USINA DE LEITE DE SANTO ANTÔNIO ASSINARÁ CONVÊNIO COM A EBAL

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, irá assinar convênio com o Governo do Estado com a finalidade de possibilitar à Usina de Leite do distrito rural de Santo Antônio repassar a sua produção para a Empresa baiana de Alimentos (Ebal). Segundo o secretário municipal Antônio Zugaib, o acordo vai promover um novo impulso na produção da usina, que, atualmente, processa 500 litros/dia quando sua capacidade é de 1.200 litros/dia, o que poderá ser atingido com essa nova parceria com a Ebal.

Uma das dificuldades para a comercialização do leite pasteurizado no município, explica o secretário, deve-se a venda do leite in natura, principalmente nas localidades interioranas, “havendo a necessidade das autoridades competentes atuarem em conjunto para evitar essa comercialização, que, além de tudo, prejudica a saúde pública”. Com a parceria com a Ebal, diz Zugaib, além de incentivar o consumo do leite pasteurizado, haverá também uma maior geração de emprego e renda para os pequenos produtores do município.
O leite cru, que vem direto da vaca sem passar por nenhum tipo de tratamento, possui muitos micróbios que podem causar doenças, como febre, tuberculose, cólera, dor de cabeça, dor de barriga, hepatite e até a brucelose, que é incurável. Com a pasteurização, o leite passa por uma tratamento de calor e frio capaz de matar todos os micróbios, ao mesmo tempo que conserva todos os seus nutrientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *