Segundo Medauar, em 2002, o Porto Internacional de Ilhéus registrou uma movimentação de 625 mil toneladas, e de janeiro até este mês já chegou ao patamar de 900 mil toneladas, podendo até final de dezembro quebrar o recorde histórico ocorrido em 1994 – quando também era o gestor da Codeba -, quando aconteceu uma movimentação de 965 mil toneladas. Lembrou que, para aumentar a quantidade de produtos via porto ilheense, criou naquele período uma comissão de trabalho para entrar em contatos com empresas que s utilizam de portos para escoar sua produção, “e amanhã (27), já estaremos criando uma nova comissão durante reunião que vamos manter na gerência local da Codeba”.
Explicou o presidente da Codeba que, atualmente, vem desenvolvendo um trabalho voltado para sensibilizar a direção da Veracel Celulose, instalada no município de Eunápolis, para que realize suas exportações pelo Porto de Ilhéus, uma vez que tem intenções de se utilizar o terminal portuário de Vitória, no Espírito Santos, e apresentou seus argumentos: a distância, por via terrestre, de Eunápolis até Ilhéus, é de 256 quilômetros, enquanto para Vitória chega a 517 quilômetros; e utilizando-se do transporte por barcaças, de Belmonte para Ilhéus são apenas 69 milhas náuticas, e para chegar até Vitória terão que ser percorridas 310 milhas náuticas acrescidas de mais 60 referente ao desvio obrigatório em Abrolhos, área de preservação ambiental.
Para atrair a produção da Veracel Celulose, Jorge Medauar disse contar com o irrestrito apoio do governador Paulo Souto, do prefeito Jabes Ribeiro e do deputado Josias Gomes. Disse ainda que, caso seja concretizada essa parceria com a empresa, a Codeba terá que realizar novas obras no Porto Internacional de Ilhéus adaptando-o às exigências, como a construção de mais um galpão e aumento do calado de 10 para 12 metros. “Estamos confiantes, e para isso esperamos também o apoio de todos, pois o que interessa é o desenvolvimento de Ilhéus e da região”, garantiu.
CODEBA GARANTE INVESTIMENTOS PARA O PORTO INTERNACIONAL DE ILHÉUS
Dos 14 milhões de reais de seu orçamento próprio para investimentos em 2004, a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) irá destinar 8 milhões para aplicar em obras e serviços no Porto Internacional de Ilhéus – dragagem, área de atracação de para mais um navio e enrocamento. A informação foi prestada na manhã de hoje (26), pelo presidente da empresa, Jorge Medauar, durante café da manhã realizado no Hotel Barravento, no Malhado, com jornalistas e radialistas, onde detalhou outras ações que vem desenvolvendo no sentido de aumentar a movimentação de produtos e mercadorias no terminal ilheense. Também estiveram presentes ao encontro o secretário de Saúde, Paulo Medauar, e os vereadores Joabs Ribeiro e Jailson Nascimento.