Uesc treina merendeiras de escolas públicas

Cerca de 60 merendeiras de escolas públicas estaduais, da área da Direc-06, em Ilhéus, receberam treinamento intensivo no tocante à manipulação de alimentos nas cozinhas das escolas. O curso, realizado no dia 22 deste mês, foi ministrado pela engenheira de alimentos Tatiana Tavares Lira, da equipe do Programa de Agroindústria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A iniciativa da parceria partiu da profª. Zoêmia Núbia Sampaio de Souza, diretora regional da Direc-06. Na sua solicitação ao prof. Jorge Chiapetti, coordenador de Agroindústria do DCAA, ela considerou que “a merenda escolar é produzida para consumo coletivo, daí a necessidade do aperfeiçoamento nos cuidados com o manuseio e preparo dos alimentos”.

A profª. Tatiana disse que no treinamento das merendeiras foram abordados aspectos importantes como o armazenamento de alimentos de forma adequada, doenças provocadas por alimentos contaminados ou estragados, higiene pessoal e do ambiente onde os alimentos são preparados. A iniciativa da Direc-06 e do Programa de Agroindústria proporcionou, portanto, às merendeiras uma melhor qualificação e conscientização de como manipular e de preparar os alimentos da merenda escolar de forma adequada. As aulas foram ministradas nas dependências do Cierg, na cidade de Ilhéus.

O Programa de Agroindústria da Uesc está apto a ampliar o seu leque de suporte e treinamento na manipulação, preparo e conservação de alimentos, não só em escolas, mas também na área de agroindustrialização de produtos alimentícios, restaurantes e similares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *