AUTORIZADA OBRA DE ABASTECIMENTO D’AGUA PARA A ZONA RURAL DE ILHÉUS

A partir de janeiro do próximo ano, as comunidades de Sambaituba, Aritaguá e São João, localizadas na zona rural de Ilhéus, irão contar com o serviço de abastecimento de água potável. Durante solenidade no salão nobre do Palácio Paranaguá, presidida pelo prefeito Jabes Ribeiro, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Roberto Moussalem, assinou ordem de serviço para que a Empresa Bahiana de Saneamento e Abastecimento (Embasa) inicie, imediatamente as obras para implantação do sistema. Estiveram também presentes o presidente da Embasa, José Lúcio, os vereadores Francisco Sampaio, Valdineck Dantas, Jailson Nascimento, José Cruz e Carlos Alberto França, além de secretários municipais e líderes comunitários das localidades beneficiadas.

Na oportunidade, o secretário municipal de Infra-Estrutura, Isaac Albagli, ressaltou a importância da parceria entre município e governo estadual, lembrando que a implantação do serviço de abastecimento de água é resultado do programa “Prefeitura Cidadã”, durante o qual a comunidade de Sambaituba apontou como sua principal reivindicação. Segundo ele, para atender às três localidades rurais, a Embasa vai implantar cerca de 13 quilômetros de rede distribuidora permitindo a realização de mais de 1.200 ligações domiciliares, com hidrômetros, atendendo diretamente cerca de cinco mil pessoas. Segundo o secretário, o abastecimento será feito através da bacia da Embasa, no bairro do Iguape, sendo que no distrito de Sambaituba a empresa irá construir um reservatório com capacidade de 100 metros cúbicos.
O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Roberto Moussalem, destacou o prazer de retornar à cidade de Ilhéus e fez questão de elogiar o trabalho prefeito Jabes Ribeiro, “pela sua capacidade de enfrentar as dificuldades e de lutar pelo progresso do município”. Após desembarcar no aeroporto Jorge Amado, Moussalem visitou alguns pontos da zona sul da cidade e demostrou satisfação com o nível de limpeza e organização. Lembrou que, a exemplo dos municípios, os governos estaduais também estão enfrentando dificuldades de ordem econômica para cumprir seus compromissos, “mas, independente da crise, vamos realizar essas obras – referindo-se ao abastecimento de água de Sambaituba e Aritaguá e ao programa Viver Melhor, projeto de urbanização que está sendo implantado no bairro de Nossa Senhora da Vitória -, principalmente porque elas proporcionam a melhoria da qualidade de vida para comunidades carentes que precisam do apoio constante do município e do estado”.
OTIMISMO –Ao se referir à crise financeira enfrentada por estados e municípios, o prefeito Jabes Ribeiro ressaltou o esforço que está sendo feito e garantiu que “aqui, ninguém vai ser vencido pelas dificuldades”. Ele fez um retrospecto de outras obras e serviços que já têm recursos garantidos, como a segunda etapa de urbanização do Quarteirão Jorge Amado, a reconstrução do Bataclan, a implantação do projeto Habitar Brasil no Teotônio Vilela, a construção da escola de 2.º grau do bairro do Salobrinho e o centro de atendimento sócio-educativo a menores no Banco da Vitória, além da urbanização do bairro Jardim Savóia, entre outras.
Ressaltou ainda que a implantação do serviço de abastecimento de água para Sambaituba, Aritaguá e São João, representa o compromisso assumido com a comunidades, que, de forma democrática, apontaram o sistema como principal prioridade. “E para aqueles que, levianamente criticam o programa Prefeitura Cidadã, respondemos sempre com obras e serviço, como este agora que vai beneficiar milhares de pessoas”, afirmou sendo aplaudido pelos presentes. Da solenidade também fizeram parte os secretários Paulo Medauar (Saúde), Romualdo Pereira (Turismo), Planejamento (Antônio Vieira), Antônio Zugaib (Desenvolvimento Econômico), Soane Nazaré de Andrade (Governo), Henrique Almeida (Ação Regional), John Ribeiro (Ação Social), o coordenador do grupo de Ação Comunitária, Marcelo Mendonça, e o gerente local da Embasa, José Lavigne, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *