TALENTOS ABRE EXPOSIÇÃO NA CASA DOS ARTISTAS DE ILHÉUS

Em solenidade que contou com a presença do mundo artístico e intelectual do sul do estado e um grande número de turistas de várias partes do país, foi realizada a abertura do vernissage de uma geração de talentos – José de Moura, Fernando Guimarães e C. Makalé – ontem (22) à noite, na Casa dos Artistas de Ilhéus, situada no calçadão da rua Jorge Amado. Os três artistas plásticos são pernambucanos e se encontraram casualmente na cidade, e à convite da Fundação Cultural, decidiram montar o vernissage. José de Moura e Fernando Guimarães residem em Olinda, enquanto C. Makalé está radicado em Ilhéus há mais de 10 anos, onde já realizou inúmeras exposições. Os trabalhos ficarão abertos à visitação pública até o dia 6 de fevereiro.

Num total de 25 trabalhos, todos em óleo sobre tela, José de Moura, que prima pela criatividade e brilho das cores, começou a se profissionalizar na década de 50, quando concluiu o curso de pintura na Escola Professor Agamenon Magalhães, onde descobriu que o mundo da pintura era a sua verdadeira vocação. Daí em diante não parou mais. Em agosto programou exposição coletiva em Boa Viagem, Recife. Já Fernando Guimarães despontou nas artes plásticas em 1990, participando do Salão de Novos de Aracaju/SE, quando ficou com a terceira colocação. Desenha desde criança e foi em 1982 que iniciou seus primeiros trabalhos com óleo sobre tela, técnica preferida, buscando sempre o simbolismo, que se aprofunda até hoje. Pesquisador na sua arte, Guimarães aprimorou seus conhecimentos em artes plásticas através de vários cursos especializados e da leitura diária.

VENDA – C. Makalé, bastante conhecido na região sul da Bahia, possui um estilo instigante e que sempre impressiona pela criatividade. Como em todas exposições coletivas ele sempre se desponta, vendendo seus trabalhos antes mesmo de montá-la. Ontem à noite, um grupo de turistas de Foz do Iguaçu, ao visitar a Casa dos Artistas, antes da solenidade de instalação, decidiu levar um dos seus trabalhos. Todos foram unanimes em tecer elogios ao acervo dos três artistas plásticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *