A Prefeitura de Ilhéus concluiu a primeira fase do projeto de melhorias habitacionais denominado “Aquela do Morro”, que consiste na transformação visual de áreas carentes da cidade. Com a conclusão dos serviços em 112 casas do alto do Coqueiro, comunidade localizada no bairro do Malhado, zona norte da cidade, o próximo passo será beneficiar mais 170 domicílios, desta vez, situados no alto da Gamboa, centro de Ilhéus. Além do acabamento da fachada, o “Aquarela do Morro”, contempla os domicílios com instalações sanitárias e elétricas, pintura de parede, muros e esquadrias que estejam em bom estado, o que se constitui em investimento na qualidade de vida de famílias carentes.
A iniciativa, que vai atingir aproximadamente 1000 domicílios, incluindo ainda casas do alto do Vidigal e do Cacau, prioriza também a geração de emprego e renda, uma vez que utiliza mão-de-obra da própria comunidade envolvida. A proposta maior é a erradicação da pobreza e se integra ao Projeto Viva o morro, que vem melhorando as condições de infra-estrutura nos locais íngremes de Ilhéus. No dia 4 (quarta-feira) de fevereiro, às 16 horas, o prefeito Jabes Ribeiro estará no alto do Coqueiro, onde participa com a comunidade, da entrega dos trabalhos ali realizados, e que transformou o aspecto visual da localidade, agregando-o à beleza da cidade.
Desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e a Secretaria de Combate à Pobreza e às Desigualdades Socais, do governo do Estado, o “Projeto Aquarela do Morro”, é uma iniciativa de grande relevância para desvincular a idéia equivocada de que os altos são áreas marginalizadas, como disse o prefeito Jabes Ribeiro. Ele lembra ainda que o projeto não traz nenhum ônus às comunidades carentes dos morros, pois, tem custo zero, e pelo que se percebe ao término desta primeira fase no alto do Coqueiro, as famílias atendidas ficaram bastante satisfeitas com o resultado, sendo que muitas residências, desde que foram construídas, não haviam recebido ainda nenhum tipo de melhoria ou reforma.