JABES DESTACA NA CÂMARA AS AÇÕES DO GOVERNO PELO DESENVOLVIMENTO

O elenco de ações programadas para este ano nas áreas de geração de emprego e renda, desenvolvimento econômico, políticas sociais e turismo, além da implementação de propostas nos setores de saúde, educação e meio ambiente, foram destacadas durante pronunciamento realizado ontem (17), pelo prefeito Jabes Ribeiro, na sessão de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Ribeiro ressaltou as dificuldades econômicas enfrentadas pelo município, que amarga queda de cerca de 60% do ICMS nos últimos oito anos, mas enfatizou o esforço do governo ilheense que conseguiu incrementar a arrecadação da receita própria em 12 por cento, considerando o ano de 2003. A sessão solene da Cãmara foi presidida pelo vereador Zerinaldo Sena e contou com a participação de toda a bancada legislativa, secretários e assessores municipais, além de populares.



FOTO: ADERINO FRANÇA

O atendimento à exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e o ajuste das contas públicas, aliados ao princípio da austeridade, foram instrumentos – segundo o prefeito – que nortearam os compromissos como a prioridade para pagamento de salários e fornecedores, além das obras de urbanização em vários bairros da cidade e nos distritos rurais. Ele relacionou dezenas de obras de urbanização realizadas e em fase de execução, sob a responsabilidade das secretarias de Planejamento e de Infraestrutura, com investimentos da ordem de R$ 40 milhões.

O prefeito de Ilhéus ressaltou a parceria fundamental entre o Município e o Governo do Estado, no sentido de trabalharem juntos para o atendimento às demandas da população. E agradeceu o apoio que vem recebendo do Poder Legislativo, “cuja grande maioria da bancada tem sido leal e atenta aos interesses públicos”. Ribeiro destacou o Programa Prefeitura Cidadã como uma das ferramentas principais de ação do governo, democratizando a participação popular e o atendimento às demandas prioritárias das comunidades atingidas.

PESQUISA – O chefe do Poder Executivo ilheense disse da satisfação com o reconhecimento do povo aos esforços da administração municipal. Segundo pesquisa recente encomendada pela revista Isto É, o governo local conta 69.25% de aprovação popular. Para ele, o Programa Prefeitura Cidadã é um exemplo da aceitação da comunidade, contando com ações integradas com outras instituicões públicas.

Um outro programa social importante, segundo o prefeito, é o Mutirão Cidadania, que tem sido deflagrado com frequência em áreas carentes através da mobilização de unidades de atendimento de saúde, de programas educativos e ainda com facilidades para atendimento jurídico e para obtenção de documentos diversos como identifidade, emissão de certidão de nascimento. Em paralelo ao Mutirão da Cidadania também são implementados programas assistenciais como o do leite, que este ano vai atender em Ilhéus a mais de cinco mil crianças de familias carentes, além do PETI, da Bolsa Escola e outros programas em parceria com o governo federal e estadual.

PORTO SECO – Ele informou ainda, que o governo também vem realizando obras importantes como o Porto Seco, com um custo de R$ 2,1 milhões através de uma parceria com a Petrobras e em programas como o Viva o Morro, que visa a implantação de infra-estrutura em áreas carentes ou ainda o Aquarela, de melhoria habitacional de moradias.

Na prestação de contas e apresentação dos programas estratégicos do governo, foram ressaltados os programas desenvolvidos no incentivo ao turismo, setor que teve uma expansão de 10% nos últimos anos, ao desenvolvimento econômico e tecnológico, considerados essenciais e estratégicos em termos de geração de emprego e renda. Ainda nesta quarta-feira, o governador Paulo Souto desembarca em Ilhéus, onde anuncia a implantação de mais duas industrias que vão gerar mais 2,7 mil empregos diretos e indiretos. Em infra-estrutura, por exemplo, o governo recuperou mais de 480 quilômetros de estradas vicinais através da aquisição de uma patrulha mecânica com recursos próprios.

MEIO AMBIENTE – Além de apresentar ações na área de saúde e educação, o prefeito também deixou um espaço para a Universidade Livre do Mar e da Mata, que atua na implementação de um projeto de educação ambiental e é considerada um instrumento importante de ação do governo com relação aos graves problemas que afetam o meio ambiente, além de desenvolver projetos especiais como implementação, revisão e publicação da Agenda 21 de Ilhéus e divulgação de uma cartilha sobre o tema para alunos da rede escolar municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *