Orador oficial da solenidade, o vereador Francisco Sampaio lembrou que homenagear a superintende de Cultura era homenagear uma pessoa compromissada com o mundo das letras, com o avanço educacional e com o resgate da história de Ilhéus. “Por isso, tenho absoluta convicção de que hoje, não só esta Casa, mas cada munícipe de Ilhéus se sente honrado por ter agora também como ilheense a Dra. Sônia Bastos que, mais do que serviços prestados, deixou para sempre ali no prédio General Osório a marca da determinação, da seriedade e da verdadeira vocação para o serviço público”. Fazendo coro com o parlamentar, o prefeito Jabes Ribeiro enalteceu o compromisso da nova cidadã ilheense com a cultura como mecanismo de libertação, crescimento e, sobretudo, transformação social. “Não estamos homenageando alguém que nos ajudou apenas a criar dois espaços, mas alguém que nos auxiliou a construir um futuro melhor para este município”.
BIBLIOTECA E ARQUIVO – A superintendente de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia, Sônia Bastos, coordenou o processo de implantação da Biblioteca Pública Adonias Filho e do Arquivo Municipal João Mangabeira, sediados no prédio General Osório. Além de continuar dando suporte aos espaços, Sônia Bastos vem apoiando a impressão de livros do interesse do município. A implantação da Biblioteca e do Arquivo é resultado de projeto de lei do vereador Zerinaldo Sena, aprovado pela Câmara de Ilhéus e sancionado pelo prefeito Jabes Ribeiro.
Também estiveram presentes à sessão solene de Outorga do Título de Cidadã Ilheense a primeira-dama do município Adryana Ribeiro; os secretários municipais Romualdo Pereira, Soane Nazaré e Antônio Vieira; a presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maria Luíza Heine; e os vereadores Ivo Evangelista, Joabs Ribeiro, Reynaldo Oliveira, Valdineck Dantas, José Cruz, Gilmar Sodré, Amilton Alves e Carlos Alberto França, além de familiares da homenageada, imprensa e funcionários públicos.