Bruno Galini fecha o ano com chave de ouro

O ano de 2003 foi muito bom para o baiano Bruno Galini, de 17 anos. O garoto
encerrou a temporada com os títulos de campeão estadual e ilheense nas categorias
Júnior e Open, além de finalizar o Circuito Baiano numa excelente sexta posição
entre os profissionais.

“Bruninho” passou a somar três títulos em dois anos competindo no Baiano, já que
foi campeão mirim em 2002. “Venho fazendo um trabalho forte com meu técnico
Gabriel Macedo, e graças a Deus está tudo dando certo. Vamos continuar
batalhando para que 2004 seja um ano ainda melhor”, falou Galini.

Outro bom resultado obtido por Bruno este ano foi o vice-campeonato júnior na
penúltima etapa do Circuito Brasileiro de Surf / Taça Roberto Valério 2003, na
praia D’ulé, em Vila Velha (ES). “Liderei a bateria por um bom tempo, mas nos
instantes finais o Róbson Santos achou uma onda muito boa e me deixou em
segundo”, lembra o baiano.
Para 2004, seus principais objetivos são o bicampeonato baiano júnior, o título
estadual profissional e a conquista da categoria Júnior no Circuito Brasileiro de
Surf / Taça Roberto Valério 2004. Além dos intensos treinamentos diários,
“Bruninho” deve embarcar para o Peru em fevereiro, visando aprimorar seu talento.
Além de Galini, também vão viajar os atletas Rudá Carvalho, Marcelo Alves, Max
Roosli, Daniele Serafim e Sofia Waria, além do técnico da equipe, Gabriel Macedo.

Nome completo: Bruno Galini Ramos
Idade: 17 anos
Patrocínios: Stanley, Spy, Backdoor e Surfing Series
Local de treino: praia da Ponta(Praia do Sul), Ilhéus (BA)

Melhor pico: Ponta(Praia do Sul)
Campeonato inesquecível: A sexta etapa do Brasileiro Amador deste ano, em Maresias
(SP). O mar estava bombando, com algumas séries chegando aos 3 metros. Foi irado,
consegui pegar altas ondas!
Ídolo: Wilson Nora
Principais títulos: Campeão baiano Mirim, Júnior e Open; campeão ilheense Iniciante,
Mirim, Júnior e Open.

LEVADA ELÉTRICA ANTECIPA CLIMA DE CARNAVAL EM ILHÉUS

A cidade de Ilhéus vai entrar o ano novo já em ritmo carnavalesco, com a realização da Levada Elétrica, promovida pelo bloco 10Colados e Prefeitura Municipal, tendo como atrações principais as bandas Cheiro de Amor e Olodum, além do cantor Beto Jamaica. Também têm participação garantida os grupos musicais da região, Circuito Fechado, Abadaba e S4 & Cia. A festa, que acontece na avenida Soares Lopes, principal passarela dos grandes eventos populares da cidade, será realizada nos dias 2, 3 e 4, com início previsto sempre às 21 horas.

Para garantir a tranquilidade dos foliões, a Levada Elétrica, nesta sua segunda edição, contará com um esquema especial de segurança sob a responsabilidade do II Batalhão de Polícia Militar. Além dos postos fixos que serão instalados nas praças Castro Alves, Rui Barbosa e Dom Eduardo, o esquema especial da PM conta com um efetivo de 200 homens que se encarregará de guarnecer todo o circuito da avenida e áreas próximas. Da estrutura do evento fazem parte ainda serviços de atendimento médico da Secretaria de Saúde, que disponibilizará ambulância, e do contingente do Corpo de Bombeiros.

De acordo com Marcelo Trotta, a Levada Elétrica será aberta às 21 horas de sexta-feira (2), tendo como principal atração da noite à banda Cheiro de Amor, que tocará em cima de seu próprio trio e em seguida será a vez da banda Circuito Fechado, que tocará para os “pipocas” até as 4 horas da madrugada. No sábado (3), a grande atração é o Olodum que se encarregará de animar os integrantes do 10Colados e o público em geral, em cima do trio Barretão. Na mesma noite o público poderá brincar ainda com o som da banda Abadaba.

A Levada Elétrica, que já se insere no calendário de festas populares de Ilhéus, será encerrada no domingo (4), com a apresentação do cantor Beto Jamaica – atração principal – e da banda S4 & Cia, que se apresenta logo depois. O diretor do 10Colados estima que cerca de três mil pessoas brincarão dentro das cordas do bloco e que um público de 50 mil pessoas prestigiará o evento nos três dias de festa.

ILHEENSES FORAM OS VENCEDORES DA CORRIDA RÚSTICA BENEFICENTE

Os atletas Reinam Trindade, de Ilhéus; Marcos Néri, de Itabuna; e Alex dos Santos Oliveira, de Ilhéus, se classificaram em 1º, 2º e 3º lugares respectivamente, na I Corrida Rústica Beneficente, promovida pela Secretaria do Esporte e Cidadania e a Liga Ilheense de Atletismo, no último fim de semana, na Praia dos Milionários, zona sul da cidade. No feminino, a atleta Valdiane de Jesus Bevenuto conseguiu a 1º colocação, vindo em seguida Licia Rodrigues da Silva e Jaíra da Silva Bevenuto, todas de Ilhéus. Os 45 atletas que participaram da corrida conseguiram completar o percurso de 8 quilômetros determinado pela coordenação da prova.

Pela participação na competição, todos receberam medalhas, mas só os primeiros colocados levaram troféus para casa. Além de servir como elemento de incentivo ao esporte, a corrida foi realizada para arrecadar donativos que foram doados à Creche Santa Clara, situada no bairro do Banco da Vitória, zona oeste de Ilhéus. Na ocasião da prova, os atletas doaram um total de 50 quilos de alimentos não perecíveis. Com a corrida, a Liga Ilheense de Atletismo e Secretária do Esporte de Cidadania encerram as provas de atletismos do ano de 2003.

Tendo como ponto de largada e chegada a Cabana Arco-Íris, a I Corrida Rústica Beneficente, contou com a segurança do contingente da 2ª Cia de Polícia Militar de Ilhéus, sediada na zona sul. Uma ambulância da Secretaria de Saúde ficou a disposição dos atletas, mas nenhum incidente foi registrado. Também o Corpo de Bombeiros da cidade acompanhou a realização da prova. Segundo o presidente da Liga Ilheense de Atletismo, Alex Oliveira, o evento atingiu seus objetivos, uma vez que reuniu atletas das cidades de Ilhéus e Itabuna, e transcorreu em clima de muita tranqüilidade e confraternização.

MÚSICOS SE APRESENTAM NA FEMTUR

Mais duas atrações musicais da região estarão se apresentando neste fim de semana na XII Feira de Moda e Turismo (Femtur), instalada na avenida Soares Lopes, em frente à praça Rui Barbosa, em Ilhéus. A cantora Amanda Andrade, com um repertório apurado, faz show a partir das 19h30min de sexta-feira (2), no palco armado na praça de alimentação da Femtur. No sábado (3), também no mesmo horário, será a vez do compositor e cantor Luciano de Lucas se apresentar no espaço. Constituindo-se num dos pontos mais freqüentados na alta temporada, a Femtur oferece música ao vivo ao público nos fins de semana, como forma de valorizar o artista da terra e atrair turistas e a população local ao evento.

Entre vários outros eventos da temporada do Verão Cravo e Canela 2003/2004, a Feira Moda Turismo, além de ser uma excelente opção para compraS de diversos itens, é um espaço onde o público pode desfrutar de lazer e entretenimento, a exemplo da própria música ao vivo, jogos eletrônicos e bares, que encontram-se localizados na praça de alimentação. São 43 estandes expondo produtos de moda praia, bijuterias, bolsa, artesanato, entre outros, espalhados pelas galerias do shopping a céu aberto. A coordenação do evento garante que desde que foi aberta, a XII Femtur vem recebendo um grande público e até o término desta edição deverá passar pelo local cerca de 50 mil pessoas. O volume de venda deve ficar em torno de um milhão de reais até o dia 25 de janeiro.

Segundo o presidente da Associação das Indústrias de Confecções, Roberto Soares, promotora da Feira junto com a Prefeitura de Ilhéus, a Femtur vive um dos seus melhores momentos desde que foi criada, uma vez que os expositores acumulam experiência das últimas edições, “e também tivemos a oportunidade de ir corrigindo as possíveis, com o objetivo de tornar a Femtur cada vez mais participativa, oferecendo ao público em geral, produtos da melhor qualidade e também lazer e entretenimento.

Viação Gabriela perde na Justiça

O juiz de Direito da Segunda Vara Cível da Comarca de Ilhéus, Helvécio Giudice de Argôllo, além de não acatar o pedido de mandado de segurança impetrado pelo empresário Valderico Reis, com a finalidade de continuar operando linhas do transporte coletivo do município, também julgou extinto, ontem, o processo sem julgamento do mérito. De acordo com a sentença do Juiz, “Não obstante tenha-se inadvertidamente, permitido alguma sobrevida ao presente Mandado de Segurança, abrindo-se ensejo para colher informações das Autoridades indigitadas coatora, o fato é que a natureza do conflito de interesse que se busca dirimido através do “mandamus” afigura-se flagrantemente inviável pela via eleita; não só pelo descabimento e pauperismo das “provas” apresentadas com a inicial em torno dos fatos constitutivos do “direito” cuja existência e lesão se afirmam, mas sobretudo em razão da indisfarçável origem duvidosa do direito alegado, porquanto erigido em bases confessadamente ilegais, em que pese a tentativa do Impetrante de, mau sofismando, engendrar discurso defensivo quanto a viabilidade de gestação de direito líquido e certo a partir de prática manifestamente ilícita”.

Segundo o Juiz, e de acordo com a sentença proferida: “Tais circunstâncias, ou seja: a ausência de prova pré-constituída do direito que se afirma, e a invocação de conduta ilícita como passível de geração de efeito jurídico incontestável, redundam, respectivamente, na inexistência de condições genéricas (interesse de agir/possibilidade jurídica do pedido) e específica (prova pré constituída) para o exercício do direito da ação em tela, pelo que se impõe, “prima facie”, a sua extinção, sem julgamento do mérito, nos termos do comando do art. 8.º da Lei 1.533/51”. E mais: “Verifica-se, destarte, que a Impetrante, confessadamente, nunca participou ou venceu qualquer processo licitatório que lhe tenha outorgado a concessão de “concessionária”, de modo que tal declaração se constitui em flagrante admissão de afronta aos comandos Constitucionais principiológicos insculpidos no inc. XXI do art. 37 da Constituição federal”.
No seu pedido de Mandado de Segurança, o empresário Valderico Reis declara que “com a anuência, dada por nós, e com o conhecmento do então prefeito Dr. João Lyrio, gestor à época, houve concessão dos direitos de exploração das linhas objeto da concorrência de n.º 02/88 da empresa Nossa Senhora das Candeias para a empresa Viação Gabriela Ltda. Portanto, o que nos reservamos a declarar é que a empresa Viação Gabriela Ltda. possui a concessão das linhas”. Sobre esse argumento, em sua sentença, o juiz Helvécio Argôllo diz: Lastreado nessa declaração, que na essência é um libelo de confissão de ilícito, procura a Impetrante demonstrar sua condição (status) de concessionária, e o que é pior, acreditando mesmo, ao que parece, na existência de probidade na prática que denuncia, o que é um equívoco grande, haja vista que a partir de tais fatos o que se verifica é uma sucessão de condutas atentatórias aos princípios básicos que norteiam a atividade administrativa, a exemplo da probidade e da moralidade”.
Ao final de sua sentença, o juiz afirma que, “com relação ao segundo fundamento do Impetrante, no sentido de que o processo licitatório deflagrado pelos Impetrantes estaria maculado com o vício da nulidade, por conta da ausência do requisito de que trata o art. 5.º da lei 8.987/95, qual seja, da devida justificação da outorga da concessão ou permissão que se pretende implementar, além da circunstância de que o mesmo já foi ultimado, seu despropósito é flagrante, haja vista encontra-se nos autos trazidos pelo próprio Impetrante, o ato de justificativa da licitação anunciada, cuja publicação foi havida no Diário Oficial do Município na data de 1.º de setembro de 2003, como se observa pelo documento fl. 20 do volume 03. Ante todo o exposto, com fundamento nos dispositivos legais já referenciados, JULGO EXTINTO O PROCESSO SEM JULGAMENTO DO MÉRITO”.

CÂMARA DE ILHÉUS TEVE UM ANO DE REALIZAÇÕES

“Tivemos um ano de grandes realizações, projetos importantes aprovados e alguns debates históricos. Além disso, o Poder Legislativo Municipal foi homenageado em Brasília, por ocasião dos 180 anos do Congresso Nacional, como o mais antigo do Brasil”. A declaração foi dada pelo presidente da Câmara de Ilhéus, vereador Zerinaldo Sena (Zerí), durante entrevista concedida à imprensa local. Segundo ele, em 2003, a instituição ratificou sua condição de “casa do povo”, conseguindo, mais uma vez, ser o principal porta voz dos ilheenses, principalmente dos menos favorecidos.

Durante cerca de dez meses, o povo e os diversos segmentos da sociedade civil organizada de Ilhéus foram ao Palácio Teodolindo Ferreira com o objetivo de debater temas importantes para a retomada do desenvolvimento sócio-econômico do município. Passaram pelo Plenário Gilberto Fialho discussões sobre o problema do meio ambiente, a questão da segurança pública, o drama do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, a educação na rede municipal de ensino, a escassez de empregos na cidade, as dificuldades dos deficientes físicos, as propostas para o turismo municipal e o desenvolvimento portuário na Bahia e em Ilhéus.

Além disso, proposições importantes para a melhoria da qualidade de vida do povo de Ilhéus, principalmente dos mais carentes, foram aprovadas durante o ano. Outro aspecto positivo materializado em 2003 foi a valorização do mandato parlamentar. Resultado de determinação do presidente Zerinaldo Sena, todos os gabinetes e departamentos da Câmara foram dotados de Internet – a Rede Mundial de Computadores. Nesse primeiro ano da atual mesa diretora, que também conta com Edson Silva, vice-presidente; Ivo Evangelista, 1º secretário; e Elicio Gomes de Sá, 2ª secretário – foi possível reformar o Plenário Gilberto Fialho, transformando-o num dos mais belos do interior da Bahia. As melhorias incluíram ainda a criação de um novo receptivo e uma Sala de Reuniões Parlamentares. Somado a tudo isso, a reestruturação da Assessoria de Imprensa, visando o fortalecimento de um canal de comunicação com a comunidade.

BALANÇO – Em 2003, foram aprovados 84 projetos de lei de autoria dos vereadores e 19 propostos pelo Executivo Municipal, além de 313 indicações, 218 requerimentos, 191 moções e 28 resoluções. A Câmara de Ilhéus encerrou os trabalhos legislativos do ano no último dia 16, com a aprovação do Orçamento do Município para 2004. A retomada das sessões plenárias está prevista para o dia 17 de fevereiro, quando, mais uma vez, o prefeito Jabes Ribeiro fará o discurso solene de reabertura das atividades.

Ainda como parte de seu cronograma anual, a Câmara concedeu no último dia 5 de dezembro 22 Títulos de Cidadão Ilheense a personalidades que, apesar de não terem nascido na cidade, contribuem em suas respectivas áreas de atuação para o desenvolvimento do município. A solenidade de outorga aconteceu no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, e foi prestigiada por lideranças políticas, autoridades empresariais e representantes comunitários. Por ser, segundo o IBGE, o Poder Legislativo Municipal mais antigo do Brasil a Câmara foi homenageada em Brasília durante o I Encontro Nacional de Legislativos, evento ocorrido no Congresso Nacional, nos dias 13 e 14.

Ano novo, vida nova?

Ano novo, vida nova?

Todo final ano é a mesma coisa. Com menor ou maior intensidade, o período consegue estimular diversas reflexões e profundas análises sobre o que deu e o que não deu certo, o que foi possível e o que não foi possível realizar, o que virou realidade e o que continua insistindo em ficar apenas no papel. Uma das coisas mais engraçadas do final de ano é o conjunto de promessas que caracteriza as boas intenções de uma infinidade de pessoas. “No próximo ano vou fazer um regime”, “depois das férias, vou voltar a estudar”, “2004 vai ser diferente. Vou me dedicar mais a minha família”. “Em janeiro vou retomar a reforma lá de casa”. E por aí vai. Por conta disso, o ano que ainda não nasceu torna-se pródigo em realizações potenciais e, não raras vezes, destituídas de qualquer impulso verdadeiramente volitivo.

Sem dúvida alguma, é extremamente confortante quando ouvimos de alguém um “feliz ano novo”. Quando sincero, faz bem ao coração e auxilia o processo de renovação mental e físico tão importante para enfrentarmos com sucesso mais um ano de trabalho. Todavia, os votos de um “feliz ano novo” pouco adiantarão se não servirem também para “recarregar nossas baterias” visando às transformações que “martelam” nossas mentes, mas que, fustigadas pela inércia e pelas dificuldades cotidianas, são sempre adiadas para o próximo ano. Um dos slogans mais conhecidos dessa é época é o “ano novo, vida nova”. Contudo, que vida nova é essa se continuamos fazendo as coisas da mesma forma, desenhando os mesmos passos e alimentando os mesmos defeitos? Como diz o Pastor Pedro Chagas, presidente da Igreja Batista Lindinópolis, tem gente que sofre da síndrome de Gabriela. “Eu nasci assim, eu vou ser sempre assim”.

Se a chegada de um novo ano suscita reflexões é porque os seres humanos costumam errar e acertar. Como é óbvio, os acertos devem ser preservados. Diversamente, os erros precisam estimular mudanças de rota e repaginações existenciais. Conheço pessoas que permanecem na infelicidade porque não conseguem romper com coisas simples, viabilizar projetos factíveis ou simplesmente dar o primeiro passo em direção aos seus sonhos. São tomadas por uma inércia tão gigantesca que a mesmice acaba sendo um bom negócio. No início do século passado, o pensador americano Paul Kerner disse que “o homem que não alimenta seus sonhos não é digno do oxigênio que respira”. Exageros à parte, somos obrigados a reconhecer que sobra pouco do brilho humano quando as pessoas não mudam com as perdas, fracassos, equívocos e mazelas que caracterizam o mundo.
A existência humana é recheada de ingredientes que permitem mutações de vários tipos. Por isso, feliz do ser humano que foi melhorando com o tempo e que, estimulado pelo desejo de crescimento interior, vive diariamente essa busca. Precisamos sair do lugar, dar vazão às nossas inquietações e fornecer um pouco mais de sentido aos nossos cotidianos. Assim, que a passagem de ano não seja apenas uma festa, um mero esvaziar de gavetas ou uma relação de intenções que provavelmente continuarão apenas no plano abstrato. Que ele traga, mais do que qualquer coisa, a convicção de que não viemos aqui para sermos mais um na multidão. Fomos criados por Deus, entre outras coisas, para construirmos um mundo melhor e, principalmente, para continuarmos evoluindo mental e espiritualmente.

Alex Malta Raposo

FESTA DA VIRADA DO ANO EM ILHÉUS SERÁ MARCADA COM MUITA ANIMAÇÃO

O município de Ilhéus se prepara para realizar mais um alegre e movimentado reveillon, oferecendo várias opções festivas para os turistas e comunidade em geral. Como já se tornou tradição, mais uma vez a Prefeitura vai promover sua festa da virada do ano marcada com animação e queima de fogos de artifício, no “Reveillon Popular”, que acontece na avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião. Como nos anos anteriores, o evento deverá reunir milhares de pessoas, tendo como atrações musicais as bandas Zabumbahia, Sambágua e Di Bali, contando com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, da primeira-dama Adryana Ribeiro, secretários, assessores municipais e convidados. À meia-noite está programado show pirotécnico com a tradicional queima de fogos de artifício na praia da avenida, e as oferendas de presentes aos orixás que “governam” as águas, ritual mantido anualmente por terreiros de candomblé do município e de cidades circunvizinhas.

Além do “Reveillon Popular”, diversos estabelecimentos privados de Ilhéus farão a festa da virada do ano, a exemplo do bar e restaurante “Boca du Mar”, localizado na avenida Lomanto Júnior, bairro do Pontal, que promove sua festa animada pelas as bandas Jammil e Lordão. Também o Kalua – situado na rodovia Ilhéus-Canavieiras – terá como atrações às bandas Braga Boys e Zabumbahia, prometendo um reveillon alegre e descontraído. Já as cabanas da Praia do Sul também já se preparam para comemorar a chegada do ano novo, e vão oferecer muita música ao vivo com cantores e grupos locais, além de um cardápio variado dentro do espírito festivo.

OPERAÇÃO BEIJUPIRÁ – Como sempre acontece, a festa da virada do ano em Ilhéus começa bem antes do cair da tarde do dia 31, quando as praias do extenso litoral do município recebem os inúmeros terreiros de candomblé locais e de cidades circunvizinhas, além dos moradores da cidade e visitantes. Para que tudo transcorra dentro da total tranquilidade, a Polícia Militar irá reforçar o esquema de segurança nas rodovias de acesso às cidades litorâneas, através da Operação Beijupirá, alertando o condutor de veículos e motociclistas sobre a manutenção de normas de segurança nas estradas, tanto nos locais de maior freqüência durante as festas, como na orla marítima durante o dia.

RS-BLUE DREAM VOLTA A ATRACAR NO PORTO DE ILHÉUS DIA 31

Mais uma vez o navio transatlântico RS-Blue Dream voltar a atracar no Porto Internacional de Ilhéus, na manhã do dia 31, retornando em seguida nos dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro de 2004. Fretado pela operadora de turismo CVC, o Blue Dream possui capacidade máxima de 700 pessoas e durante toda a alta estação estará trazendo também turistas a Ilhéus nos dias 4, 11 e 25 de fevereiro. Além de Ilhéus, o R5 Blue Dream faz cruzeiros entre Santos e Salvador, com escalas Búzios, Salvador e Ilhabela, além de mini-cruzeiros de três e quatro noites com partidas em Santos e visitando Búzios e Ilhabela e um mini-cruzeiro com partida em Recife e visitando Fernando de Noronha e Natal.

O Blue Dream, da espanhola Pullmantur Cruceros, é nada menos que o ex-R5 da extinta Renaissance Cruises. Por seu luxo e design moderno, o impacto causado pelo lançamento do navio no Brasil foi comparável ao do Splendour of The Seas há três anos atrás. Apesar de seu porte, o número de passageiros que pode ser transportado no R5 é reduzido (cerca de 700), devido ao maior espaço nas cabines e ambientes internos. O ratio (razão entre o número de passageiros e tripulantes) é a maior entre os navios que farão cruzeiros no Brasil: um tripulante para cada dois passageiros (ou um tripulante por cabine). O passageiro, no entanto, deverá estar preparado para pagar mais por um serviço diferenciado (fala-se em tarifas até 18% acima de seus concorrentes diretos).
Lançado ao mar em 2000, o R5-Blue Dream – que será o mais moderno e luxuoso navio a operar na costa brasileira neste verão -, tem 30.277 toneladas, 181 metros de comprimento, 25,5 metros de largura e apenas 6 metros de calado (o que permite sua operação, sem restrições, em todos os principais portos brasileiros). Possui 349 cabines, sendo 328 com vista para o mar (249 com varanda) e apenas 21 internas, transportando 698 passageiros em ocupação dupla (dois por cabine) ou até 824 com todos os leitos ocupados.

TRIPULAÇÃO – Sua tripulação, composta basicamente por espanhóis, portugueses e brasileiros (o que elimina a barreira do idioma e conseqüentes problemas de comunicação entre tripulantes e os passageiros brasileiros que não dominem o inglês), é de 376 pessoas, o que representa, aproximadamente, um tripulante para cada dois passageiros. As linhas modernas do R5-Blue Dream contrastam com a decoração clássica e sóbria de seus ambientes, rica em madeira, inspirada nos mais luxuosos navios da primeira metade do século passado.

NOVA EMPRESA DE ÔNIBUS GANHA APOIO DA POPULAÇÃO DE ILHÉUS

A Viametro começou a funcionar já com todo o seu potencial atendendo a todas as exigências do processo licitatório, como a implantação de 43 linhas com ônibus zero quilômetro e serviço de bilhetagem eletrônica; o funcionamento de linhas especiais para os altos do Teresópolis, Ceará, Boa Vista, Tapera e Basílio, através de micro-ônibus com poltronas confortáveis, e também a implantação de linhas com veículos com ar-condicionado, a exemplo de Olivença, Conquista e Teotônio Vilela. Para o secretário de Infra-Estrutura, Isaac Albagli, esse foi um passo fundamental determinado pelo prefeito Jabes Ribeiro no sentido de dotar o município com um moderno e eficiente sistema de transportes.

Espero que a partir de agora a gente não tenha que perder tempo no ponto e nem chegar atrasados ao serviço por motivo de ônibus quebrado. A expectativa é da usuária Elizete Moreira, residente no distrito de Sambaituba, ao opinar sobre a nova empresa de transportes urbanos e interdistrital – Viametro Transportes Urbanos Ltda. – que começou a operar no município de Ilhéus na manhã do último domingo (28), em substituição à Viação Gabriela, que funcionava precariamente e não participou da concorrência pública em forma de licitação realizada pela Prefeitura.
Para Jobson Oliveira, residente no alto da Tapera, a implantação dos micro-ônibus “é um benefício, principalmente para as senhoras de idade e as crianças. Antes, todos eram obrigados a subir andando ou então tendo que desembolsar para pagar táxi”. Com relação aos veículos com ar-condicionado, a usuária Catarina Souza, diz que, além da vantagem de fazer uma viagem um pouco mais longa, com mais conforto e comodidade, “continuamos pagando o mesmo valor de um real, o que é mais importante, pois beneficia toda a população”.
Anita Alves, moradora do bairro do Malhado, também comemorou a entrada em operação da nova empresa de transportes Viametro. Ela confessou ter ficado surpresa ao pegar um ônibus com destino ao centro da cidade, “e verificar a limpeza no interior do ônibus”. Afirmando estar se sentindo satisfeita, disse que sempre reclamava por encontrar as cadeiras sujas, “mas agora acredito que vai ser tudo diferente, e isso vai ser muito bom para nós e para Ilhéus”.

Para o secretário Isaac Albagli, que acompanhou toda a movimentação da Viametro no seu primeiro dia de operação, tudo transcorreu dentro da normalidade, “e o que mais nos deixa satisfeitos é verificar o grau de satisfação da população, que agora conta com o melhor sistema de transportes do interior da Bahia, e também de todo o Nordeste, pois somos a única cidade a oferecer ônibus com ar-condicionado em linhas convencionais sem majoração da tarifa, além dos micro-ônibus para atendimento às localidade de difícil acesso”.
Depois da entrada da Viametro em operação, Albagli ressalta que a prioridade do prefeito Jabes Ribeiro, ainda dentro do programa de modernização do transporte coletivo, continua sendo a conclusão das obras de construção do Terminal Urbano, cujo serviços foram retomados e tem prazo de cinco meses para entrega aos usuários. “E dentro dos novos projetos está incluída também a implantação de modernos pontos de ônibus, fechando um círculo de investimentos no setor, que teve início com a manutenção do preço da passagem em R$ 0,50 durante quatro anos (1997-2000), e agora com unificação das zonas urbana e rural em R$ 1,00”, salientou.

ATRAÇÕES NACIONAIS E REGIONAIS FARÃO A FESTA DA LEVADA ELÉTRICA

A Levada Elétrica, promovida pelo Bloco 10Colados com apoio da Fundação Cultural de Ilhéus, trará para a avenida Soares Lopes, esse ano, as bandas Cheiro de Amor, Olodum e o cantor Beto Jamaica no primeiro grito carnavalesco da cidade . Além destas atrações, as bandas regionais S4 & Cia, Circuito Fechado e Abadaba, também estarão se apresentando no evento, que será realizado pelo segundo ano consecutivo e já se insere no calendário de festas populares de Ilhéus. A Levada Elétrica acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de janeiro, sempre a partir das 21 até as 4 horas da madrugada. Os coordenadores informaram que a Policia Militar se encarregará de fazer a segurança do público previsto em 50 mil pessoas, nos três dias de festa.

O diretor do Bloco 10Colados, Marcelo Trotta, disse que cerca de três mil pessoas deverão brincar dentro das cordas da agremiação, mas os foliões “pipocas’ terão oportunidade de participar da Levada Elétrica, desfrutando de todas as atrações. Segundo Trotta, uma ambulância será disponibilizada, no sentido de garantir atendimento de emergência, e no que trata da segurança, garantiu que a Polícia Militar trabalhará com um esquema especial para evitar violência dentro do circuito do evento. Para brincar dentro das cordas, os abadás continuam sedno comercializados pelo valor de R$ 60, que pode ser pago à vista ou através de cartão e em parcelas.

Na sexta-feira (2), a principal atração da Levada Elétrica é a Banda Cheiro de Amor, puxada pelo seu próprio trio. Nesse mesmo dia, a banda Circuito Fechado toca para a galera. O Olodum se encarregará de animar os integrantes do 10Colados e o público em geral, em cima do Trio Barretão, no sábado (3). Nesse mesmo dia, o público poderá brincar ainda ao som da Banda Abadaba. Para encerrar o evento, estarão tocando o cantor Beto Jamaica, no domingo (4), em cima do Trio Barretão. Também no domingo, a Banda S4 & Cia se encarregará de animar os inúmeros pipocas que estão na avenida.

NOVA EMPRESA DE TRANSPORTES COMEÇA A OPERAR EM ILHÉUS

A empresa de transportes urbanos e interdistrital, vencedora da licitação pública realizada pela Prefeitura de Ilhéus – a Viametro Transportes Urbanos Ltda. -, vai começar a operar a partir da zero hora do próximo domingo, dia 28. Com a nova empresa em operação a cidade contará com veículos com ar-condicionado, colocando Ilhéus como a primeira em todo o Nordeste a contar com este tipo de serviço em linhas convencionais, conforme assegura o secretário de Infra-Estrutura, Isaac Albagli. Segundo ele, também por determinação do prefeito Jabes Ribeiro, os ônibus começam a circular já com o sistema de bilhetagem eletrônica e circuito interno de TV em 100 por cento de sua frota.

A Viametro, continua o secretário, também vai operar através de micro-ônibus, para os altos do Teresópolis, Ceará, Boa Vista, Tapera e Basílio com acesso pelas ruas João XXIII e av. Palmares, atendendo uma antiga reivindicação dessas comunidades. Além disso, com a entrada de uma nova empresa, cumprindo-se todos os trâmites legais, será possível garantir a regularização dos horários e de linhas, assim como a criação de novos horários para a sede e interior, afirma Isaac Albagli.

A entrada em operação da nova empresa faz parte do projeto de modernização do transporte urbano e interdistrital no município, adotado pelo prefeito Jabes Ribeiro no início de 1997 com a finalidade de tornar o sistema como o mais moderno da Bahia. Nesse período, além da manutenção do preço da passagem em R$ 0,50 por quase quatro anos, também foi realizada a primeira licitação para o setor ganha pela Viação São Miguel que se habilitou a operar no município ao apresentar a melhor proposta de preço, de 2,5 milhões de reais, cujos recursos foram destinados à programas sociais e também para novos investimentos no projeto de modernização.

Agora, explica Albagli, com a segunda licitação, a Viametro Transportes Urbanos Ltda. pagou um total de 3 milhões de reais, que se destinará à conclusão do Terminal Rodoviário, melhorias na infra-estrutura do sistema (abrigos de passageiros modernos) e ainda em programas sociais, integrando-se o município ao programa de combate a fome. “Vencida mais essa etapa, a próxima será a de transformar o Terminal Urbano em Estação de Transbordo, com a criação de linhas radiais onde o usuário pagará apenas uma passagem para se deslocar a qualquer ponto da cidade”.

Ainda de acordo com o secretário, a nova licitação foi realizada não só para avançar no projeto de modernização do setor como também para cumprir determinação da Constituição Federal e da Lei de Concessões do Serviço Público. “A Viação Gabriela, que detinha uma autorização precária para operar, foi notificada, através do Jornal Oficial do Município, edição de 03 de novembro, para que deixasse de operar a partir do próximo domingo (28)”, ressaltou Isaac Albagli.

MÃO-DE-OBRA – Atendendo as exigências do processo licitatório, a Viametro Transportes Urbanos Ltda. priorizou o preenchimento de suas vagas para os funcionários remanescentes da Viação Gabriela, uma das exigências do prefeito Jabes Ribeiro para garantir a manutenção dos empregos para esses trabalhadores, abrindo-se as inscrições no Sindicato dos Rodoviários de Ilhéus, na travessa Palmares, no bairro do Malhado, logo após o prédio da Justiça Federal.

Baianos fazem bonito no Sorriso Surf Cup

Os dois atletas baianos que participaram do
Sorriso Surf Cup honraram a bandeira do Estado na
competição, encerrada no último domingo (21/12)
com ondas de até 1 metro na praia do Tombo,
Guarujá (SP).

O título ficou com o carioca Raoni Monteiro,
seguido de Pedro Norberto (SC), Adriano de Souza
(SP) e do bicampeão brasileiro Jojó de Olivença
(BA), que ficou com a quarta posição. O outro
baiano que brilhou nas ondas do Tombo foi Flávio
Costa (5º.), eliminado por uma pequena diferença na semifinal.

O campeonato foi disputado num formato inédito,
com 48 surfistas convidados e uma premiação de R$
35 mil, sendo R$ 12 mil para o vencedor. Todos os
participantes se enfrentaram em quatro fases
iniciais e os 16 melhores na soma geral avançaram
para as quartas-de-final.
Nesse tipo de campeonato, os atletas não se
enfrentavam somente na sua bateria, mas contra
todos. Então, o objetivo era sempre conseguir a
melhor nota, o que proporcionou grandes shows de
manobras radicais. Nas quartas e na semifinal, o
sistema utilizado foi o mesmo, com os atletas
surfando em duas fases, para que as melhores
somatórias avançassem.

Resultado final da Sorriso Surf Cup

1 Raoni Monteiro (RJ)
2 Pedro Norberto (SC)
3 Adriano de Souza (SP)
4 Jojó de Olivença (BA)
5 Flávio Costa (BA)
6 Tadeu Pereira (SP)
7 Hizunomê Bettero (SP)
8 Adilton Mariano (CE)
9 Diego Rosa (SC)
10 Renato Galvão (SP)
11 Rodrigo Silva (SP)
12 Heitor Alves (CE)
13 Saulo Júnior (SP)
14 Costinha (SP)
15 Beto Fernandes (SP)
16 Andreas Eduardo (SC)

Assessoria de Imprensa da Federação Baiana de Surf (FBS)

Ader Oliveira

I CORRIDA RÚSTICA BENEFICIENTE SERÁ REALIZADA NA PRAIA DOS MILIONÁRIOS

A I Corrida Rústica Beneficente, evento promovido pela Secretária do Esporte e Cidadania de Ilhéus e a Liga Ilheense de Atletismo, com o objetivo de angariar donativos para a Creche Santa Clara, do bairro Banco da Vitória, na zona oeste de Ilhéus, está prevista começar às 10 horas deste sábado (27), na Praia dos Milionários. A largada acontecerá em frente à Cabana-Arco Íris, local onde ocorrerá também a concentração e a chegada da prova. As inscrições ainda podem ser efetuadas até sexta-feira (26) na Secretaria do Esporte e Cidadania, instalada no anexo de Secretarias, na rua Santos Dumont, s/n, centro, podendo também se inscrever na Cabana Arco-Íris, na quarta (24) e quinta-feira (25).

Segundo o coordenador da prova e presidente da Liga Ilheense de Atletismo, Alex Oliveira, cerca de 70 atletas estarão participando da prova, que será realizada num percurso de 8 quilômetros da Praia dos Milionários. O contingente da 2ª Cia da Polícia mIlitar de Ilhéus sediado na zona sul, se responsabilizará pela segurança do evento e a Secretaria de Saúde se encarregará de prestar assistência médica aos atletas, em caso de emergência, além do Corpo de Bombeiros.

Para realização do evento, os coordenadores contam com o apoio das Cabana Tia Bel, Clima de Férias, Arco-Íris, Soro Caseiro, O Farol e Narigas, A CDL-Ilhéus, Academia Vigor, Chico da Sandália, Sport Lazer, Interbairros e Novo Gás, e o vereador Ivo Evangelista também apóiam a I Corrida Rústica Beneficente. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 73-9983-7888.

REVEILLON POPULAR MARCA FESTA DE FINAL DO ANO EM ILHÉUS

Ilhéus vai saudar a entrada do ano de 2004 com muito suingue e queima de fogos, a começar pelo Reveillon Popular, promovido tradicionalmente pela Prefeitura na avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião. O evento, que deverá reunir um público recorde este ano, terá a animação das bandas regionais Zabumbahia, Sambágua e Banda de Bali, e contará com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, da primeira-dama Adryana Ribeiro, secretários, assessores municipais e convidados. Na virada do ano – meia-noite – acontece o show pirotécnico com a tradicional queima de fogos na praia da avenida, e as oferendas de presentes às divindades das águas, ritual que se repete anualmente pelos terreiros de candomblé.

Entretanto, os festejos pela passagem de ano em Ilhéus não ficam restrito ao Reveillon Popular, estendendo-se aos estabelecimentos privados como o Boca du Mar, localizada no bairro do Pontal, que promove sua festa sob a animação de Jamil e Lordão. Além deste, o Kalua terá como atrações às bandas Braga Boys e Zabumbahia prometendo um reveillon alegre e descontraído. As cabanas da Praia do Sul também já se preparam para comemorar a chegada do ano novo, e vão oferecer muita música ao vivo com cantores e grupos locais, além de um cardápio variado dentro do espírito festivo.

Em Ilhéus, as reverências pela chegada do ano novo começam bem antes do cair da tarde do dia 31, quando as praias do extenso litoral do município recebem os inúmeros terreiros de candomblé de cidades circunvizinhas, além dos da própria cidade. Para que as festas transcorram com tranquilidade, a Polícia Militar irá reforçar o esquema de segurança através da Operação Beijupirá, tanto nos locais de maior frequência durante as festas, como também na orla marítima durante o dia.

ÚLTIMA ETAPA DO CIRCUITO DE CICLISMO ACONTECE NO DOMINGO

A partir das 8 horas de domingo (28) cerca de 80 ciclistas de diversas cidades da Bahia inclusive de Salvador, estarão participando da 5ª e última etapa do I Circuito de Ciclismo e Mountain Baike de Ilhéus, que será realizado no percurso entre as avenida Litorânea Norte e Antonio Carlos Magalhães, no bairro do Malhado, zona norte da cidade. A competição, promovida pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria do Esporte e Cidadania e Associação Ilheense de Ciclismo (ACI), premiará com R$ 1.500, além de troféus e medalhas, os primeiros colocados. Todos os atletas que disputarem a prova receberão certificado de participação.

O circuito é liderado pelos atletas Edson, com 310 pontos na modalidade Moutain Bike Iniciante, da cidade de Itabuna;Francisco Borges, Júnior, com 440 pontos, modalidade Moutain Bike Elite, de Itabuna; João Pedreira, com 310 pontos, modalidade Speed Elite, de Vitória da Conquista; e Joilton, com 380 pontos, modalidade Speed Iniciante, de Itabuna. De Ilhéus estão em posição de destaques os ciclistas Ronaldo, Marilton, Álvaro, Reginaldo, Euclides, Wellington, Ernando, Diego Saad, Wilson e João Paulo. Segundo o presidente da ACI as inscrições podem ser efetuadas no local do evento e maiores informações através dos telefones 73 -632-2479 e 73-9964-8403.
Para a realização da ultima etapa do circuito será montada uma estrutura que conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde, 13ª Ciretran e Sutran. Esses órgãos se encarregarão de promover a segurança e oferecer os primeiros socorro aos atletas, caso haja necessidades, e público durante a prova. As avenidas Litorânea Norte e Antonio Carlos Magalhães ficarão interditada no trecho da realização do circuito, que terá atletas de Ilhéus, Salvador, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Itacará, Santo Antonio de Jesus, Jequié, Ubaitaba e Porto Seguro.

A 5ª etapa do Circuito de Ciclismo e Moutain Bike de Ilhéus recebe apoio também do CDL- Ilhéus, Liga Ilheense de Atletismo, TV Santa Cruz, rádios Baiana, cultura e Santa Cruz, além empresas ligadas ao comércio de bicicletas.

GRANDES ATRAÇÕES CONFIRMADAS PARA O CARNAVAL ANTECIPADO DE ILHÉUS

As bandas Olodum, Terra Samba, Araketu, Harmonia do Samba, Babado Novo, Patchanka, Jammil, Pinel e Lordão, além da cantora Margareth Menezes e mais 25 grupos musicais da região. Estas são algumas das principais atrações que já confirmaram presença no carnaval antecipado de Ilhéus, que acontece no período de 5 a 8 de fevereiro de 2004, na avenida Soares Lopes. A informação é do secretário de Turismo, Romualdo Pereira, que destaca que a folia contará ainda com a participação dos blocos alternativos Descolados e Massicas que irão trazer para a avenida outras grandes atrações do cenário musical baiano, assim como os tradicionais blocos afro e de arrasto. A folia se estende ainda com a realização de bailes infantis e da saudade.

Segundo Romualdo Pereira, o carnaval antecipado de Ilhéus contará, a exemplo dos anos anteriores, com um esquema especial de segurança a cargo das polícias Civil e Militar, além da participação da 13.ª Ciretran, Corpo de Bombeiros e de Salva-Vidas. Também haverá ambulâncias de plantão com médicos e enfermeiros, e durante todo o período carnavalesco serão distribuídas camisinhas, atendendo orientação do Ministério da Saúde. “O nosso objetivo é proporcionar o maior conforto e tranquilidade á todos os foliões de Ilhéus e aos turistas que nos visitam nesta época de alta temporada”.
No que se refere a infra-estrutura, a Secretaria de Turismo vai montar a partir do prédio onde funcionam atualmente as instalações da Unimed até a catedral de São Sebastião sanitários químicos, camarotes oficiais e para comercialização, arquibancadas, bares, restaurantes e barracas que irão comercializar cervejas, refrigerantes, assim como área específica para os ambulantes. Para garantir uma maior segurança e controle, todas as travessas de acesso á avenida serão fechadas, optando-se por portões com vigilância contínua por parte da Polícia Militar que utilizará detectores de metais para evitar a entrada de armas no circuito da folia.

ILHÉUS FAZ DOIS CAMPEÕES BAIANOS DE SURF EM 2003

Antes dos Smolder Surfing Series Skol Festival, duas
categorias já tinham campeões definidos. Na Mirim (até
16 anos), o ilheense Rudá Carvalho havia vencido três
eventos e se deu ao luxo de nem comparecer à última
etapa. Na decisão da categoria em Stella Maris,
Leandro Parafina virou a decisão na última onda e
deixou para trás Flávio Galini (2o.), Bernardo Lopes
(3o.) e Tiago Araújo (4o.).

O campeão da categoria Júnior foi o ilheense Bruno
Galini, que chegou até a final com a pressão de não
poder ficar em quarto lugar para faturar o título
estadual. Galini espantou o nervosismo com uma grande
atuação e detonou seus adversários na final da etapa,
deixando para trás Heloy Júnior (2o.), Hannaoor Araújo
(3o.) e Bernardo Lopes (4o.).

O soteropolitano Leonardo Herêda, 19 anos, é
o mais novo campeão baiano de surf
profissional. Léo garantiu o título após
ficar com a quinta posição no Smolder Surfing
Series Skol Festival, encerrado no último
domingo (21/12) com ondas de até 1 metro na
praia de Stella Maris, em Salvador (BA).

A competição teve caráter beneficente, com os atletas
entregando 20 kg de alimentos para a inscrição na
etapa, válida como a 4a. e última do Circuito Baiano
de Surf Amador 2003 e terceira do Profissional. Ao
todo, foram arrecadadas 4,5 toneladas de alimentos
não-perecíveis.

Dentro d’água, nada de generosidade. Os duelos pelos
títulos do Circuito foram bastante acirrados, levando
o público ao delírio.

Na Iniciante (até 14), o campeão Inaê Fernandes, da
Ilha de Itaparica, também vinha de três vitórias e
chegou a Stella Maris com o título garantido. Porém,
Inaê acabou perdendo a invencibilidade no Circuito,
sendo derrotado na final desta etapa por Weslley
Cristian (1º.) e Vinícius Sátiro (2º.), com o garoto
Leon Godoy (4º.) completando a disputa.

Na categoria Infantil (até 12 anos), o atleta Marco
Fernandez, de Camaçari, nem precisou de muito esforço
para garantir o título estadual. Seu principal
adversário, o ilheense Max Roosli, não pôde disputar a
última etapa e deixou o caminho livre para “Marquinho”
ratificar a liderança do Circuito e fechar o ano com
chave de ouro, conquistando sua terceira vitória no
ano. Na final, Fernandez bateu os atletas Tiago
Queiroz (2o.) e Alfredo Duque, terceiro colocado.

Disputas emocionantes – Nas outras cinco categorias em
disputa, os confrontos eletrizantes pelo título
estadual deram um brilho ainda maior ao Smolder
Surfing Series Skol Festival.

Para garantir o caneco, Léo dependia apenas dele.
Apesar de ter tropeçado na semifinal, o garoto pôde
comemorar seu primeiro título profissional com a
derrota de Christiano Spirro na outra semi.

“Enfim, chegou a hora, e justamente no quintal de
casa. Nos dois últimos anos, cheguei muito perto do
título, mas infelizmente ele não foi meu. Estou
amarradão, e agora vou comemorar com minha namorada e
também minha família”, disse Léo.

Na final da etapa, o ilheense Wilson Nora travou um
grande duelo com seu conterrâneo Charles Costa (2º.).
Nora levou a melhor e embolsou R$ 1,5 mil pela
vitória, com o soteropolitano Heloy Júnior ficando e
terceiro e Jerônimo Bonfim, de Ilhéus, ocupando a
quarta posição.

Wilson e Charles eram candidatos ao título do Baiano,
mas foram eliminados depois que Herêda chegou até a
semifinal do Smolder Surfing Series Skol Festival.
“Infelizmente não deu para levar o título, mas termino
o ano de cabeça erguida e ciente de que fiz uma bela
participação no Circuito”, falou Nora, que passou
quatro meses contundido, está sem patrocínio, e
terminou o ano como vice-campeão estadual e
classificado para o SuperSurf 2004, a divisão de elite
do surf brasileiro.

Na Master (mínimo de 35 anos), o campeão baiano de
2003 só foi definido nos segundos finais, quando Paulo
Falcon, de Salvador, encontrou uma boa onda e pulou
para a terceira posição, deixando seu concorrente
Jorge Martins em quarto lugar. O vencedor da etapa foi
Esdras Santos, o “Fofão”, com Adalvo Argolo ficando
com o vice-campeonato.

O público que presenciou a etapa decisiva do Circuito
Baiano vibrou com a performance dos garotos da
categoria Petiz, disputada pelos atletas com até 10
anos de idade. Bastou a segunda posição para o atleta
Tiago Queiroz faturar o título da mais jovem categoria
do Baiano. O vencedor da etapa foi Paulo Emídio, com
Davi Lima ficando em terceiro e Iagê Araújo em quarto
lugar.

Na categoria Feminino, a soteropolitana Fabiane
Ribeiro teve que rezar bastante para ficar com o
título estadual. Eliminada na primeira fase em Stella
Maris, Fabiane teve que torcer para que Aline Chaves e
Cláudia Vampré não vencessem a etapa decisiva.

Aline dominou a final, mas nos últimos segundos a
atleta Isabela Guerra inverteu o resultado e fez a
alegria de Fabiane Ribeiro, deixando para trás Aline
Chaves (2o.), Cláudia Vampré (3o.) e Denilza
Alcântara, quarta colocada.

Para divertir os surfistas de pranchão, os
organizadores do Smolder Surfing Series Skol Festival
colocaram na água a categoria Longboard. O vencedor
foi o sergipano Toninho, atual campeão baiano, seguido
de Flávio Marola (2o.), Sérgio Emanuel (3o.) e George
Hanselman.

O 6º. Smolder Surfing Series Skol Festival teve os
patrocínios da Surfing Series, Wave Beach, Smolder e
Skol, co-patrocínio da Red Rooster, Cyclone,
BiriNight, Mahalo e BahiaSinal, além do apoio da
Emtursa, Transamérica FM, Convq, Xistos e Nows. O
evento contou com a supervisão da Federação Baiana de
Surf (FBSurf).

Campeões do Circuito Baiano de Surf 2003

Pro/Am – Leonardo Herêda

Júnior – Bruno Galini

Mirim – Rudá Carvalho

Iniciante – Inaê Fernandes

Infantil – Marco Fernandez

Petiz – Tiago Queiroz

Master – Paulo Falcon

Feminino – Fabiane Ribeiro

Outros circuitos do Estado

Universitário – Lalo Giudice

Longboard – Toninho (Open), Joca Alcântara (Amador),
Flávio Pegasus (Iniciante), Fredão (Legends) e Érica
(Feminino).

Por: Ader Oliveira

GRANDE PÚBLICO MARCA A ESTRÉIA DO PROJETO POR DO SOL

Com grande participação popular, teve início na tarde da última sexta-feira (19), o projeto Por do Sol na Avenida, que integra o calendário de eventos do Verão Cravo e Canela de Ilhéus. Promovido pela Prefeitura, através da secretaria de Esporte e Cidadania, visando proporcionar uma opção de lazer e entretenimento para turistas e população em geral, no show de abertura se apresentaram vários grupos de dança, com aulas de ginástica, e a participação especial do Swing Bamba, que levou muito pagode para a avenida Soares Lopes.

De acordo com Alzimário Belmonte (Gurita), chefe do setor de esportes e coordenador do projeto, o lançamento da 8.ª edição do Por do Sol na Avenida, pelo seu excelente público de estréia, “deixou claro que o evento está consolidado no calendário de turismo, levando as pessoas a participarem por várias horas de toda a programação festiva”. Segundo ele, no lançamento, estiveram se apresentando 14 grupos de dança, sendo um dos pontos altos do evento, a realização de aulas de ginástica, com a presença de professores, como Jujuba e Marquinhos, “além de vários outros que dão sua parcela de contribuição para que o nosso verão seja bastante movimentado”.
O projeto Por do Sol na Avenida vai prosseguir até o dia 25 de janeiro, sempre às quartas, quintas e sextas-feiras, além do Sábado. Esta semana, devido a festa natalina, o evento só acontecerá na sexta-feira e Sábado, dias 26 e 27. “Queremos também lembrar aos atletas que as inscrições para os torneios de beach soccer, futvôlei e futebol de areia, que acontecem no final de janeiro, já se encontram abertas no ginásio de esportes Herval Soledade, na avenida Canavieiras, em horário comercial”.

ABERTA EM ILHÉUS A XII FEIRA DE MODA E TURISMO

Com a expectativa de comercializar um milhão de reais até o dia 25 de janeiro , a XII Feira Moda Turismo (Femtur), foi aberta no último sábado (20) pelo prefeito jabes Ribeiro, acompanhado de secretários e assessores municipais. Considerado um dos principais pontos de freqüência da alta temporada, a feira deverá receber cerca de 50 mil pessoas, entre turistas e a população em geral. O evento funciona diariamente de 15 horas a meia noite, com uma estrutura que inclui 42 estandes de confecções, artesanato, bijuterias, bolsas, calçados, além de praça de alimentação e shows, jogos eletrônicos, sorveteria e chopperia.

Instalada na avenida Soares Lopes, em frente à praça Rui Barbosa, a XII Femtur se constitui num shopping a céu aberto, onde tanto a população da cidade quanto os turistas poderão aproveitar o espaço para comprar diversos itens de moda praia, entre outros, além de desfrutar de entretenimento, a exemplo dos shows com artistas da terra, como garante a diretoria da Associação das Indústrias de Confecções e Acessórios de Ilhéus, promotora do evento.

Informa a coordenação da Femtur que sempre as sextas e sábados, a partir das 20 horas, acontecerá shows com artistas locais, tendo se apresentado na abertura o cantor e compositor, Herval Lemos. O presidente da Associação, Roberto Soares diz que está otimista quanto ao resultado da nova dição da Femtur, pois, além da excelente infra-estrutura montada, as confecções também são de ótima qualidade, o que deverá atrair o consumidor.

Ele acredita que, a exemplo dos anos anteriores, a Femtur desta temporada deverá superar o volume de vendas e de público, tendo em vista o acréscimo de estantes, além da disposição de novos espaços. “Outro ponto importante para este crescimento deve-se a experiência dos expositores acumulada nas outras edições, o que vem levando à profissionalização a cada feira realizada”.