ILHÉUS AMPLIA EQUIPES DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

Ilhéus será o quinto município da Bahia a assinar projeto que visa a expansão e consolidação do Programa Saúde da Família (Proesf). Com a ampliação do convênio com o Ministério da Saúde, o prefeito Jabes Ribeiro e o secretário municipal de Saúde, Paulo Medauar, decidiram ampliar o atendimento às famílias nos bairros Teotônio Vilela, Salobrinho, Nossa Senhora da Vitórias, Nelson Costa e alto do Basílio, que já contam com unidades do programa Saúde da Família.

A assinatura do convênio acontecerá na próxima semana, em Brasília, com a participação do ministro Humberto Costa, durante a realização da XII Conferência Nacional de Saúde. A participação de Ilhéus se deve à inclusão entre os municípios baianos com projetos aprovados no Ministério da Saúde. Além de Ilhéus, terão serviços ampliados Teixeira de Freitas, Barreiras, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Juazeiro.

O secretário Paulo Medauar explica que, para garantir a ampliação do Proesf, o prefeito Jabes Ribeiro se empenhou em adotar todas as medidas necessárias, “pois consideramos esta a melhor estratégia de assistência à saúde, sobretudo para as comunidades carentes”, disse. Destaca que Ilhéus apresentou o Projeto de Expansão e Consolidação do Programa Saúde da Família (Proesf), “que foi analisado, aprovado, homologado e habilitado pela Comissão Intergestora Tripartite, em junho deste ano, tendo também encaminhado a ata de aprovação do projeto municipal de expansão do Saúde da Família, através do Conselho Municipal de Saúde”.

PROESF – O Programa Saúde da Família foi criado em 1994 pelo Governo Federal, tendo como principais objetivos reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases substituindo o modelo tradicional, ou seja, levando a saúde para mais perto das famílias, priorizando as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas de forma integral e contínua, sendo o seu atendimento realizado em unidade básica ou no domicílio por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Em Ilhéus, o PSF conta ainda com a participação de estudantes do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *