O Memorial da Cultura Negra de Ilhéus, localizado na rua 19 de Março, abre a sua programação para a alta temporada de verão nesta quinta-feira, dia 4, às 21 horas, com a realização da “Quinta Alternativa”, que envolve a apresentação de shows e outras atividades artísticas. No dia seguinte, com o Projeto Sexta Cultural, no mesmo horário, a noite contará com muito samba de roda. Já no sábado, dia 6, acontece o Baile Afro, também às 21 horas, e no domingo (7), será a vez do Projeto Caia no Reggae, a partir das 17 horas.
Criado pelo prefeito Jabes Ribeiro, o Memorial da Cultura Negra, de acordo com seu coordenador, Marinho Rodrigues, vem se tornando um dos principais referenciais da cultura afro no município, e a partir da realização de eventos, vem sendo possível ampliar essa divulgação, tornando mais acessível ao grande público o acesso as manifestações culturais, como o samba, a capoeira, o maculelê e a própria culinária. Nesse sentido, lembra que também foi importante o resgate dos blocos afros – outra iniciativa do prefeito -, o que vem resultado no surgimento de novas agremiações.
Ainda de acordo com Marinho Rodrigues, além da promoção de eventos, o Memorial da Cultura Negra, em parceria com o Conselho das Entidades Afro Culturais, busca incentivar a cidadania, promovendo encontros de grupos distintos, a exemplo da luta para a criação da associação dos terreiros de candomblé. “Agora, conseguimos inserir a nossa programação de shows no Verão Cravo e Canela/2004, promovido pela prefeitura, o que nos garante novos avanços.