SEXTA CULTURAL MOVIMENTA O MEMORIAL DA CULTURA NEGRA

Mais uma opção para quem deseja começar o fim de semana curtindo boa música e desfrutando o prazer de assistir apresentações de capoeira, maculelê e de banda de percussão. A partir das 18 horas desta sexta-feira (9), o público poderá dispor de tudo isso e mais algumas atividades promovidas pelo Memorial da Cultura Negra, em sua sede, localizada na rua 19 de Março, centro da cidade. O “Projeto Sexta Cultural”, que acontece semanalmente naquele espaço, oferece ainda ao turista e a população da cidade, comidas típicas da culinária baiana, a exemplo de caruru e vatapá, entre outras iguarias, além de bebidas, artesanatos e indumentárias afro-descendente.

Na Sexta Cultural, o público pode contar com a segurança da Polícia Militar e de homens do próprio Memorial, que guarnecem o local a partir do início da programação do projeto, como informa o administrador do espaço, Marinho Rodrigues. Segundo ele, devido à qualidade do projeto, o equipamento tem recebido grande número de turistas e pessoas da própria comunidade, que procuram alternativa de entretenimento e lazer. Entre outras curiosidade que o Memorial proporciona ao visitante, o administrador destaca a exposição fotográfico com focos voltados aos blocos afro da cidade, grupos de capoeira e terreiros de candomblé. Nesse contexto, Rodrigues destaca o resgate da cultura afro-descendente, como principal vetor das atividades do equipamento.
A programação da Sexta Cultural, conforme Rodrigues, tem início às 18 horas com apresentação de capoeira e de maculelê, sendo realizada às 20 horas, uma performance da banda percussiva Dilazenze, com muito som e ritmo. “E como um presente de início de ano, para quem for ao Memorial neste dia 9, o projeto apresenta o Grupo Sambadila , que promoverá muito samba-de-roda para a rapaziada dançar”, garantiu.

Marinho Rodrigues informou que dentro da programação de janeiro do Memorial, no dia 23 acontecerá a 13ª Noite da Beleza Negra e o Festival de Música Dilazenze, cujo início está previsto para as 20 horas. Na ocasião será eleita a Rainha Negra Dilazenze e escolhida a música tema desse bloco afro, para o Carnaval Cultural 2004, que vai homenagear o ator Mário Gusmão. Vinculado ao Memorial, será realizado no próximo dia 17, o I Festival de Música e Beleza Negra Zimbawê, evento que acontecerá no Bairro Teotônio Vilela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *