ILHÉUS VAI PARTICIPAR DO I ENCONTRO NACIONAL DE LEGISLATIVOS EM BRASÍLIA

O vereador Zerinaldo Sena (Zerí) viaja amanhã, dia 13, para representar a Câmara de Ilhéus no I Encontro Nacional de Legislativos, que será realizado em Brasília nesta quinta e sexta-feira, em comemoração aos 180 anos do Congresso Nacional. Na oportunidade, a casa legislativa ilheense será homenageada como uma das Câmaras mais antigas do país. O evento também promoverá um debate sobre o papel dos Legislativos municipais e estaduais, envolvendo temas como pacto federativo, propostas de reformas políticas e o número de cadeiras que cabe a cada Legislativo Municipal.

Segundo Zerí, “essa é mais uma justa homenagem a uma Casa que tanto tem contribuído, ao longo de sua história, para o engrandecimento do Poder Legislativo Municipal e para o bem-estar do povo de Ilhéus”. Na visão do parlamentar, a Câmara de Ilhéus, através dos anos, soube construir uma trajetória repleta de conquistas e significados. “O resultado disso é uma instituição respeitada pelos ilheenses e por toda a sociedade regional”.
O I Encontro Nacional de Legislativos, de acordo com a programação oficial, será aberto amanhã, dia 13 de novembro, pelos presidentes do Senado Federal, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha. Antes, por volta das 14h30min, haverá uma homenagem ao Dia do Vereador, proposta pelo senador Romeu Tuma. Já na sexta-feira, 14, serão apresentados os seguintes painéis: “A reforma política, o sistema eleitoral e o Pacto Federativo” e “A reforma política, o mandato do vereador e o Interlegis”. Às 17h30min, mais uma vez com as presenças de José Sarney e João Paulo Cunha, será realizado o encerramento oficial do encontro.
Em 1948, após a 2ª Grande Guerra Mundial, o Brasil realizou eleições para presidente da República, governador, senadores, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores. Em Ilhéus, como resultado de uma campanha política muito disputada, foram eleitos os vereadores que viriam a ser os primeiros da história do município. Para a instalação do recém-formado Poder Legislativo foi escolhido o salão da direita do pavimento superior do Paço Municipal. No dia 7 de fevereiro de 1948, sob a presidência do Dr. Eduardo Eurico Siqueira, juiz da 25ª Zona Eleitoral, foi realizada a primeira reunião. A primeira Mesa Diretora ficou constituída da seguinte forma: Presidente, João Adonias Aguiar; 1º secretário, Humberto de Oliveira Badaró; e 2º secretário, Nelson Dórea de Assis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *