ILHÉUS SE ENGAJA NA LUTA PARA COMBATER O VÍRUS DA AIDS

A Secretaria de Saúde vai desenvolver em Ilhéus no período de 12 a 30 deste mês, a campanha idealizada pelo Ministério da Saúde, denominada “Fique sabendo”, com a realização de testes anti-Aids nas principais unidades de saúde do município. De acordo com dados estatísticos, Ilhéus conta atualmente com 210 pessoas vivendo com Aids/HIV, sendo atendidas pelo Centro de Referência Municipal em DST/Aids, situado na avenida Canavieiras (antiga sede da F-Sesp). “Ao todo, já foram registrados 29 mortes por Aids em Ilhéus, sendo que muito deles apresentaram diagnóstico tardio, o que impossibilitou a realização da terapia anti-retroviral, que, como se sabe, permite que o portador tenha uma maior sobrevida”, disse a coordenadora do programa, enfermeira Tânia Cordeiro. A novidade da campanha está relacionada ao prazo da entrega do resultado do sangue que será coletado nos diversos pontos estratégicos das zonas urbana e rural: três dias após a coleta.

Durante o lançamento serão desenvolvidas atividades de caráter preventivo, a exemplo de palestras sobre as inúmeras formas de contágio e como evitar a doença. A apresentação de vídeos com outras informações sobre a necessidade de exame preventivo e o tratamento direcionada ao portador do vírus HIV, além dos meios existentes para o prolongamento da vida do soro positivo fazem parte da estratégia da campanha, assim como a distribuição de preservativos.
Destaca Tânia Cordeiro que o teste de Aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. “Na verdade, a pessoa deve ter se exposto a uma possibilidade de infecção. O aconselhável é que, quem tenha passado por uma situação de risco há mais de três meses faça o exame de Aids. Após esse período, o sistema imunológico já terá produzido anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste”, garantiu. Os trabalhos serão coordenados por técnicos do Centro de Testagem e Aconselhamento de Ilhéus.

Já o secretário Paulo Medauar afirmou que o diagnóstico precoce também é importante para a realização de um tratamento que garanta uma vida com melhor qualidade para a pessoa infectada. “Quanto antes a pessoa com HIV conhecer seu status sorológico, menor será a complexidade de seu tratamento”, disse. O teste ocorrerá nos bairros Malhado e Teotônio Vilela e nos altos da Gamboa e do Cacau. Esses locais, assim como outros da zona rural e urbana do município, serão visitados depois do lançamento da campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *