Lembrou que neste período de mudanças, a Prefeitura vem realizando investimentos no setor, ressaltando que, mesmo a cidade ainda não se encontrando no ponto ideal para receber os turistas os números apresentados pelas pesquisas realizadas pela Bahiatursa e empresas do ramo, apresentam alto índice de satisfação dos turistas. Para que a cidade, possa cada vez mais estar capacitada para bem atender esta demanda, afirmou ser necessário a união de esforços de todos os segmentos envolvidos, “pois de nada adianta criticar, quando o que precisamos é realizar”.
No que se refere a baixa estação, quando são maiores as queixas da rede hoteleira, Jabes citou o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães como um equipamento considerado pelo trade como primordial para incrementar o turismo neste período. Entretanto, ponderou, desde a sua inauguração, há mais de cinco anos, “nada mudou, ou pouca coisa mudou”. Segundo ele, isso demonstra que a cidade precisa discutir melhor, com dados concretos e objetivos, a linha que deve seguir para alcançar êxito no fortalecimento do turismo. “De minha parte, estou otimista – sou sempre um otimista – com esse plano, e vou me dedicar a ele até o último dia do meu mandato, porque acima de tudo estão os interesses de Ilhéus”.
O secretário municipal de Turismo, Romualdo Pereira, explicou que o Plano Integrado Estratégico de Marketing de Ilhéus faz parte do projeto de incluir o município no programa de Municipalização do Turismo Nacional, desenvolvido pelo Governo Federal. Salientou que das quatro etapas previstas, Ilhéus já cumpriu com destaque duas delas, tendo recebido, inclusive os certificados. “Com isso, teremos recursos para investimentos no turismo ecológico, de negócios e lazer”, abrindo amplas possibilidades para todos os segmentos envolvidos.
Do encontro, participaram o presidente do Citur, Hans Schaeppi; representante da Abav, Alfredo Landim; empresários Edinei Espírito Santo (Hotel Resort Cana Brava) e Guido Patternostro (Bar Vesúvio); presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Paulo Ganem; presidente do Grupo de Ação Comunitária (Gac), Marcelo Mendonça; secretários Antônio Vieira (Planejamento), Isaac Albagli (Infra-Estrutura), Antônio Madureira (Administração), Paulo Medauar (Saúde), Antônio Zugaib (Desenvolvimento Econômico); vereadores Joabs Ribeiro, Jailson Nascimento, Zé Neguinho, Raimundo Borges, entre inúmeros outros.