Ao visitar as obras de construção do Porto Seco de Ilhéus, na última sexta-feira (27), em companhia de secretários, o prefeito Jabes Ribeiro destacou a importância do equipamento como coadjuvante na retomada do crescimento econômico e de sua contribuição para o desenvolvimento social do município. As obras da Central de Abastecimento e Inspeção e Serviços de Ilhéus – Cais, o Porto Seco, serão concluídas dentro do prazo de 45 dias e ocupa uma área de 18 mil metros quadrados, localizada no quilômetro 13 da rodovia Jorge Amado, antiga Ilhéus/Itabuna. A primeira fase do projeto, prevê o estacionamento de até 70 carretas, e irá regularizar o transporte de produtos para o Porto Internacional de Ilhéus.
Um dos mais modernos do gênero, do país, como salientou o prefeito, o Porto Seco de Ilhéus funcionará com uma estrutura compreendendo restaurante, dormitórios para motoristas, borracharia, central de lavagem e manutenção de veículos, além de uma unidade de abastecimento de combustível através de cartão magnético, permitindo cobrança a prazo. Na visão do prefeito o equipamento trará outros benefícios para o município, a exemplo de arrecadação de Impostos como o ISS, que serão reinvestidos em obras sociais. Jabes disse ainda que com a construção do Porto Seco, Ilhéus atende a uma reivindicação da comunidade, com o término do estacionamento das carretas as margens da rodovia Ilhéus/Itacaré, causando muitas reclamações dos moradores do Iguape e empresários do Distrito Industrial.
No que trata dos benefícios econômicos, o prefeito citou a abertura de novos postos de trabalho, com destaque para a contratação de pessoas do próprio município, e dos empregos indiretos que serão criados por intermédio do investimento feito entre a parceria da Prefeitura de Ilhéus e a Petrobras. A administração do equipamento ficará a cargo da BR Distribuidora, que tem a concessão de exploração dos serviços por 20 anos e está investindo um montante da ordem R$ 2,1 milhões. Para a realização do investimento, a prefeitura fez a desapropriação e a doação do terreno, em contrapartida a Petrobras cedeu seu antigo terminal tanqueiro, localizado no bairro Cidade Nova , onde hoje funciona o Cepedi, e também realiza as obra de recuperação do Bataclan.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Zugaib, o Porto Seco possibilita a realização de uma antiga reivindicação de empresários e lideranças ilheenses agora concretizada nesta parceria incentivada pelo prefeito Jabes Ribeiro. Além, dos fatores econômicos e sociais, ressalta que outro fato importante é que o equipamento irá fazer parte de uma infra-estrutura para fortalecer e ampliar as exportações e de consolidar Ilhéus como um corredor de exportação, oferecendo mais segurança e conforto para os motoristas de carretas e caminhões.