Sendo assim, para atender as diretrizes da iniciativa os dirigentes escolares foram selecionados por critérios técnicos em substituição ao clientelismo. “Os gestores educacionais precisam ter autonomia para gerenciar – com responsabilidade – a educação em seus municípios. As secretarias de educação devem ser as responsáveis pela adoção, coordenação e avaliação de políticas eficientes. Este é o caminho para que a escola conquiste autonomia financeira, administrativa e pedagógica, tornando-se responsáveis pelo desempenho dos alunos e o mais importante – o aluno obtém sucesso na escola e na vida”, como salienta Dinalva Melo.
A secretária de Educação lembra que entre os municípios baianos somente Ilhéus e Conde foram contemplados com o programa, o que leva os professores a se tornarem ainda mais motivados a continuar estimulando os estudantes, tendo em vista torná-los cidadãos com formação capaz de enfrentar um mundo cada vez mais globalizado e competitivo. Sobre isso a coordenação geral do programa diz: “para se tornar uma sociedade mais democrática e uma economia mais competitiva, o Brasil tem de abraçar um principio: a educação é a base para o nosso crescimento. Os cidadãos de que o país precisa se formam nas salas de aula”.
META – A principal meta do programa Escola Campeã é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), uma vez que toma por base a avaliação das oportunidades para cada pessoa, através do desenvolvimento de seu potencial, com vista a qualidade de vida. Segundo o presidente da Fundação Banco do Brasil, e a presidente do Instituto Airton sena, Viviane Sena, “na escala do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nosso IDH está em 65º lugar, ao passo em que somos a 12ª economia mundial. A ponte para diminuir a distância entre essas duas realidades é a educação, pois contribui para que haja maior acesso ao emprego e a emancipação econômica, social, política e cultural das pessoas e redução da desigualdade”.
As mudanças de paradigmas propostas pelo Programa Escola Campeã tem rendido excelentes resultados, a exemplo da redução do índice de repetência e evasão escolar, de transferência e defasagem idade-série e a diminuição do número de analfabetos no município, além da participação dos pais no acompanhamento da vida escolar de seus filhos. O prefeito Jabes Ribeiro salienta que, “com os resultados obtidos pelo programa, os professores devem continuar vencendo obstáculos, tendo em vista o desafio de superar todas às dificuldades para o crescimento do aluno, principal meta do programa de gestão escolar”.