ENSINO DE ILHÉUS VIVE UMA NOVA REALIDADE COM O “ESCOLA CAMPEÔ

A partir do binômio ensino/desenvolvimento foi implantado há quatro anos, em Ilhéus, o programa de melhoria educacional “Escola Campeã”, âncora das diversas atividades empreendidas pela Secretaria de Educação do município para potencializar o crescimento do estudante como cidadão. A proposta já apresenta resultados surpreendentes, modificando a realidade do ensino público no município, a partir da estrutura física dos estabelecimentos ao aprendizado, passando ainda pela aproximação da comunidade à escola, tornando-a base de convívio democrático entre o colegiado, a família e a sociedade. Concebido por meio da parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, Fundação Banco do Brasil e Instituto Airton Sena, com a orientação da Fundação Pedro Chagas, o “Escola Campeã” é um dos fatores que contribuem para tornar Ilhéus referência na área educacional no estado.

O programa contempla mais de 25 mil alunos matriculados, na 1ª a 8ª séries, nas 46 unidades da rede municipal espalhadas pelo perímetro urbano e rural e aponta crescimentos significativos na vida escola do estudante, além de melhoria no relacionamento com seus pais e professores. Conforme os últimos números apresentados aos secretários de Educação dos municípios envolvidos com o programa, no país, no ano passado, o município de Ilhéus obteve 2,6 na avaliação referente à gestão escolar e nota 1,47 nos itens relacionados à eficiência, pontuações consideradas acima da média, conforme explica a secretária Dinalva Melo. O programa prioriza a qualificação dos professores para chegar a sua principal meta: educação de qualidade, que é proporcionada por profissionais preparados, estimulados, motivados e comprometidos com resultados.

Sendo assim, para atender as diretrizes da iniciativa os dirigentes escolares foram selecionados por critérios técnicos em substituição ao clientelismo. “Os gestores educacionais precisam ter autonomia para gerenciar – com responsabilidade – a educação em seus municípios. As secretarias de educação devem ser as responsáveis pela adoção, coordenação e avaliação de políticas eficientes. Este é o caminho para que a escola conquiste autonomia financeira, administrativa e pedagógica, tornando-se responsáveis pelo desempenho dos alunos e o mais importante – o aluno obtém sucesso na escola e na vida”, como salienta Dinalva Melo.

A secretária de Educação lembra que entre os municípios baianos somente Ilhéus e Conde foram contemplados com o programa, o que leva os professores a se tornarem ainda mais motivados a continuar estimulando os estudantes, tendo em vista torná-los cidadãos com formação capaz de enfrentar um mundo cada vez mais globalizado e competitivo. Sobre isso a coordenação geral do programa diz: “para se tornar uma sociedade mais democrática e uma economia mais competitiva, o Brasil tem de abraçar um principio: a educação é a base para o nosso crescimento. Os cidadãos de que o país precisa se formam nas salas de aula”.

META – A principal meta do programa Escola Campeã é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), uma vez que toma por base a avaliação das oportunidades para cada pessoa, através do desenvolvimento de seu potencial, com vista a qualidade de vida. Segundo o presidente da Fundação Banco do Brasil, e a presidente do Instituto Airton sena, Viviane Sena, “na escala do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nosso IDH está em 65º lugar, ao passo em que somos a 12ª economia mundial. A ponte para diminuir a distância entre essas duas realidades é a educação, pois contribui para que haja maior acesso ao emprego e a emancipação econômica, social, política e cultural das pessoas e redução da desigualdade”.

As mudanças de paradigmas propostas pelo Programa Escola Campeã tem rendido excelentes resultados, a exemplo da redução do índice de repetência e evasão escolar, de transferência e defasagem idade-série e a diminuição do número de analfabetos no município, além da participação dos pais no acompanhamento da vida escolar de seus filhos. O prefeito Jabes Ribeiro salienta que, “com os resultados obtidos pelo programa, os professores devem continuar vencendo obstáculos, tendo em vista o desafio de superar todas às dificuldades para o crescimento do aluno, principal meta do programa de gestão escolar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *