Quem olhar para o céu na noite de amanhã poderá observar um eclipse total da Lua. O eclipse está previsto para começar às 21h32 e terminar à 1h04 do domingo. O ápice do fenômeno –período em que a Lua ficará totalmente mergulhada na sombra da Terra– deve durar aproximadamente 23 minutos.
Caso o céu esteja limpo, o fenômeno será visível em quase todo o território nacional, com exceção do Acre e do sudoeste do Amazonas. Apesar de poder ser observado a olho nu, o melhor é que lunetas, binóculos e telescópios sejam colocados em ação para que o eclipse seja observado com mais precisão.
Diferente do eclipse solar –quando a Lua se põe entre a estrela e a Terra–, os eclipses lunares são mais simples de observar. A olho nu ou com um pequeno telescópio, o observador pode notar a mudança de coloração e a passagem da sombra terrestre sobre a superfície da Lua.
O último eclipse lunar aconteceu no dia 15 de maio.
Transmissão
Embora o fenômeno possa ser acompanhado a olho nu, o Planetário e a Escola Municipal de Astrofísica “Prof. Aristóteles Orsini”, em São Paulo, transmitirão as imagens do eclipse através do site da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, desde que as condições meteorológicas permitam.