“O HOMEM DA FLOR NA BOCA” NA CASA DOS ARTISTAS E TMI

A trupe de arte latina está apresentando hoje e amanhã, dias 02 e 03, a peça “O homem da flor na boca”, de Luigi Pirandelo, na Casa dos Artistas, sempre às 20h30min. Já no dia 04, a peça será encenada no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), também no mesmo horário, custando o ingresso R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). O espetáculo trata de um personagem que, por acaso, perdeu o trem e um encontro casual em que normalmente haveria um diálogo corriqueiro, transforma-se num ritual de comunhão em busca da nobreza dos sentimentos humanos, onde as diferenças entre o Ser e o Ter são colocadas em evidência. Ter não faz mais sentido quando se perde o trem da vida, é preciso ser a vida a cada instante.

A peça conta ainda com uma trilha musical de Philippe Lobo, criando um transe que cristaliza o instante fugaz em que as pequenas coisas, as mais fúteis, revelam a beleza ingente contida em nossa existência efêmera, explica Flávio Sassioto, ator e encenador. Segundo ele, a trupe de arte latina surgiu do encontro de artistas dispostos a viajar a América do Sul levando trabalhos de teatro, música, literatura, poesia, artesanato e, sobretudo, a valorização do contato humano, pensando a arte como a comunhão que une os povos através da sensibilidade que supera barreiras sócios-culturais, e possibilita a confraternização entre indivíduos de diferentes formações, classes, etnias ou idiomas.
Flávio Sassioto exemplifica o sentimento que úne o grupo, levando-o a percorrer um grande caminho por toda a América do Sul: “ Levamos a alma aberta para receber as culturas de nosso continente e cultivar este presente que nos oferecem em cada pedaço de chão, em cada acampamento, em cada comunhão de fraternidade latina e em cada barreira inevitável na terra nossa de nossos irmãos, separados por fronteiras políticas e precariedades da vida. Buscamos conhecer nossos povos e origens e compreender a latinidade que sentimos no sangue. Sangue latino”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *