No encontro, o secretário de Saúde, Paulo Medauar, disse que dentro de uma nova concepção do que seja saúde, visando sua promoção, prevenção e recuperação, os serviços devem atuar como catalizadores de várias políticas setoriais, buscando uma ação sinérgica. Segundo ele, saneamento, meio ambiente, habitação, educação, segurança, sócio-economia, “são algumas das áreas que devem estar ligadas a essas ações, pois a questão social não será resolvida apenas pelo esforço setorial isolado da saúde, tampouco se interfere na própria situação sanitária, sem que haja a interligação com os vários responsáveis por políticas sociais”.
Destacando que a intersetorialidade sempre foi objetivo da Secretaria de Saúde, Medauar afirmou aos participantes que o encontro se revestia de grande importância para o município, “porque os tempos modernos exigem que os diversos setores se unam na busca de soluções para problemas que dizem respeito aos seres humanos”. Esse trabalho, ressaltou visa realizar o planejamento e execução de ações capazes de promover saúde e qualidade de vida nas comunidades assistidas pelos programas Saúde da Família (PSF) e de Agentes Comunitários de Saúde, tendo sido escolhidas, na oportunidade, três localidades que vão servir como experiência pilôto: Sambaituba, Mambape e Barra de Itaípe.
Explicou o secretário que, no distrito de Sambaituba, os serviços serão acompanhados pela Associação de Moradores; no Alto do Mambape, na zona sul, o acompanhamento será feito pelo Núcleo da Mulher; e na Barra de Itaípe, zona norte da cidade, a responsabilidade será dos integrantes da Colônia de Pesca Z-34. Nessas três localidades, a Ceplac e o Banco do Nordeste prestarão assessoria técnica, ficando também o BNB com a incumbência de viabilizar os financiamentos necessários para os projetos que forem definidos pelas comissões.