PETROBRÁS ANUNCIA DESCOBERTA DE PETRÓLEO NO LITORAL ILHEENSE

A descoberta de petróleo num poço perfurado a 26 quilômetros de Ilhéus, numa lâmina d’água de 975 metros de profundidade e por isso de impacto mínimo na região costeira, deverá ser anunciada oficialmente, na próxima quinta-feira, dia 4, às 15 horas, por dirigentes da Petrobras na região, durante entrevista coletiva a ser realizada no auditório do escritório local da Ceplac. A segunda etapa do projeto a ser iniciada de imediato visa, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus, Antônio Zugaib, a avaliação de viabilidade econômica da bacia ilheense.

A informação sobre a existência de petróleo no litoral ilheense foi confirmada no dia 27 de fevereiro, quando o secretário Antônio Zugaib esteve reunido na Prefeitura de Ilhéus, com o Gerente de Comunicação Empresarial Sul da Petrobras, Paulo de Oliveira Araújo Neto, e as técnicas da empresa Biodinâmica e Ecology Brasil, Bianca Abreu e Rogéria Martins, responsáveis pelo Estudo Ambiental realizado na área onde foi realizada a prospecção.

PESQUISA – A confirmação do poço de petróleo, segundo Zugaib, é fruto de um trabalho de pesquisa realizado pela PGS Investigação Petrolífera Ltda, a pedido da Petrobrás, no bloco BM-K-5, através de um mapeamento do subsolo com tecnologia de última geração, com a emissão de ondas sonoras e processamento de informações via computadores instalados em navios da classe Ramform. Anteriormente havia sido autorizada também pelo Ibama e a Agencia Nacional de Petróleo uma outra perfuração no bloco BM-J-1 no litoral sulbaiano.

O secretário de desenvolvimento econômico de Ilhéus conta ainda, que ao se reunir há cerca de dois anos para tratar do projeto de parceria que resultou na implantação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletro-eletrônico de Ilhéus, no Rio de Janeiro, com diretores da Petrobrás, “apresentamos um informe sobre indícios de petróleo no litoral do município de Ilhéus e solicitamos uma nova pesquisa para sua comprovação, o que acabou sendo realizado e confirmado agora,” comentou.

PGS – Há cerca de um ano e meio a Petrobrás enviou a PGS Investigação Petrolífera Ltda., para iniciar um levantamento entre os municípios de Ilhéus e Canavieiras, mais especificamente entre Olivença e Comandatuba, denominado bloco BM-J-1 que compreendia uma área entre os municípios de Ilhéus, Una e Canavieiras. Na época da primeira pesquisa, ele destacou que a PGS operou na Bacia do Jequitinhonha, com as embarcações Ramfor Explorer e o rebocador de apoio Sanco Sea. A operação consistiu no reboque de 8 cabos sismógrafos com 6.500 metros de comprimento e um arranjo de cabos de 700 a 900 metros de largura. A atividade foi autorizada pelo ELPN/Ibama através da Licença de Operação no 194/2002.

EXPECTATIVA – O secretário Antonio Zugaib explica que essa nova prospecção realizada agora, no bloco BM-K-5, confirmou a existência de petróleo, mas o trabalho não se esgota aí, depende agora dos estudos de viabilidade econômica, com o cálculo do volume de petróleo (número de barris), capacidade de exploração e dos custos para sua implementação.

Ele disse ainda, que na reunião da próxima quinta-feira, a comunidade terá mais informações, inclusive dos aspectos ambientais da pesquisa e sobre a identificação de um poço de petróleo em Ilhéus pela Petrobrás. Acredita que caso realmente a Petrobrás venha a explorar economicamente esse bloco, os municípios de Ilhéus, Canavieras e Una terão um aumento significativo na arrecadação de ICMS e ISS. Mas, o município de Ilhéus será o maior beneficiado pois o poço será dentro do seu território, concluiu o secretário Antonio Zugaib.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *