CARNAVAL ANTECIPADO ATRAIU 100 MIL FOLIÕES EM ILHÉUS

Nem mesmos as chuvas intensas que caíram na madrugada de domingo e de hoje (9) tiraram a alegria do folião ilheense, que brincou prá valer na Avenida Soares Lopes durante os quatro dias do Carnaval Cultural Antecipado. A festa movimentou uma média de 100 mil foliões por dia segundo estimativas da Polícia Militar, que colocou em conjunto com a Polícia Civil, um forte contingente nas ruas durante o período da festa.

A avenida Soares Lopes foi decorada com o tema Mamãe África, um projeto desenvolvido pelo artista plástico Alexandre Pinto, que utilizou máscaras, totens e peças estilizadas de arame e tecido para destacar a influência da cultura africana no Brasil. Foram 120 módulos que formavam um conjunto de 100 peças distribuídas ao longo da avenida, com quase dois quilômetros de extensão e duas pistas, que também foi palco no sábado e no domingo do desfile dos blocos afros, os quais são uma atração à parte no Carnaval Ilheense, que mistura num mesmo caldeirão de folia a axé music, com o resgate dos carnavais do passado nos Bailes da Saudade, realizados no Circo Folias de Gabriela, e ainda com a participação de blocos e afoxés mantendo a tradição dos afrodescendentes.

Atrações – Na edição 2004, o Carnaval Cultural de Ilhéus foi antecipado e reuniu de quinta até a manhã da última segunda feira, nada menos que 50 atrações nacionais e regionais. Entre as atrações conhecidas nacionalmente, os destaques ficaram para Psirico, Beto Jamaica, Patchanka e Cambada Elétrica, que puxaram os foliões do animado bloco dos 10colados que se esbaldaram até a madrugada de hoje.Também animaram a folia ilheense Margareth Menezes, Harmonia do Samba, Araketu, banda Pinel, Babado Novo, Terra Samba e o Olodum, com o seu ritmo contagiante. Entre as atrações locais, destaque para o Lordão, Pagodance, Cláudio Bahia, Di Bale e para as bandas Dilazenze, Zuê, Raízes, Sambágua, Legião do Samba, Quizilla, Nego e Banda, Circuito Fechado, Banda Massicas e outros grupos.

O secretário de turismo, Romualdo Pereira, que foi um dos coordenadores da festa, considera que o Carnaval Cultural atingiu plenamente os seus objetivos: teve animação, a irreverência dos mascarados, participação efetiva do público, além de atrair um número recorde de foliões, num ano em que o turismo ilheense celebra os melhores resultados, com a oferta de 8.000 leitos em 180 hotéis e pousadas cadastradas pela Setur.

Turistas – Ele observa que em paralelo à intensa movimentação de turistas, o que é normal neste período do ano, o Carnaval também gera dividendos econômicos. Cita como exemplo os mais de 150 camarotes e barracas instaladas na avenida para a comercialização de bebidas e de comida ao longo do circuito da festa, gerando emprego e renda no setor formal e informal. A Setur também deverá divulgar uma avaliação do evento.

O turista David Cardoso elogiou o Carnaval Cultural Antecipado de Ilhéus não apenas pela organização e mais ainda pela participação dos foliões, “mas sem dúvida, o desfile dos blocos afro também agradou não só pela bateria personalizada, como também pelo aspecto coreográfico e pelas alegorias,” complementou.

O folião Raimundo Silva, que reside em Ilhéus há mais de dez anos e mora na zona Norte da cidade, não só foi de pipoca atrás do trio elétrico, como também aproveitou a festa para um encontro com amigos que desfilaram num bloco de sujo, “o que vale é a alegria e isto em apenas quatro dias,” comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *