ILHÉUS FAZ LAVAGEM DA ESCADARIA COM MUITO SOM E ÁGUA DE CHEIRO

Com muita água de cheiro e ao som dos tambores dos blocos afro, baianas, turistas, devotos e centenas de moradores de Ilhéus, realizaram no último sábado (17) a Lavagem da Escadaria da Catedral de São Sebastião. A festa profana, realizada pela Secretaria de Turismo de Ilhéus e o Sindicato dos Estivadores, faz parte das atividades em homenagem ao padroeiro da categoria, em Ilhéus, e se prolongam até amanhã (20), dia de São Sebastião, com a festa de largo que está sendo realizada na avenida Dois de Julho, além da celebração de missa e procissão em nome do santo italiano.
.



Foto: CLODOALDO RIBEIRO

Parte integrante da festa da Lavagem da Escadaria da Catedral de São Sebastião, o cortejo, animado pelos blocos afro, saiu da frente da sede do Sindicato dos Estivadores, na avenida Dois de Julho e, em seguida, percorreu as ruas Eustáquio Bastos, Tiradentes e avenida Soares Lopes, se concentrando na praça Dom Eduardo, local onde encontra-se a igreja do santo. As carroças enfeitadas deram o tom nostálgico a tradicional festa, umas das principais manifestações populares de Ilhéus. O grupo de americanos da cidade de Davenport, que está visitando Ilhéus, prestigiou o evento ao lado do prefeito Jabes Ribeiro.

A banda Estrela do Mar, de Itacaré, se encarregou de agitar o público que foi à praça para acompanhar a lavagem simbólica, comandada pelas mães-de-santo Carmosina e Hilza. Os secretário de Turismo, Romualdo Pereira, e de Saúde, Paulo Medauar, prestigiaram o evento. Os vereador Francisco Sampaio também esteve presente na festa em alusão a São Sebastião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *