No bairro Teotônio Vilela, a comunidade residente em áreas degradada será beneficiada com pavimentação de ruas, esgotamento pluvial e sanitário, contenção de encostas, moradias para famílias que habitam os mangues, praças de lazer, espaços esportivos, salão polivalente e ampliação da Creche Emília de Brito. Também estão incluídos serviços de melhorias no fornecimento de água, energia elétrica e coleta de lixo, “e estaremos ainda desenvolvendo um amplo trabalho de recuperação das áreas dos manguezais após a retirada das famílias para as suas novas moradias”. Ao todo, o projeto Habitar Brasil, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado e BID, pretende beneficiar 385 famílias.
VIVER MELHOR – Situado na zona sul, e considerado um dos bairros mais carentes do município, o Nossa Senhora da Vitória também vem sendo alvo de fortes investimentos por parte da prefeitura em parceria com o governo baiano, através do Conder. O projeto Viver Melhor é um dos empreendimentos que está sendo implantado atualmente, e assim como o Habitar Brasil, além de levar obras de infra-estrutura também se preocupa com o aspecto social. Naquela localidade, explica o secretário Antônio Vieira, equipes técnicas já estão realizando pesquisa de campo visando integrar a comunidade ao projeto, que tem por finalidade básica levar serviços de abastecimento de água, esgotamento pluvial e sanitário, macro-drenagem pluvial, construção de unidades sanitárias, execução de áreas de lazer e esporte, pavimentação e melhorias habitacionais.
Programa Viver Melhor tem por objetivo a recuperação de áreas degradadas, insalubres ou inadequadas para moradia através das ações de construção habitacional para famílias remanejadas, melhorias habitacionais, incluindo-se unidades sanitárias, infra-estrutura (água, esgoto, energia, drenagem, pavimentação, contenções e obras complementares de urbanização) equipamentos comunitários, serviços urbanos, regularização fundiária e promoção social.
O objetivo do programa é ampliar o número de famílias e áreas beneficiadas dando maior visibilidade às ações, articulando recursos para que simultaneamente à melhoria da habitabilidade sejam intensificados os mecanismos de incentivo á geração e ampliação de renda e ao aumento nos índices de escolaridade.