ALEGRIA E MUITA ANIMAÇÃO MARCAM A FOLIA ILHEENSE

Depois das apresentações de Margareth Menezes, Kambada Elétrica e Harmonia do Samba, além de atrações regionais como o Lordão e outras bandas, que atraíram milhares de animados foliões, o Carnaval Cultural de Ilhéus entra agora no seu segundo dia, com mais atrações nacionais e regionais, já no terceiro dia acontece o desfile dos blocos afros, que são uma atração à parte, bem como dos blocos alternativos e dos irreverentes mascarados. A festa também tem um espaço no Circo Folias de Gabriela para os bailes infantis no período vespertino e da terceira idade, á noite.



Foto: JACKSON FREITAS

A programação de sábado (07), além de Patchanka que puxa o bloco 10colados, tem ainda como atrações de peso as bandas Babado Novo, Pinel e Vera Cruz, e apresenta ainda como destaques o desfile dos blocos afro, que a cada ano ganham mas destaque em termos de coreografia, enredo, figurino e com o aprimoramento de suas baterias.

BLOCOS AFRO – Estão confirmadas as participações dos blocos Levada Elétrica, Malês, Zimbabuê, Danados do Reggae, Raizes Negra e os Leões do Reggae, que voltam a desfilar também no domingo, na Soares Lopes, que este ano foi decorada com máscaras, tambores, toténs e berimbaus, numa homenagem à Mamãe África e à tradição dos afrodescendentes no Carnaval Cultural de Ilhéus.
O domingo (08) também está reservado para os desfiles do Afoxé Filhos de Ogum, Guerreiros Zulu, Rastafary, Mini Congo e Zambiaxé. Sem duvida alguma um dos destaques é pentacampeão do Caranaval de Ilhéus,o Dilazenze, que conquistou o titulo em cinco períodos consecutivos e que não participa da competição.
DILAZEZE – Este ano, o Dilazenze presta uma homenagem ao ator Mario Gusmão, já falecido, o anjo negro da Bahia e que atuou no filme com o mesmo título, dirigido pelo cineasta José Umberto. A homenagem a Mario Gusmão é um reconhecimento ao seu trabalho na preservação, divulgação e valorização da cultura brasileira.
Para a rainha do Bloco da Saudade, Iolita Moreno Campos, que desfila há seis anos no Carnaval Antecipado de Ilhéus e assistiu a abertura dos festejos no palanque oficial, “Carnaval é uma festa maravilhosa e a melhor coisa da vida é dançar.” Ela elogiou a animação do folião ilheense e a organização da festa, “que este ano apresenta muitas atrações e abre um espaço alternativo para a terceira idade”.
A turista carioca Jacqueline Oliveira também elogiou o Carnaval ilheense, que reúne axé music e o resgate dos blocos afro ao lado de um espaço alternativo para as pessoas de terceira idade. Também considerou importante o desfile carnavalesco junto a orla marítima, o que é uma opção a mais para o folião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *