Tem sido grande a procura dos contribuintes de Ilhéus para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única, cuja medida conta com desconto de 20% e se estende até o dia 4 de fevereiro. De acordo com o secretário de Finanças, Edmon Darwich, após esse prazo, o tributo também pode ser feito em 10 parcelas, sem juros. “Nesse – lembra o secretário –, o contribuinte tem até o final de fevereiro para fazer o parcelamento. É bom lembrar que o imposto não deve ter o valor inferior a 22 reais, para pessoa física, e 55 reais, para pessoa jurídica”.
Já o chefe do departamento de arrecadação tributária, da Secretaria de Finanças, Roberto Soares, ao fazer um breve balanço da procura dos contribuintes em quitar seus débitos, se beneficiando da campanha de quitar os tributos, feita pela prefeitura, considera que esses recursos serão revertidos em diversas obras a serem implementadas no município, ressaltando que até o momento já foram entregues mais de 15 mil carnês do IPTU em residências, indústrias e estabelecimentos comerciais da cidade, os chamados imóveis edificados.
TRABALHO DE ENTREGA – Sobre a entrega final dos carnês, Roberto Soares prevê que até o fim da primeira quinzena de fevereiro poderá chegar ao patamar de 25 mil documentos entregues. “É bom lembrar que os proprietários de terrenos devem realizar o pagamento do IPTU no Departamento de Arrecadação Orçamentária da prefeitura, depois de solicitar a emissão do carnê, uma vez que somente os imóveis edificados recebem em domicílio o carnê do imposto”.