Ilhéus, o empresários José Leite de Souza, além de vereadores, advogados, juízes, promotores e procuradores da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *