César Manzoni, diretor da TV Santa Cruz, promotora do evento com a Fundação Cultural de Ilhéus, assistiu as homenagens que contou também com a presença da presidente da instituição, Maria Luiza Heine. Segundo Heine, as apresentações mostraram a importância do legado deixado pelo poeta que compôs a obra “Iararana”, entre tantos outros poemas “de extrema beleza e de grande importância para o enriquecimento da literatura regional e nacional”. As homenagens ao poeta belmontense fizeram parte da programação de aniversário da emissora – TV Santa Cruz- que completou 15 anos de sinal.
Maria Luiza Heine disse que os coordenadores do “Tributo a Sosígenes”, procuraram a maneira correta para homenagear o poeta, uma vez que a programação contou com recital de poesia e execução de músicas clássicas e populares, coisas que Sosígenes gostava muito. A cantora de ópera Vanessa Magalhães, substituiu o violonista Walter Bahia, que não pode participar das apresentações. A Atriz Nevolanda Pinheiro foi uma das atrações do tributo, recitando também obras do poeta.
Sosígenes Costa é considerado no meio literário como um dos maiores poetas da Bahia. Filho de Belmonte, chegou a Ilhéus quando tinha 25 anos, e nesta cidade trabalhou nos Correios. O poeta de alma extremamente sensível conseguiu amadurecer sua poesia e definir seu modelo estético ainda quando poetizava sob o clima hospitaleiro da cidade que tanto o inspirou. Nos anos 50, já aposentado , foi morar no Rio de Janeiro. Ali, conseguiu publicar outros trabalhos pela Editora Leitura. A Editora Cultrix publicou o poema “Iararana” em 1979 e um ano antes reeditou “A obra Poética”, com 50 trabalhos. O poeta morreu em 1968, no Rio de Janeiro.