Ilhéus é o município escolhido do interior da Bahia pelo governador Paulo Souto para sediar o lançamento da operação verão denominada “Beijupirá”, a ser aberta pelo comandante-geral da Polícia Miliar no estado, coronel Antonio Jorge Ribeiro Santana. A solenidade está marcada para às 9 horas do dia 20, na sede da 1ª Companhia de Polícia Militar, situada na avenida Soares Lopes, com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, secretários e assessores municipais, vereadores, representantes de entidades de classe e de clubes de serviço, de lideranças políticas e comunitárias, dentre outras autoridades da região.
A “Operação Beijupirá” tem a finalidade de intensificar o policiamento ostensivo durante o verão, dando principalmente prioridade à cobertura a todo o litoral da região sul do estado, que está sob a jurisdição do 2º Batalhão de Polícia Militar de Ilhéus. A partir do dia 20 deste mês o policiamento será ampliado nos municípios de Una, Canavieiras, Maraú, Itacaré, com prazo previsto para encerrar no dia 29 de fevereiro.
Segundo o comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Barreto, essa é a nona edição da “Operação Beijupirá”, que envolverá este ano os municípios que estão na área de responsabilidade do 2º BPM, cerca de 964 policiais, com reforço do 15º Batalhão de Itabuna, através de cavalaria. “Além disso, em Ilhéus vamos contar também com PMs que vão atuar de forma ostensiva utilizando bicicletas, pelotões com motocicletas e a pé, para que possamos oferecer maior segurança aos turistas e à população durante o período de férias”.