Mais uma vez o navio transatlântico RS-Blue Dream voltar a atracar no Porto Internacional de Ilhéus, na manhã do dia 31, retornando em seguida nos dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro de 2004. Fretado pela operadora de turismo CVC, o Blue Dream possui capacidade máxima de 700 pessoas e durante toda a alta estação estará trazendo também turistas a Ilhéus nos dias 4, 11 e 25 de fevereiro. Além de Ilhéus, o R5 Blue Dream faz cruzeiros entre Santos e Salvador, com escalas Búzios, Salvador e Ilhabela, além de mini-cruzeiros de três e quatro noites com partidas em Santos e visitando Búzios e Ilhabela e um mini-cruzeiro com partida em Recife e visitando Fernando de Noronha e Natal.
O Blue Dream, da espanhola Pullmantur Cruceros, é nada menos que o ex-R5 da extinta Renaissance Cruises. Por seu luxo e design moderno, o impacto causado pelo lançamento do navio no Brasil foi comparável ao do Splendour of The Seas há três anos atrás. Apesar de seu porte, o número de passageiros que pode ser transportado no R5 é reduzido (cerca de 700), devido ao maior espaço nas cabines e ambientes internos. O ratio (razão entre o número de passageiros e tripulantes) é a maior entre os navios que farão cruzeiros no Brasil: um tripulante para cada dois passageiros (ou um tripulante por cabine). O passageiro, no entanto, deverá estar preparado para pagar mais por um serviço diferenciado (fala-se em tarifas até 18% acima de seus concorrentes diretos).
Lançado ao mar em 2000, o R5-Blue Dream – que será o mais moderno e luxuoso navio a operar na costa brasileira neste verão -, tem 30.277 toneladas, 181 metros de comprimento, 25,5 metros de largura e apenas 6 metros de calado (o que permite sua operação, sem restrições, em todos os principais portos brasileiros). Possui 349 cabines, sendo 328 com vista para o mar (249 com varanda) e apenas 21 internas, transportando 698 passageiros em ocupação dupla (dois por cabine) ou até 824 com todos os leitos ocupados.
Lançado ao mar em 2000, o R5-Blue Dream – que será o mais moderno e luxuoso navio a operar na costa brasileira neste verão -, tem 30.277 toneladas, 181 metros de comprimento, 25,5 metros de largura e apenas 6 metros de calado (o que permite sua operação, sem restrições, em todos os principais portos brasileiros). Possui 349 cabines, sendo 328 com vista para o mar (249 com varanda) e apenas 21 internas, transportando 698 passageiros em ocupação dupla (dois por cabine) ou até 824 com todos os leitos ocupados.
TRIPULAÇÃO – Sua tripulação, composta basicamente por espanhóis, portugueses e brasileiros (o que elimina a barreira do idioma e conseqüentes problemas de comunicação entre tripulantes e os passageiros brasileiros que não dominem o inglês), é de 376 pessoas, o que representa, aproximadamente, um tripulante para cada dois passageiros. As linhas modernas do R5-Blue Dream contrastam com a decoração clássica e sóbria de seus ambientes, rica em madeira, inspirada nos mais luxuosos navios da primeira metade do século passado.