A tradicional festa da “Puxada do Mastro de São Sebastião”, evento que acontece nos dias 9 e 10, na Estância Hidromineral de Olivença, promete agitar novamente o verão de Ilhéus. Para isso, uma intensa programação foi elaborada pela Secretaria de Turismo para oferecervárias opções de entretenimento aos visitantes que lotam aquela localidade no período da alta estação. De acordo com o secretário Romualdo Pereira, para esses dias estão previstos shows na praça Cláudio Magalhães, com a participação de diversas bandas regionais e durante todo o dia serão realizadas apresentações de grupos folclóricos e de capoeira do município.
Segundo Romualdo Pereira, este ano serão plantadas mais de 100 mudas de árvores oriundas da mata atlântica em substituição à que será derrubada. Garante o secretário que não vai ser permitida a derrubada de árvore viva e sim morta, pois a proposta é continuar preservando o meio ambiente. Ele anuncia que no dia 11, o ponto alto da festa está previsto para às 5 horas, com a realização de alvorada e a tradicional queima de fogos de artifício. Às 6 horas será realizada a Missa dos Machadeiros, e para às 9 horas está programada missa solene. Por volta do meio-dia saem os integrantes dos blocos “Pau de Guerrinha” e “Íntimos”, que se integram ao cortejo que é acompanhado por tradicionais zabumbeiros, às 16 horas. A chegada do mastro ocorre em seguida.
PROFANA E FÉ RELIGIOSA – A festa “Puxada do Mastro de São Sebastião” é realizada anualmente no segundo domingo de janeiro na Estância Hidromineral de Olivença, que atrai a atenção de milhares de visitantes de várias partes do país e do exterior. O evento traz o que há mais s pitoresco no folclore regional, numa iniciativa autenticamente baiana, com mistura da fé religiosa com o profano. A “Puxada do Mastro”, que integra a programação de “Verão Cravo e Canela-2004” é uma parceria entre a comunidade de Olivença, Secretaria de Turismo e Prefeitura de Ilhéus.