Para sensibilizar a população de Ilhéus, principalmente na faixa etária de 20 a 35 anos, para a realização do teste anti-Aids, a secretaria de Saúde instituiu para esta sexta-feira (28), o Dia Municipal de Mobilização para o Diagnóstico do HIV. Durante todo o dia, num estande montado na praça J. J. Seabra, equipes da Coordenação Municipal de DST/HIV/Aids pretendem ampliar o número de testes de sangue, cujos resultados serão conhecidos três dias após o exame. Em Ilhéus, a campanha começou no último dia 12, tendo realizado até o dia 22 cerca de 2 mil e 930 testes, sendo detectados quinze casos positivos de HIV.
A coordenadora do Programa Municipal, enfermeira Tânia Cordeiro, destaca que a campanha do diagnóstico vai ser realizada até o dia 15 de dezembro. Após esse período, as pessoas devem procurar o Centro de Referência Municipal em DST/Aids, situada no prédio da antiga Fundação-Sesp), onde o teste é realizado durante todo o dia. “O centro já registrou de janeiro a outubro deste ano 36 casos de HIV/Aids, significando que foram necessários dez meses para o diagnóstico desses casos em pessoas que procuram o serviço na rotina e, em apenas dez dias de campanha se chegou a 41% do número de casos registrados até agora”.
A campanha de prevenção à Aids, “Fique sabendo”, foi lançada pelo governo federal. Segundo o Ministério da Saúde, existe no Brasil cerca de 600 mil pessoas vivendo com o vírus da Aids – o HIV – e quase dois terços dessas pessoas não sabem que são soropositivos. “Por isso – lembra o secretário Paulo Medauar -, dessa forma, investir no diagnóstico do HIV é uma decisão que visa impedir quer a Aids se espalhe pelo país”.