SAÚDE EM ILHÉUS GARANTE PROGRAMA DE REABILITAÇÃO EM DEFICIÊNCIA FÍSICA

As atividades desenvolvidas em Ilhéus pela secretaria municipal de Saúde e as metas para o próximo ano do Núcleo de Atenção Especializada (Nae) foram apresentadas no II Fórum do Programa de Prevenção e Assistência às Deficiências, em Salvador, pela coordenadora do núcleo, Magnalva Velanes. Além dessas ações também ocorreram debates sobre a implantação das oficinas terapêuticas, ampliação do atendimento fisioterápico à criança de 7 a 14 anos e o acompanhamento a pacientes ostomizados e concessões de bolsas de ostomia. O evento contou com a participação de diversos municípios que prestam assistência nessa área, a exemplo de Teixeira de Freitas, Jequié, Itaberaba, Vitória da Conquista, Juazeiro.

O Núcleo de Atenção Especializada, situado na avenida Soares Lopes, presta assistência aos portadores de deficiência com seqüelas e incapacitados, através de um conjunto de ações na área de reabilitação. O usuário com situação de deficiência chega à entidade referendado pelas unidades básicas de saúde do município e pelos núcleos do Programa de Saúde da Família (PSFs) e são recebidos por técnicos especializados que orientam e avaliam suas necessidades para posterior encaminhamento.
Atualmente, o NAE oferece serviços em fisioterapia (serviço médico e especializado), estimulação precoce (0 a 4 anos), fonoaudiologia, enfermagem, nutrição e dietética, serviço social, assistências farmacêutica, preparação para as atividades de vida diária e concessão de órtese, prótese e meios auxiliares. Na unidade são atendidos pessoas de 0 a 4 anos, portadoras de atraso psicomotor e usuário de qualquer faixa etária e portador de deficiência física.
Ao considerar a participação de Ilhéus no fórum, o secretário municipal de Saúde, Paulo Medauar, disse que “isso significa o compromisso de prestar uma atenção especializada prevenindo e reabilitando aquele quer por um infortúnio da vida nasceu ou adquiriu uma deficiência. As metas para o ano de 2004 serão o elemento norteador do trabalho, buscando sempre servir mais e melhor”, garante Medauar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *