UESC vai empossar novos professores

Cerca de 60 professores serão empossados na Universidade Estadual de Santa Cruz
(UESC), nesta segunda-feira (01-03). A solenidade será presidida pelo reitor Antônio
Joaquim Bastos, às 10 horas, no auditório do 5º andar do edifício José Haroldo
Castro Vieira, com a presença dos diretores dos Departamentos e Colegiados.

Segundo o Pró-reitor de Graduação da UESC, Décio Santana, nove dos dez Departamentos
serão beneficiados com os novos professores, que foram selecionados durante o
concurso publico realizado no ano passado. “Para a instituição isso representa um
ganho acadêmico muito grande. A contribuição desses novos docentes se dará nas áreas
de ensino, extensão e pesquisa”. Avaliou.

A Pró-Reitoria de Graduação está realizando um levantamento para identificar as
vagas que não foram preenchidas no último concurso publico para professores.
Esse
trabalho deverá ser concluído até junho deste ano. O resultado do levantamento vai
indicar as áreas que serão contempladas com um novo concurso público para o
preenchimento dessas vagas.

Matrículas – Os alunos regulares da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC),
deverão fazer suas matrículas no período de segunda-feira(01-03) até
quarta-feira(03-03), inclusive aqueles que efetuaram suas matrículas no segundo
período do ano passado e os que trancaram. O atendimento será das 08:00 às 12 horas
e das 13:00 às 16:00 horas, de acordo com a programação interna de cada Colegiado.

Quanto aos alunos que solicitaram transferência de outras universidades para a UESC
e foram aprovados no processo seletivo e os que solicitaram retorno e tiveram seus
pedidos deferidos terão somente o dia 4 de março (quinta-feira), para efetuarem suas
matrículas, obedecendo o mesmo horário, exceto para os cursos de Administração e
Ciências Contábeis que terão atendimento as 08:00 às 12:00 horas e das 18:00 às
21:00 horas, e Economia das 08:30 às 13:00 horas e das 17:00 às 21:00 horas.
A aula
inaugural do primeiro período letivo 2004 será no dia oito de março.

PALESTRA SOBRE MARKETING NO CENTRO DE CONVENÇÕES DE ILHÉUS

“O marketing aplicado à vida” é o tema do ciclo de palestras que o administrador de empresas e autor de vários livros, Antonio Miguel Kater Filho, ministrará nos dias 6 e 7 de março, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus. O objetivo do evento é propiciar adequações da sociedade às exigências do mundo moderno, em todos os setores. O público alvo é empresários, equipes pastorais das paróquias, estudantes de marketing, publicitários, administradores e comunicadores. O evento conta ainda com uma exposição de livros da editora Paulus e Vozes.
Para participar do ciclo de palestras os interessados podem efetuar inscrições nas paróquias de Ilhéus, secretaria da Catedral de São Sebastião e Ensaios Livraria, ao preço de R$ 15,00. O evento é apoiado pela Prefeitura de Ilhéus, diocese do município, Instituto de Teologia da cidade, Paróquia São Jorge, Pastoral do Dízimo e VIP Segurança. Do ciclo de palestra constam os temas “O poder do entusiasmo”, “Como motivar as pessoas”, “O marketing aplicado à igreja”, “Subsídio para a partilha” e “Aprendendo a pregar como Jesus pregou”.

Antonio Miguel Kater Filho justificou a realização do evento dizendo que “no mundo de hoje, às instituições de ordem econômica, política e cultura valem-se da poderosa e eficaz ferramenta do marketing. Seu princípio fundamental é a satisfação do cliente”. Segundo kater Filho, em outras palavras, isso quer dizer: “ir ao encontro das expectativas do público. Neste contexto é que o correto emprego do marketing proporcionará mudanças na religião ou na empresa, que ganharão em autenticidade na condução dos fiéis ou clientes ao exercício e à prática da fé e do bem estar da pessoa”.

CURRÍCULO DO PALESTRANTE – Antonio Miguel Kater Filho é músico, radialista, publicitário, administrador de empresas, especialista em propaganda e marketing, diretor de criação, de TV e de marketing, mestre em comunicação pela USP, professor universitário e consultor de marketing católico. O palestrante publicou os seguintes livros: “O marketing aplicado a Igreja”, “Anunciamos Jesus” e “Experimentando a fidelidade de Deus”, os dois últimos já na 3ª edição.

RUAS DE PONTA DA TULHA RECEBEM NOVAS DENOMINAÇÕES

Localizado ao norte do litoral do município de Ilhéus, o povoado de Ponta da Tulha, que atrai todos os anos milhares de turistas durante a alta temporada, oferecendo belas praias e grandes manifestações de apelo popular, passa a ter novas denominações em suas ruas. Em atendimento a reivindicação daquela comunidade, o prefeito Jabes Ribeiro sancionou várias leis aprovadas pela Câmara de Vereadores, com alusões das vias, que eram de ordem numéricas, a nomes de plantas, santos, pessoas, cidades e estados, entre outras denominações mais expressivas e com apelos de identidade mais relevantes que os anteriores.

A antiga rua nº 10 passa a se chamar das Mangueiras, a de nº 13 agora é São Francisco, a de nº 14 foi denominada de Rubina Nunes dos Reis, e a de nº 17 recebeu a denominação de rua dos Amigos. Já a de nº 18 foi mudada para rua Itabuna, em homenagem aos inúmeros veranistas da cidade, que costumam freqüentar a praia da localidade, além de juntos com os moradores, promoverem festas de reveillon e de carnaval, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus.

Para reverenciar a cidade, a rua nº 16 passa a ser identificada de rua Ilhéus, a de nº 15 agora é Lagoa Encantada, um dos mais lindos e visitados pontos turísticos do município, que fica próximo a Ponta da Tulha. A rua de nº 24 recebeu o nome de Bahia, a de nº 26 passa a se chamar de rua dos Militares, a de nº 27 agora chama-se das Professoras e a 25 recebeu a denominação de Itapemirim.

Em continuidade as novas denominações das vias, a de n.º 23 passa a ser rua da Felicidade, a de nº 20 é agora a rua do Poeta, a de nº 22 recebeu o nome do estado do Piauí, a de nº 30 agora é rua Ponta da Tulha, a de nº 28 agora chama-se Vitória, a de nº 29 foi denominada de rua do Pirão, e a de nº 12 recebeu o nome Arnaldo Calixto de Almeida.

ATIVIDADES DO VERÃO DE ILHÉUS PRIVILEGIOU ARTISTAS DA REGIÃO

A participação dos artistas da terra nos diversos eventos promovidos pela Prefeitura de Ilhéus nessa alta temporada é um exemplo concreto das ações do governo municipal para a valorização do talento regional, cuja política de incentivo cultural começou a ser implementada em 1997 por determinação do prefeito Jabes Ribeiro. Os resultados dessa iniciativa vêem se manifestando, mais efetivamente, através da revelação de novos talentos no cenário musical, colocando Ilhéus como um dos maiores produtores de artistas da Bahia. A programação do Verão Cravo e Canela 2003/2004 foi consagrada pela grande presença das bandas da região, que tiveram participação fundamental para o êxito dos eventos e a boa recepção do público.

Em toda grade da programação foram inseridas apresentações de bandas da região, com destaque maior para o Carnaval Cultural antecipado 2004, que reuniu inúmeras atrações de Ilhéus e de cidades circunvizinhas, permitindo emprego e renda aos músicos, além de incentivar os artistas de forma abrangente, tendo em vista a necessidade de mostrar seus trabalhos ao público. Mais um grande número de músicos foi revelado através das atividades do Verão Cravo e Canela 2003/2004, como Batuque Bom, Badalada, Sambadila, Percussiva Dilazenze, Banda Ruanda, Circuito Fechado e o Quadro, entre outras, sendo que estas receberam maior destaque popular, pela boa performance nas apresentações e outras foram reveladas nos anos anteriores, a exemplo da Di Bali e a cantora Márcia Alencar.

Na visão do presidente do Conselho de Entidades Afro-culturais de Ilhéus, Jaks Rodrigues, a política de valorização dos artistas da terra “é um passo importante para que haja um crescimento do músico, batalhador incansável pela conquista de espaços. Só agora, no governo Jabes Ribeiro, está havendo a implementação de uma política voltada para o incentivo ao artista local, como tivemos a oportunidade de presenciar novamente, durante as atividades do verão, nesta temporada”. Rodrigues disse ainda que a política de valorização implementada pela Fundação Cultural de Ilhéus privilegia, ainda, as entidades afro, que podem ser incluídas nesse patamar, pois trabalham com muitas formas de arte, entre elas a música. Dentro desse contexto apontou a banda Percussiva Dilazenze e a Sambadila, revelações do carnaval.

Segundo jaks, “isso resulta num crescimento maior da cultura e representa o incentivo para que o artista se sinta seguro na busca de novos espaços”. Rodrigues apontou a realização do encerramento do verão 2003/2004, como um forte aliado à política de valorização do artista da terra, uma vez que somente bandas da região fizeram a festa. Passaram pelo palco armado na avenida Dois de Julho as bandas Di Bali, Circuito Fechado, O Quadro, Pakaya, Badalada, S4 & Cia, Raízes, Carbono 14, Bebeto, Abóbora com Jirimum e Itassucy e Ivan Moraes.

REINICIADA OBRAS DA 2ª. ETAPA DO QUARTEIRÃO JORGE AMADO

Dando continuidade à parceria entre a Prefeitura de Ilhéus com o Governo do Estado, via Bahiatursa, estão sendo iniciadas, as obras da segunda etapa do Quarteirão Jorge Amado dentro do programa de reurbanização do centro histórico da cidade. A informação é do secretário de Planejamento e Controle Orçamentário do município, arquiteto Antônio Vieira, que vem monitorando o andamento das obras do Circuito Canela, incluindo a urbanização da área da praia do Cristo, intervenções no antigo cais do Porto de Ilhéus e a avenida 2 de Julho. Segundo o secretário, os serviços devem estar concluídos em 180 dias.

Ele explica que as ações serão realizadas com a urbanização da área onde funcionaram os armazéns 1 e 2 do antigo porto – que foram demolidos – e a reforma do Armazém 3, a ser transformado numa praça coberta, que vai servir para a população na realização de eventos múltiplos e exposições, funcionando como uma opção a mais de visitação e lazer. O novo espaço terá sanitários e banheiros públicos, além de equipamentos de apoio e toda a infra-estrutura de serviços para os visitantes. A utilização do armazém 3 resulta de negociação entre a prefeitura e a Codeba.

BATACLAN – O secretário Antônio Vieira destaca que o projeto foi planejado em cada detalhe urbanístico e será complementado com as obras de reconstrução do Bataclan, localizado na praça José Marcelino, realizadas através de parceria entre o governo municipal, Petrobrás e o programa FazCultura do governo estadual. A obra do Bataclan deverá estar concluída nos próximos meses e vai concretizar um projeto de resgate cultural idealizado pelo prefeito Jabes Ribeiro.

Um aspecto importante observado pelo secretário de Planejamento é que o projeto do Quarteirão Jorge Amado foi dividido em três etapas – a última prevê intervenções e a reurbanização dos calçadões da Marquês de Paranaguá e da D. Pedro II -, com a perspectiva de promover a reurbanização do antigo centro histórico de Ilhéus, com melhorias não apenas no aspecto visual, como também estimulando o turismo e contribuindo para desenvolvimento do comércio, com a revitalização de algumas áreas degradadas.

VALORIZAÇÃO – Em termos visuais a paisagem do centro da cidade ganhou, segundo o arquiteto Antônio Vieira, uma nova iluminação e nova programação dos passeios, “com valorização do acervo cultural da cidade, do patrimônio arquitetônico e dos monumentos históricos, além de permitir um maior fluxo de pessoas, inclusive maior movimentação de turistas do País e do exterior,” complementou.

O secretário observa ainda, que a área do Quarteirão Jorge Amado concentra o maior número de prédios e monumentos históricos, citando como referências o Vesúvio, o Bataclan, o Palácio Paranaguá, a sede da Associação Comercial de Ilhéus e o edifício do Ilhéus Hotel, além de outros equipamentos, inclusive o antigo Porto, que está sendo reurbanizado e ganha um novo espaço cultural com as obras do Armazém 3.

Um outro detalhe importante na concepção e realização do Quarteirão Jorge Amado tem sido a parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, que vem investindo no projeto através da Bahiatursa e de ações do FazCultura, no caso do Bataclan, que incorpora ainda o apoio da Petrobrás. Acredita que esta parceria se amplia com a participação da própria comunidade ao observar os resultados na implementação dos projetos que beneficiam o turismo, o comércio e preservam a memória cultural e arquitetônica de Ilhéus.

REINICIADAS AS AULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ILHÉUS

As aulas na rede municipal de ensino de Ilhéus foram reiniciadas hoje (26), devido a ocorrência de paralisação dos professores, mas os alunos têm a garantia de reposição das aulas perdidas, conforme afirma a secretária de Educação, Dinalva Melo. Em reunião realizada na manhã de ontem (25) com os diretores de escolas das zonas urbana e rural, onde o movimento paredista prejudicou o prosseguimento do calendário, ficou acordado que até a próxima segunda-feira (1.º), cada diretor deverá apresentar um plano individual para a reposição das aulas, “pois o pagamento salarial do mês de fevereiro está condicionado a entrega desse documento”, afirmou a secretária.

Ilhéus conta hoje com 25 mil alunos matriculados em 46 escolas das zonas urbana e rural, no ensino infantil e fundamental, sendo que são beneficiados com vale-estudantil e também com transporte gratuito em localidades mais distantes. A secretária destaca entre outros projetos e programas que estão sendo desenvolvidos, a continuidade do Escola Campeã, numa parceria com o Instituto Ayrton Senna e Fundação Banco do Brasil, “que vem permitindo a implantação de mudanças profundas na forma de administrar e de educar”, garantiu

Segundo Dinalva Melo, a paralisação ocorrida não irá prejudicar o ano letivo, estando previstas 200 aulas regulares e mais seis extras. Destaca ainda que este ano, os alunos matriculados da 1.ª a 4.ª séries irão contar com mais duas disciplinas, de filosofia e educação física, além de um novo programa, o “De grão em grão”, que será desenvolvido com a Fundação Cargill, voltado para o cultivo de horta em terrenos escolares, envolvendo alunos e comunidade.

ILHÉUS TERÁ UMA INCUBADORA DE EMPRESAS NA ÁREA DE TECNOLOGIA

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Eletroeletrônica e Informática de Ilhéus – Cepedi – , que opera hoje em parceria com várias empresas do
Pólo de Informática e do sul da país, atuando no desenvolvimento de
projetos na área de software, bem como de tecnologia para placas de rede e
equipamentos diversos, deverá ampliar suas atividades com implantação de um
anexo onde funcionará uma incubadora de empresas.

As obras estão sendo realizadas em ritmo acelerado e o projeto deverá estar consolidado ainda no segundo semestre deste ano, segundo o presidente do
Cepedi e secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Zugaib, para quem
a incubadora não só amplia as bases do Cepedi, como também vai permitir a
implantação de empresas que vão atuar ne geração de tecnologia,
fortalecendo ainda mais o Pólo de Informática de Ilhéus, que conta com 50
empresas na área de informática e eletroeletrônico.

Ele destaca que o Cepedi, além de atuar no desenvolvimento de novos
produtos e processos; também investe no treinamento e capacitação de mão de
obra para novas tecnologias, visando assegurar retorno ao investimento dos
projetos e ao mesmo tempo gerando renda e emprego para o município de
Ilhéus.

O secretário explica ainda, que o centro é uma entidade jurídica de
direito privado, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de fornecer a seus
clientes e parceiros a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento
de produtos eletro-eletrônicos, software, engenharia de hardware,
certificação de produtos eletrônicos, capacitação e treinamento, além da
incubadora de empresas que é parte vital do projeto para sua implementação
e consolidação.

UESC realiza matrícula da segunda chamada

Os candidatos aprovados na segunda chamada do concurso vestibular 2004, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), deverão efetuar suas matrículas nesta sexta-feira(27). Segundo o pró-reitor de Graduação, Décio Santana, as matriculas serão realizadas no Colegiado de cada Curso, das 08:00 às 12 horas e das 13:00 às 16:00 horas.

Os candidatos aprovados precisam apresentar, no ato da matrícula, certificado ou diploma de conclusão do curso médio (ou equivalente) ou a declaração de equivalência para os cursos realizados no exterior, qualquer deles em uma via original; histórico escolar (original) de nível médio; título de eleitor (fotocópia legível e autenticada), para maiores de 18 anos, e comprovante da votação na última eleição.

Documento de identidade (fotocópia legível e autenticada); certidão de nascimento ou de casamento (fotocópia legível e autenticada); quitação de serviço militar (fotocópia legível e autenticada);uma fotografia 3×4, recente; ficha de identificação do candidato devidamente preenchida; requerimento de matrícula devidamente preenchido.

ILHÉUS COMEMORA SUCESSO DA ALTA TEMPORADA

O Verão Cravo e Canela 2004 promovido pela Prefeitura de Ilhéus registrou de dezembro até a segunda quinzena de fevereiro uma movimentação recorde de turista, não só de municípios circunvizinhos e da capital, como também de vários outros estados brasileiros e do exterior. Embora ainda aguarde resultado de pesquisa que anualmente é realizada pela Bahiatursa, o secretário de Turismo, Romualdo Pereira, destaca que neste período as cabanas de praia das orlas norte e sul sempre se mantiveram repletas de turistas, e entre os meses de dezembro e janeiro a rede hoteleira também comemorou grande ocupação de leitos, “o que deixa evidente que esse foi um dos melhores verões dos últimos anos”.



FOTO: CLODOALDO RIBEIRO

Para o sucesso dessa alta temporada, o secretário diz que foi primordial a participação do prefeito Jabes Ribeiro que viabilizou a presença do município em todos os eventos turísticos promovidos no ano passado no país, o que foi possível ampliar sensivelmente a venda do destino Ilhéus para as operadoras. Também destaca a programação de verão como um dos principais fatores deste sucesso, garantindo aos visitantes um leque de opções, desde as praias da orlas norte e sul, que sempre se mantiveram limpas e com reforço de salva-vidas, até as festas populares, como Puxada do Mastro de São Sebastião, Feira da Providência, Projeto Por do Sol na Avenida, Feira de Moda e Turismo, Festa de São Sebastião e de Iemanjá, Lavagem das Escadarias da Catedral, Levada Elétrica e o carnaval cultural.

Neste último feriado de carnaval, quando a Prefeitura realizou evento para encerrar a programação de verão, diz Romualdo Pereira, “voltamos a registrar um novo grande volume de turistas que lotaram as cabanas das praias do sul e do norte, surpreendendo até mesmo muitos cabaneiros que, mesmo prevenindo-se para boas vendas, terminaram ficando sem cerveja e peixe”. Também no distrito de Ponta da Tulha, continua, durante os quatro dias – de 21 a 24 -, com a participação daquela comunidade, foi realizada com pleno êxito uma movimentada festa carnavalesca, e em toda a extensão da orla norte, do bairro São Miguel até Ponta do Ramo, o público lotou todos os equipamentos de lazer.

Ressalta o secretário que a Prefeitura, ao longo dos últimos sete anos, vem procurando fazer a sua parte, e mesmo com dificuldades de ordem econômica devido as constantes quedas no repasse dos recursos – FPM e ICMS -, continua priorizando o setor turístico. “Hoje temos uma cidade muito mais organizada e atrativa, com a urbanização da primeira parte do Quarteirão Jorge Amado – a segunda já foi iniciada -, a recuperação do Palácio Paranaguá, um dos principais pontos de visitação; a nova praça J. J. Seabra; o Parque Luís Eduardo Magalhães, no bairro do Malhado; a Casa de Cultura Jorge Amado em pleno funcionamento; o bar Vesúvio que voltou a ser um dos principais points turísticos, além de recuperação de praças centrais entre outros empreendimentos realizados pelo prefeito Jabes Ribeiro”, afirmou.

Vale ainda ressaltar, diz Romualdo Pereira, que o sucesso alcançado nesta alta temporada, representa um grande incremento na geração de emprego e renda, pois os hotéis, pousadas, cabanas, bares e restaurantes tiveram que realizar a contratação extra de mão-de-obra para atender a demanda, e os vendedores ambulantes também obtiveram uma renda sobressalente, uma vez que tiveram inúmeros eventos populares para comercializar seus produtos, finalizou.

ILHÉUS FECHA PROGRAMAÇÃO DE VERÃO COM QUATRO DIAS DE AGITO

Durante quatro noites – de 21 a 24 -, a avenida Dois de Julho, no centro de Ilhéus, foi palco de um dos mais animados eventos popular marcando o encerramento oficial da programação do verão 2004, que este ano está sendo bastante comemorado no município devido o grande sucesso, tanto das festas promovidas neste período como também do grande número de turistas que a cidade ainda recebe neste final de fevereiro. E foi para comemorar esse êxito da alta temporada que a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo, decidiu promover o encerramento da programação prestigiando essencialmente os artistas da terra, como as bandas Circuito Fechado, Di Bali, O Quadro, Pakaya, Badalada, S4 & Cia, Raízes, Carbono 14, Bebeto, Abóbora com Jirimum e Itassucy e Ivan Morais.



FOTO: CLODOALDO RIBEIRO

Nos quatro dias de evento, sempre iniciado às 21 horas com exceção do último dia que começou mais cedo, milhares de pessoas tomaram todos os espaços da avenida, num clima de total alegria e descontração, aproveitando a excelente infra-estrutura montada para se divertir ao som de ritmos variados que foram das antigas marchinhas de carnaval, do axé music, até o rock e hip-hop. “Foi um dos mais bonitos eventos desta alta temporada”, destaca o secretário Romualdo Pereira, satisfeito com o resultado da festa de encerramento da programação de verão.

Para realizar a festa, a Prefeitura instalou um grande palco na avenida onde tapumes laterais fechavam os espaços, deixando apenas um portão de entrada que durante toda a festa era guarnecido por grupos de policiais. No outro extremo, também funcionou o acesso controlado pela PM, impedindo dessa forma que armas brancas fossem introduzidas no circuito da festa. Já dentro do espaço reservado para o evento, nas duas laterais funcionaram barracas e toldos para a comercialização de comidas e bebidas, ficando a área central destinada para a dança. Além disso, a iluminação reforçada por inúmeras gambiarras, a instalação de sanitários químicos e o setor de limpeza pública, terminaram por completar a infra-estrutura que foi elogiada pelo público presente.

Romualdo Pereira destaca ainda o sistema de segurança montado pelo II Batalhão de Polícia Militar que garantiu total tranquilidade nos quatro dias de agitos de verão, onde os policiais atuaram com eficiência, com grupos fixos e outros percorrendo todo o circuito, assim como a Secretaria de Saúde que disponibilizou ambulância para qualquer eventualidade, também realizando a distribuição de camisinhas. Os ônibus urbanos, por sua vez, funcionaram durante toda a madrugada com dois pontos fixos na praça Coronel Pessoal e na rua da Linha, ambos contando com vigilância policial contínua.

Para o secretário, esse conjunto de ações determinado pelo prefeito Jabes Ribeiro resultou numa festa memorável, levando para os turistas e população em geral quatro dias de muita alegria, aproveitando os feriados de carnaval para realizar o encerramento da programação festiva de verão. “Mesmo tendo realizado um grande carnaval antecipado no início de fevereiro, onde tivemos as presenças de Margareth Menezes, Babado Novo, Psirico, Harmonia de Samba, Lordão, Patchanka, Olodum, entre tantas outras atrações, o prefeito fez questão de promover essa nova festa oferecendo mais uma opção de lazer e entretenimento, o que foi compreendido por todos, jovens, adolescentes e adultos, que disseram sim ao evento, prestigiando em massa”, afirmou Romualdo Pereira.

PARTICIPAÇÃO POPULAR MARCA O CARNAVAL DA PONTA DA TULHA

A Ponta da Tulha, povoado localizado no norte do litoral ilheense, realizou um carnaval com muita criatividade, tendo como principal marca a empolgação dos diversos turistas da região e de outros estados, que aproveitaram o clima da festa para brincar com irreverência ao som de blocos de sujo como “As Leoninas”, “Largadão” e os “Casados Irresponsáveis”, entre outros. A Festa, que transcorreu em clima de total tranqüilidade, começou na noite de sábado (21) e terminou ontem (24), reunindo nos bares um público formado por pessoas de várias idades sem registro de ocorrências graves. A Prefeitura de Ilhéus, através da Coordenadoria de Ações Regionais, proporcionou a Infra-estrutura que possibilitou o êxito.

O já tradicional carnaval da Ponta da Tulha, em sua versão 2004, realizado com grande participação dos comerciantes e da comunidade, foi marcado ainda pelo movimento nas cabanas de praia e dos bares da localidade. Nas primeiras horas das manhãs de carnaval, os estabelecimentos que funcionam na orla passavam a receber os inúmeros foliões que aproveitaram a noite brincando e no final da tarde eles – foliões – procuravam a via principal para beber e brincar até a madrugada do dia seguinte, embalados por marchinhas dos carnavais de confetes e serpentinas e muito axé-music.

Além do uso da criatividade, uma vez que foliões apelavam para o som das potentes caixas de som de seus carros, depois que os blocos passavam pela principal rua do lugar arrastando centenas de pessoas, se destacou também no evento o humor dos componentes dos blocos “As Leoninas”, “Largadão” e “Casados Irresponsáveis”. Travestidos de mulheres, eles foram os responsáveis pelo lado mais irreverente da festa. Na opinião do público, a Ponta da Tulha realizou mais uma vez um carnaval para quem prefere uma festa marcada pela tranqüilidade de alegria.

“Carnaval com praia e sol, banhos de mar à noite, muita irreverência e romantismo”, são os pontos destacados por Carlos Alberto Alves, turista de Goiânia, que brincou no carnaval da Tulha. Segundo ele, a festa ali, além de reunir a tranqüilidade sonhada, proporciona muita alegria e um bom clima de confraternização.

BANDA DO VESÚVIO HOMENAGEOU O PROFESSOR ARLÉO BARBOSA

Para alegria de convidados, turistas e freqüentadores, o Bar Vesúvio realizou mais um baile de carnaval, na última quinta-feira (19), com sua banda, que este ano homenageou o professor e historiador Arléo Barbosa. Além do homenageado, compareceram à festa, coordenada por Guido Paternostro, proprietário do equipamento imortalizado na obra do escritor Jorge Amado, vários secretários municipais, a exemplo de Romualdo Pereira, de Turismo, e do de infra-estrutura, Isaac Albagli. Dezenas de personalidades e autoridades brincaram até a madrugada do dia seguinte, embaladas pelas músicas que fizeram os carnavais de confetes e serpentinas.



FOTO: CLODOALDO RIBEIRO

Este foi o segundo ano que a banda do Vesúvio saiu, tendo em 2003 homenageado o Barão Popof, operador de turismo muito conceituado. Durante o baile, o professor Arléo Barbosa cumprimentou a todos e participou da festa, emocionado pela homenagem motivada pela sua grande contribuição intelectual à cidade de Ilhéus. O Bar Vesúvio é um dos mais importantes pontos turísticos do município. O lugar serviu de cenário para as reuniões dos coronéis do cacau, personagens que Jorge Amado descreveu tão bem no romance Gabriela, Cravo e Canela.

UESC divulga segunda chamada do vestibular 2004

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através da Pró-Reitoria de Graduação, divulgou nesta sexta-feira (20), a relação de candidatos aprovados, em segunda chamada, no Concurso Vestibular 2004. Segundo o pró-reitor Décio Santana, as matriculas para os candidatos classificados serão realizadas na próxima sexta-feira (dia 27 de fevereiro), das 08:00 às 12 horas e das 13:00 às 16:00 horas, no Colegiado de cada Curso.

Os candidatos aprovados precisam apresentar, no ato da matrícula, certificado ou diploma de conclusão do curso médio (ou equivalente) ou a declaração de equivalência para os cursos realizados no exterior, qualquer deles em uma via original; histórico escolar (original) de nível médio; título de eleitor (fotocópia legível e autenticada), para maiores de 18 anos, e comprovante da votação na última eleição.

Documento de identidade (fotocópia legível e autenticada); certidão de nascimento ou de casamento (fotocópia legível e autenticada); quitação de serviço militar (fotocópia legível e autenticada);uma fotografia 3×4, recente; ficha de identificação do candidato devidamente preenchida; requerimento de matrícula devidamente preenchido.

VESTIBULAR 2004 – SEGUNDA CHAMADA

CURSO – ADMINISTRAÇÃO MATUTINO

19260 MAURÍCIO DE ASSIS FALCÃO 0988043599 SSP/BA

12504 THIAGO TAVARES FIGUEIREDO 0976012685 SSP/BA

06885 ELIVÂNIA G. MARSELLI SANTANA 1117044726 SSP/BA

01979 DEIVID DE JESUS ALITOLIP SOUZA MG10085206 SSP/MG

CURSO – ADMINISTRAÇÃO NOTURNO

11667 JORGE EDUARDO SOUZA Z. NASSRI 0807000477 SSP/BA

CURSO – AGRONOMIA – 2. SEMESTRE

05465 MONALISA FREITAS SENA 1315077108 SSP/BA

14452 MAURÍCIO FARIAS DE O. SANTOS 0659521970 SSP/BA

09509 ARTUR GUSTAVO RIBEIRO DE SOUZA 1409179 SSP/BA

82850 GILDEIR BRAGA DE SOUZA 1304525309 SSP/BA

88066 ADONIAS SANTOS SANTANA 01665661 01 SSP/BA

CURSO – BIOMEDICINA

02238 GILBERTO SABINO DOS SANTOS JÚNIOR 0871334151 SSP/BA

07824 ALINE CARDOSO DA SILVA 0962224928 SSP/BA

09109 ALEXINALDO SOARES SILVA JÚNIOR 08457018 00 SSP/BA

09753 JOANA SETÚBAL BRITO 1115008188 SSP/BA

13683 ADRIANA MENDES MIRANDA 11437100 88 SSP/BA

07626 RICARDO NOGUEIRA ARAÚJO 0962231541 SSP/BA

86292 POLYANE NOVAIS PIRES 0872957411 SSP/BA

03548 LUCIANO PACHECO PITANGA 0870751050 SSP/BA

08971 JULIANA CLARA DA SILVA 0844372510 SSP/BA

CURSO – CIÊNCIA DE COMPUTAÇÃO – 2. SEMESTRE

09840 WENDELL OLIVEIRA VASCONCELOS 0947648674 SSP/BA

08981 ANDRÉ K. ALMEIDA VASCONCELOS 0850935210 SSP/BA

84114 ONIRAM ÁTILA DOS S. DE SOUZA 1126661406 SSP/BA

84767 ERIC BRITO CUNHA 11755184 84 SSP/BA

02190 JOSEMA MOURA V. DE OLIVEIRA 09898358 04 SSP/BA

86909 ARLITON MARTINIANO DA ROCHA 0843119403 SSP/BA

17063 MARCOS VINÍCIUS DA S. CORREIA 1171759274 SSP/BA

80709 LUCAS SIMÕES DA ROCHA BISPO 0956126537 SSP/BA

15100 ALESSANDRO PACHECO DÓRIA 0950159140 SSP/BA

13467 EDNALDO CAIC GONÇALVES LIMA 0868638005 SSP/BA

13609 LOURIVAL COSTA COQUEIRO 1011846977 SSP/BA

16905 ANDERSON ASSUNÇÃO SANTOS 0933130392 SSP/BA

80832 BRUNO AUGUSTO C. OLIVEIRA MG12466699 SSP/MG

84830 RAFAEL FALCÃO DA SILVA RIOS 0965686906 SSP/BA

88260 FELIPE AUGUSTO S. PINHEIRO 11196574 82 SSP/BA

01972 NADSON CERQUEIRA SILVA 0902046705 SSP/BA

CURSO – BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

01884 GISLAINE SANTOS DA SILVA 0600586251 SSP/BA

01846 MÁRCIA CHRISTINA DA S. BRANCO 1266655166 SSP/BA

08965 DANIELE DE SOUZA FRANCA 0771303165 SSP/BA

08951 JULIANA ROCHA DA SILVA 0897864328 SSP/BA

CURSO – LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – 2. SEMESTRE

09038 DAYANNE SILVA MONTEIRO ALMEIDA 11772189 17 SSP/BA

87534 GISELLE BRAGA DOS SANTOS BISPO 08282047 30 SSP/BA

09185 DIANA MATOS NEVES 375313643 SSP/SP

09054 WALLACE MESSIAS B. SÃO MATEUS 0937571237 SSP/BA

CURSO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

04037 NOEMI CRISTINA DA SILVEIRA 282577725 SSP/SP

08156 RODOLFO FERREIRA SÁ MENDES 1291758208 SSP/BA

00700 EDIMÁRIO ANDRÉ DA ROCHA 03197459 70 SSP/BA

02763 ELIENE BARRETO DOS SANTOS 0877441987 SSP/BA

CURSO – CIÊNCIAS ECONÔMICAS – MATUTINO – 2. SEMESTRE

86247 MAICON LEONARDO M. QUERINO 0903614820 SSP/BA

19809 ROZÂNIA PINTO DA SILVA 0949490261 SSP/BA

08893 MORJANA ALVES PEREIRA DE DEUS 11136612 75 SSP/BA

81913 UMBERTO RODRIGUES LEDO FILHO 11261959 28 SSP/BA

19982 ILANA CRISTINA N. QUEIROZ 0884989640 SSP/BA

CURSO – CIÊNCIAS ECONÔMICAS – NOTURNO – 2. SEMESTRE

16014 JABSON FERREIRA SOUZA 1137330627 SSP/BA

CURSO – COMUNICAÇÃO SOCIAL – 2. SEMESTRE

10985 VERÔNICA NASCIMENTO DOS SANTOS 28931785 X SSP/SP

80624 LUCIANA A. S. DE CARVALHO 1302096869 SSP/BA

09471 RUDINEY DE FARIAS GUIMARÃES 07307931 68 SSP/BA

85445 DANILO SANTOS DE BRITO 12723471 33 SSP/BA

82037 ALINE GISELE CONCEIÇÃO LEITE 0885639871 SSP/BA

06105 TAINÁ FONTES BITTENCOURT 09964590 49 SSP/BA

14067 PABLO ANTÔNIO LIMA SANTANA 0985964707 SSP/BA

13230 CHRIZHEVER SILVA PORTO 0806418141 SSP/BA

85631 PRISCILLA SCHIMITT HUAPAYA 1907308 SSP/ES

CURSO – DIREITO MATUTINO

15477 EMMANUELLE OLIVEIRA DA SILVA 1256790419 SSP/BA

04310 THALITA RAMOS RÉGIS 0975696319 SSP/BA

09051 FELIPE FILGUEIRAS F. DE ARAÚJO 09422996 12 SSP/BA

14017 CAROLINA CARNEIRO GONDIM SILVA 1208993291 SSP/BA

82323 THIAGO ALVES ASSIS FERNANDES 1546423 SSP/BA

14179 ANA CÍNTIA VIEIRA LIMA E SILVA 1116220261 SSP/BA

01981 JOEL JÚNIOR SALGADO FERNADES 1116278421 SSP/BA

14223 CAMILA L. ROCHA S. PEREIRA 0867438649 SSP/BA

16974 FREDERICO ROBERTO M. SANTOS 0977055272 SSP/BA

09888 AIAN CERQUEIRA COTRIM 0939842432 SSP/BA

85103 ÉLIDA JOANA DA SILVA PEREIRA 13476766 78 SSP/BA

13542 KAIO SOUZA ABREU SANTOS 1198967706 SSP/BA

CURSO – DIREITO NOTURNO

14596 CARLA ALMEIDA ARAÚJO 1162715405 SSP/BA

CURSO – LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

19471 ANDERSON DE MELO SILVA 08602457 48 SSP/BA

09002 JULIANA SILVA DE SOUZA 09100237 00 SSP/BA

CURSO – ENFERMAGEM – 2. SEMESTRE

13569 ALINE DA HORA SANTOS 10072646 16 SSP/BA

83120 MONIZE SANTOS GUEDES 1003917534 SSP/BA

17117 MARÍLIA BARRETO FELÍCIO 09760031 80 SSP/BA

09004 LUANA SILVA DE SOUZA 1113312424 SSP/BA

16415 HORTÊNCIA SANTANA SOUZA 1155557492 SSP/BA

12767 DANIELA DE SOUZA LORDELO 0994235291 SSP/BA

17146 PATRÍCIA CAIRES LIMA 08674586 74 SSP/BA

02320 SAMANTHA SERRA COSTA 0883480832 SSP/BA

08633 SARA CARVALHO SANTANA 5119342 62 SSP/BA

81962 LIA PERLA FEITOSA CALIMAN 1772130 SSP/ES

80417 ANTÔNIO CARLOS N. DE S. JÚNIOR 0923794000 SSP/BA

09368 CLÁUDIA BARBOSA KIELMANN ALMEIDA 0885590686 SSP/BA

02535 MARIANA ROSA DE ALMEIDA 1001275098 SSP/BA

CURSO – ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS – 2. SEMESTRE

13644 RICARDO SANTANA RIBEIRO 1163338206 SSP/BA

10399 NAYARA MARTINS DA SILVA LOPES 0905950330 SSP/BA

09391 ALANA XAVIER DIAS SOUZA 1005990522 SSP/BA

00512 PAULO JÚNIOR SANTOS MATOS 0924969628 SSP/BA

04955 WAGNER RIBEIRO TRINDADE 082693227 SSP/RJ

82132 MANOELLA CABRAL DE SOUZA 09771040 79 SSP/BA

80532 GILDO AUGUSTO RORATO SILVA 1001110170 SSP/BA

11941 RAFAEL GONÇALVES DANTAS 0548588104 SSP/BA

85261 MÁRCIO MACHADO ARAÚJO 0868197980 SSP/BA

85637 BERNARDO ROSEIRA RIOS 0686555503 SSP/BA

CURSO – LICENCIATURA EM FILOSOFIA – VESPERTINO – 2. SEMESTRE

00475 RACHEL BARACHO DA SILVA GÓIS 12932308 04 SSP/BA

05132 VIRGÍNIA LÍCIA M. VELOSO 0289807000 SSP/BA

07615 THOMAS BOAVENTURA SANTANA NETO 1153944278 SSP/BA

12939 CÍNTIA BRITO PEREIRA 4995160 SSP/BA

03129 DANIELA SALGADO LIMA 08517886 10 SSP/BA

CURSO – LICENCIATURA EM FILOSOFIA – NOTURNO

09379 LUCIANO NOVAES CARDOSO 08425942 64 SSP/BA

15951 INDIANA ALVES SOARES 0942416198 SSP/BA

CURSO – BACHARELADO EM FÍSICA

02382 BRUNO SOARES REIS COSTA 09364587 20 SSP/BA

04478 ELIAS DOS REIS NETTO 1362759740 SSP/BA

01894 THYAGO ALMEIDA DE ALMEIDA 11282144 82 SSP/BA

08072 KLAUS VIEIRA DO NASCIMENTO 1116652641 SSP/BA

05012 DALILA SOUZA DOS SANTOS 1131613078 SSP/BA

CURSO – LICENCIATURA EM FÍSICA

09111 IRAN LACERDA SANTOS 0836665244 SSP/BA

01836 MARCELO DE CARVALHO LEITE 2390365 SSP/BA

11666 THIAGO CARVALHO SILVA 10032680 30 SSP/BA

00935 RENATO SILVA SOUZA 5896444 MAR/RJ

08482 ALEX DANI AMARAL SANTANA 04395113 99 SSP/BA

CURSO – LICENCIATURA EM HISTÓRIA

19103 CLAUDINEY SILVA DOS SANTOS 09756028 61 SSP/BA

86498 LEONARDO RIBEIRO PERES MG4253025 SSP/MG

16428 LAÍS ANDRADE BATISTA 0989417476 SSP/BA

10613 JANE KEILA SANTOS SOUZA 0940542072 SSP/BA

CURSO – BACHARELADO EM MATEMÁTICA

04752 MARCOS VINÍCIUS SILVA MAGALHÃES 1003781705 SSP/BA

08854 LUCAS CERQUEIRA MOREIRA ALVES 1341317030 SSP/BA

82771 HUMBERTO ELYSIO DE SÁ ADAMI NETO 0850305381 SSP/BA

03005 DANILO HENRIQUE GUIMARÃES 11194445 78 SSP/BA

15631 EDUARDO LOPES DE BARROS 1310242135 SSP/BA

05884 RAFAEL VIEIRA SANTIAGO 0844536210 SSP/BA

CURSO – LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

05308 EMMANUEL DE MELO SANTOS 0701967455 SSP/BA

11288 TARCISO DE JESUS MACEDO 08612808 65 SSP/BA

CURSO – LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

03652 ÍSIS PENNA LIMA 1123232601 SSP/BA

09127 MARCELO RODRIGUES NEVES 1200435303 SSP/BA

11164 EDER EVANGELISTA DOS SANTOS 1286568676 SSP/BA

16075 PATRÍCIA ANDRADE PINHEIRO 0893825794 SSP/BA

CURSO – LICENCIATURA EM LETRAS – DIURNO

10724 ADRIANA COUTINHO DA LUZ 02050130 SSP/BA

CURSO – LÍNGUAS ESTRANGEIRAS APLICADAS ÀS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS

86370 GERALDO CARLOS C. S. JÚNIOR 09142897 13 SSP/BA

CURSO – MEDICINA

14060 IGOR ASSUNÇÃO BIÃO ALMEIDA 0791068463 SSP/BA

15290 MATHEUS DANTAS VIROTTI 1264399740 SSP/BA

14885 ISABELA DE CARVALHO FRANCO 0798640405 SSP/BA

15252 FELIPE NOVAIS MATOS 1166766209 SSP/BA

81028 OLÍVIA HAUN DE OLIVEIRA 06794650 06 SSP/BA

14961 KATTSON SALES PEREIRA 0875180663 SSP/BA

08140 JULIMAR MEDEIROS NEVES 0844874884 SSP/BA

15125 MARCELLA PEREIRAV FLORES 1134941579 SSP/BA

14661 LUCIANO BARRETO DO NASCIMENTO 1141682028 SSP/BA

14701 LORENA MENDES CAMPOS 0868912603 SSP/BA

85031 PAMELA SOUZA ALMEIDA 0947579176 SSP/BA

84376 MÁRCIA MARIA SOUZA SANTOS 08795105 36 SSP/BA

19041 LORENA PITHON LINS 1148481060 SSP/BA

14760 LEANDRO SANTOS SOUSA 0938480138 SSP/BA

81045 NAJARA DE O. CARDOSO DOURADO 11905571 69 SSP/BA

81965 MARIANA PIN DE ANDRADE 1658506 SSP/ES

15281 JOANA MOREIRA QUEIROZ DA SILVA 0957017707 SSP/BA

14037 MARCOS VINÍCIUS NUNES XAVIER 1160930805 SSP/BA

12672 ERIC SILVA DE MORAIS 0771844409 SSP/BA

02198 JOÃO PAULO DE FARIAS RODRIGUES 1008717045 SSP/BA

84828 ALLISSON MONTALVÃO OLIVEIRA 1528992 SSP/SE

CURSO – MEDICINA VETERINÁRIA

14100 ANA KARLA NEVES 0862814022 SSP/BA

87610 LARISSA FERNANDA P. GONÇALVES 08921635 00 SSP/BA

11594 THAYSE GUEDES VIANA 1001215273 SSP/BA

06413 MAÍRA RODRIGUES DOS SANTOS 1330715020 SSP/BA

04440 ERIK MARTINS ANDRADE 1365947190 SSP/BA

11750 JOÃO RICARDO GUIMARÃES HABIB 0873782569 SSP/BA

16896 JOYCE GOMES DA COSTA 08470794 14 SSP/BA

04018 JAMILLE RODRIGUES DA SILVA 0853735247 SSP/BA

15340 BIANCA PINHEIRO VASCONCELOS 13253009 00 SSP/BA

03646 DÉBORAH FROES DE OLIVEIRA 0900587202 SSP/BA

19247 NEYDIANE SILVA ROCHA 1300571853 SSP/BA

CURSO – LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – NOTURNO

05025 MÁRCIA CRISTINA FRAZÃO 1007712031 SSP/BA

CURSO – LICENCIATURA EM QUÍMICA

11943 TAIANE SILVA BRITO 1151438405 SSP/BA

Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, 20 de fevereiro de 2004.

ENTIDADES SÃO RECONHECIDAS DE UTILIDADE PÚBLICA EM ILHÉUS

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, sancionou várias leis reconhecendo de Utilidade Pública entidades assistenciais e filantrópicas que funcionam no município e desenvolvem serviços sociais. Foram beneficiadas com a medida o Centro Espírita Porto da Esperança, localizado na avenida Princesa Isabel; a Associação dos Vendedores e Ambulantes de Praia de Ilhéus (Avapi); Associação de Moradores Comunitária e Desportiva Unidos das Ruas Nossa Senhora das Graças e Avelino Fernandes; a Igreja Batista Bereiana; a Seicho-No-Iê-Regional Bahia/Ilhéus, e a Associação Desportiva e Assistencial Nota Dez (Adez).

Também foram reconhecidos de Utilidade Pública a Igreja Assembléia de Deus Fogo Celestial; Associação dos Servidores da Infraero de Ilhéus (Assinfra); Associação dos Moradores e Produtores Rurais da Região de São José de Castelo Novo; Associação Desportiva Unidos das Ruas e Comunitária do Bairro da Esperança; Liga Ilheense de Futsal; Centro de Ambientalistas Populares e de Voluntariado do Sul da Bahia (Cavs); Associação dos Moradores e Agricultores do Rio de Engenho e adjacências; Associação dos Moradores do Rio de Engenho, e Associação Beneficente Comunitária Desportiva dos Moradores Amigos de Banco da Vitória.

PROJETO COMBATE EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL EM ILHÉUS

A exploração sexual de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal, principalmente na faixa etária de 7 a 14 anos, tem merecido atenção redobrada da rede de combate a esse crime, em Ilhéus. Ancorado pelo Projeto Sentinela, implantado há 3 anos pelos governos federal e municipal, o combate integra o Conselho Tutelar, Ministério Público, Juizado da Infância, entre outros que dão suporte as diversas atividades da iniciativa, desde que começou a atuar no município. Nesse período, dos 423 registros, 56 por cento se referem a exploração sexual de menores indefesos e o restante, 44 por cento, são originários de outros tipos de violência, como a física e psicológica.

A situação é preocupante e complexa, como justifica a professora Ana Ceres, coordenadora do Sentinela no município. Isso porque, segundo ela, a rede de exploração está organizada e a de proteção sente-se fragilizada, uma vez que para atuar com mais eficiência no combate a exploração sexual depende do empenho da sociedade em geral. Sendo assim, apela principalmente, para o auxilio de empresários donos de pousadas e hotéis, no sentido de evitar que os exploradores usem seus estabelecimentos para o aliciamento dos menores. Ela chama atenção ainda a outros segmentos, no sentido de denunciar os criminosos, a exemplo de donos de bares, casas noturnas e motoristas de táxis, tendo em vista que os equipamentos desses proprietários são bastante utilizados pela rede de exploração.

Ana Ceres aponta alguns pontos de maior concentração da exploração sexual, a exemplo da rodoviária, área do porto de Ilhéus, avenida Litorânea Norte, bairro do Malhado, praça D. Eduardo, centro da cidade, bairro do Iguape, esse último devido a concentração das carretas que descarregam no porto. Nesse sentido apela ainda para a possibilidade da manutenção de um sistema de vigilância por parte da sociedade, visando minimizar o problema que envolve, em grande parte, crianças de famílias desestruturadas e sem educação básica. Outro motivo que possibilita a facilidade da atuação da rede de exploração está ligada ao fato do apelo do consumo, ao desemprego e a fome, conforme explicou a coordenadora do Sentinela. Ceres reconhece a dificuldade de combater o crime, visto que o problema e bastante complexo, mas observa ser possível uma significativa redução de casos.

Sobre a atuação do Programa Sentinela no município, Ana Ceres explicou que a “metodologia está centrada no atendimento psicossocial; visitas domiciliares; grupo de apoio à família, criança e adolescente; encaminhamento a rede de proteção; trabalho e mapeamento de rua realizado pelos educadores; palestras preventivas, informativas e educativas em escolas, sindicatos e associações. O atendimento anual é para 80 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, e já ultrapassou esse número nesse três anos de implantação. O programa foi implantado no município por apresentar altos índices de violência sexual infanto-juvenil, isto porque como cidade turística e portuária favorece a pratica de exploração sexual.

Conforme Ana Ceres, “às denuncias são feitas através da comunidade local, escolas, postos de saúde, conselho Tutelar, Juizado da Infância, Ministério Publico, Delegacia da Mulher e por telefonemas anônimos”. Observa a necessidade de ser feito o flagrante para que a justiça possa atuar de forma mais enérgica. As vitimas são encaminhadas para as escolas, postos de saúde, hospitais, creches, Conselho tutelar, promotoria da Infância, delegacias, juizado da Infância, Organizações não-governamentais e outros programas municipais de proteção a criança e ao adolescente, a exemplo do Agente Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho infantil, pelotão Esperança e as Secretarias de Esporte e Cidadania, Saúde e Educação.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE SERÁ LANÇADA EM ILHÉUS

O bispo de Ilhéus, dom Mauro Montagnolli, vai abrir na próxima quarta-feira de
cinzas (dia 25), às 18 horas, na Catedral São Sebastião, a 40ªCampanha da
Fraternidade 2004(CF 2004), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(CNBB). O tema Fraternidade e Água com o lema “Água Fonte de Vida” são uma
conseqüência dos problemas que as populações enfrentam em relação a escassez
de água.

O bispo explica que a Igreja quer chamar a atenção para o valor vital da água
para os seres vivos, sua importância social e a necessidade da participação
popular no gerenciamento da água no Brasil. Ao mesmo tempo, questionar o
conceito mercantil da água e mostrar que, mais que um recurso, é um patrimônio
e um bem necessário a toda a humanidade e a todos os seres vivos. Na água, há
um vasto conjunto de valores que se referem às mais diversas dimensões da vida
tais como o econômico, o sagrado, o simbólico, o lúdico e outros.

Na opinião do bispo de Ilhéus “a questão da água precisa ser vista a partir de
enfoques novos e de acordo com os critérios éticos baseados nos valor da vida
e no respeito aos direitos e à dignidade da pessoa humana, assim como no
respeito à obra de Deus Criador”. O objetivo da CF 2004 é conscientizar a
sociedade de que a água é fonte da vida, uma necessidade de todos os seres
vivos e um direito da pessoa humana, e mobilizá-la para que esse direito à
água com qualidade seja efetivado para as gerações presentes e futuras.

Para isso a CF 2004 vai propor que sejam conhecida realidade hídrica do
Brasil a partir da realidade local;- desenvolver uma mística ecológica que
resgate o valor da água nos seus fundamentos; apoiar e valorizar as
iniciativas já existentes sobre o cuidado com a água, preservação das águas,
captação de água de chuva e recuperação de mananciais degradados; provocar e
alimentar a solidariedade entre quem tem água e quem não tem; defender a
participação popular na elaboração de uma política hídrica, para que a água
seja, de fato, de domínio público, e seja gerenciada pelo poder público com
participação da sociedade civil e da comunidade local.

A Igreja convida todos os católicos e também os membros das demais Igrejas e
organizações religiosas e não-religiosas, o poder público e toda a sociedade
civil a unirem as forças para garantir que a água permaneça, de fato, fonte de
vida abundante para todos e que ninguém fique excluído dela.

Nesse sentido a Cáritas diocesana vai realizar um Seminário sobre a CF 2004,
no dia 6 de março, das 14 às 18 horas, no CAIC professor Darcy Ribeiro,
situado no bairro Hernani Sá. O evento será assessorado por Luiz Cláudio
Mandela, da Cáritas regional com a participação de Rafael Nascimento,
representante da Superintendência de Recursos Hídricos do Governo do Estado da
Bahia.

SEGUNDA-FEIRA SERÁ PONTO FACULTATIVO EM ILHÉUS

O prefeito Jabes Ribeiro decretou ponto facultativo o expediente do dia 23 de fevereiro, nas repartições públicas municipais, em decorrência do feriado nacional do carnaval, terça-feira 25 de fevereiro. O decreto, assinado na terça-feira (17), ressalva as repartições que não admitem interrupção dos trabalhos, considerados essências, incluindo a Comissão Permanente de Licitação.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus informou que o comércio não funcionará na segunda-feira de carnaval, retornando somente na quarta-feira, em horário normal. Depois de fechar o expediente de amanhã (20), os bancos retornam ao meio-dia de quarta-feira de Cinzas.

REGULARIZAÇÃO DE TERRENOS

A Prefeitura de Ilhéus, através do Programa Prefeitura Cidadã, está intensificando na zona sul do município a campanha de regularização de terrenos em diversos e altos. A finalidade é proporcionar a garantia dos seus ocupantes o direito de posse definitiva dos imóveis. Para que a ação desperte ainda mais o interesse das pessoas que se encontram nessa situação, a Secretaria de Administração deslocou equipes – sendo uma de cadastramento e outra que faz topografia – que trabalham de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, no bar Luar Luanda, situado na avenida Lótus. Para que o documento de cessão gratuita da posse judicial seja emitido com mais rapidez é necessário que as pessoas se dirijam ao posto de atendimento munidas de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e documento do terreno.

Explica o coordenador do Programa Prefeitura Cidadã, José Humberto Martins, que além de atender os moradores do bairro Nelson Costa, as equipes também estão no local para receber documentos dos moradores do alto do Manbape e cerca das 400 famílias que residem nas localidades de Corante e de Paraguai, invasões situadas no final do bairro Nelson Costa. O prazo para a conclusão dos trabalhos está na zona sul está programado para o final de deste mês.

MAIS TRÊS ALTOS – José Humberto Martins destaca que em paralelo aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no bairro Nelson Costa, três equipes distintas já estão atuando nos altos do Carvalho e da Esperança e rua da Horta, com a mesma finalidade. Terminada a campanha de regularização de terrenos nesses a proposta do prefeito Jabes Ribeiro é contemplar com o mesmo tipo de ação, a partir de março as inúmeras famílias do Banco da Vitória e as que residem no Fundão, situado nas imediações do Parque de Operações, na avenida Roberto Santos.

ILHÉUS PROMOVE SHOWS PARA ENCERRAR PROGRAMAÇÃO DO VERÃO

A Prefeitura de Ilhéus estará promovendo no período de 21 a 24 deste mês o encerramento oficial das atividades de verão, que este ano bateu todos os recordes de movimentação, com a cidade recebendo milhares de turistas durante os meses de dezembro e janeiro, mas ainda com um grande número de visitantes em fevereiro. É para este público, e a comunidade em geral, que a Secretaria de Turismo e a Fundação Cultural estão promovendo a festa que acontecerá na avenida Dois de Julho, que, além de palco, contará com a instalação de 40 barracas para vendas de bebidas e comidas, e ainda seis toldos.

A festa de encerramento do verão, vai acontecer sempre a partir das 21 horas, sendo que no sábado (21), a abertura ficará por conta de Itassucy e Banda, seguindo-se da banda Circuito Fechado e Banda Ruanda; no domingo (22), de acordo com a programação, estarão se apresentando as bandas Di Bali, S4 & Cia e O Quadro; na segunda-feira, dia 23, Bebeto e Banda, banda Circuito Fechado e banda Carbono 14; e encerrando a festa, no dia 24 será a vez de se apresentarem as bandas Raízes, Badalada e Pakaya.

Segundo o secretário de Turismo, Romualdo Pereira, para esta festa de encerramento da alta temporada, a Polícia Militar vai disponibilizar 120 homens/dia, mas no circuito do evento, o público também contará com a presença da Polícia Civil e Juizado de Menores. “Queremos que nestes quatro dias o público possa se divertir com os nossos artistas regionais, e com toda a segurança possível, pois a intenção do prefeito Jabes Ribeiro é fechar o período de verão com muita alegria e descontração, comemorando um período que foi bastante benéfico para o comércio em geral”, afirmou.

POVOADO E BAIRROS REALIZAM FESTAS CARNAVALESCAS

O povoado de Ponta da Tulha, localizado a 10 quilômetros ao norte do litoral de Ilhéus, concentrará um grande público, formado por veranistas e a população local, no período de 21 a 24 deste mês, com a promoção do já tradicional carnaval da Tulha, reunindo blocos de sujos e de arrasto. Destacam-se nesse universo “As leoninas” e o “Largadão”, entre outras que darão o tom à folia, em clima de muita alegria. A Coordenadoria de Ações Regionais da Prefeitura de Ilhéus proporciona a infra-estrutura para que a festa ocorra com êxito.

O bairro do Pontal, zona sul da cidade, promove o Zé Pereira a meia-noite de sexta-feira (20). O evento acontece todos os anos e a concentração é realizada horas antes, na praça São João Batista, reunindo diversos membros da comunidade e curiosos. Mais um pouco ao sul, no Cururupe o bloco “Carnajangada” arrasta cerca de 100 foliões pelas ruas dos condomínios, ali localizados, no domingo (22). A festa termina na cabana Oásis com muito cerveja e as brincadeiras próprias da festa.

O Memorial de Cultura Negra realiza um baile, gratuitamente, a partir das 21 horas de sexta-feira (20), com a banda percussiva Dilazenze e o grupo Sambadila. O dirigentes do equipamento garantem que as atrações irão fazer o chão do memorial tremer. O Memorial de Cultura Negra funciona na rua 19 de Março, centro de Ilhéus.