TRANSATLÂNTICOS

Os dois primeiros navios transatlânticos – Blue Dreams e Costa Allegra – que vão trazer turistas a Ilhéus no período de dezembro deste ano a março de 2004, atracam no Porto Internacional de Ilhéus na manhã desta quarta-feira (10). Os turistas serão recepcionados ao desembarcar por equipes da secretaria municipal de Turismo e grupos ligados a empresas do trade que irão fornecer material informativo sobre o sítio histórico do município e de translados, além de distribuição de diversos brindes, incluindo a programação permanente de verão da cidade.

Conforme o secretário Romualdo Pereira, a novidade da temporada será o fretamento do navio Blue Dreams pela operadora de turismo CVC, por seu luxo e design moderno. Apesar de seu porte, o número de passageiros que pode ser transportado é de cerca de 700 pessoas, devido ao maior espaço nas cabines e ambientes internos. O Blue Dreams (“Sonhos azuis”) fará cruzeiros entre Santos e Salvador, com escalas em Búzios, Salvador, Ilhéus e Ilhabela, além de mini-cruzeiros de três e quatro noites com partidas em Santos e visitando Búzios e Ilhabela e um mini-cruzeiro com partida em Recife e visitando Fernando de Noronha e Natal.
COSTA ALEGRA – Além dos navios que farão cruzeiros regulares na costa brasileira está o Costa Allegra, que conta com roteiros em Prata (com Buenos Aires e Punta del Este). O cruzeiro para a Terra do Fogo e mini-cruzeiros partindo de Santos e Rio de Janeiro e com escala também em Ilhéus. O Costa Allegra volta à América do Sul,depois de um ano de ausência. Na temporada 2001/2002 o navio foi direcionado ao público argentino, embora oferecesse várias partidas do Brasil, mas retornou à Europa com quase um mês de antecedência devido à baixa procura ocasionada pela crise econômica que atingiu aquele país.

A marca Costa surgiu no mercado italiano em 1854, quando Giacomo Costa criou a Giacomo Costa fu Andrea, sociedade ativa no comércio de azeite e tecidos entre Gênova e a Sardenha. Em 1924 a empresa adquiriu seus primeiros barcos, possibilitando o transporte de seus produtos para novos mercados, e nos anos 40 já possuía uma frota de 8 cargueiros.

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