Destaca o secretário de Infra-Estrutura e membro da Comissão, Isaac Albagli, que a empresa vencedora da licitação ainda se comprometeu em ampliar as linhas com três novos itinerários que serão atendidos com micro-ônibus: Terminal x Colégio Santa Ângela (Instituto Nossa Senhora da Piedade), Terminal x Alto da Bela Vista e Hernani Sá x Barra, via Cidade Nova. Afirma ainda que, a partir do momento que a Viametro Transportes Urbanos entrar em funcionamento, a Viação Gabriela, que funciona precariamente no município, através de autorização, não mais poderá continuar explorando o setor.
Entretanto, explica Albagli, a diretoria da empresa vencedora, em sua proposta técnica, afirma que está disposta a absorver 100 por cento da mão-de-obra da Viação Gabriela, uma das exigências do prefeito Jabes Ribeiro, no sentido de garantir a manutenção do empregos de dezenas de trabalhadores, além de atender um pleito do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ilhéus. “Portanto, a licitação, além de atender os requisitos constitucionais – a concorrência para o transporte urbano é uma exigência da lei -, também procurou avançar na modernidade do setor e na garantia de emprego para os nossos trabalhadores”.
Garante o presidente da Comissão Permanente, Antônio Vieira, que os recursos oriundos das parcelas mensais de pagamento que serão feitas pela Viametro, vão ser utilizados para concluir as obras de reforma e ampliação do Terminal Rodoviário, cujos serviços se encontram paralisados devido a inadimplência do empresário e proprietário da Viação Gabriela, que descumpriu o contrato firmado com a Prefeitura que tinha por finalidade permitir o funcionamento de sua empresa, de forma precária, até a realização da licitação pública.
VIAMETRO TRANSPORTES URBANOS VENCE LICITAÇÃO EM ILHÉUS
A Viametro Transportes Urbanos Ltda., de São Paulo, venceu a licitação em forma de concorrência pública aberta pela Prefeitura de Ilhéus, para o transporte coletivo urbano e interdistrital, sob o regime de concessão. O resultado foi divulgado hoje pela manhã (28), após a Comissão Permanente de Licitação abrir o envelope de proposta de preço mínimo – último requisito que faltava para a conclusão dos trabalhos -, tendo a empresa oferecido a importância de R$ 3.000.384,00, cujo valor total será pago em doze parcelas mensais.
Segundo o presidente da Comissão, secretário de Planejamento, Antônio Vieira, após a homologação do resultado pelo prefeito Jabes Ribeiro, será assinado o contrato, tendo a Viametro Transporte Urbanos, a partir desta data, o prazo de 60 dias para entrar em pleno funcionamento, num total de 43 linhas, entre urbanas e interdistritais. Além disso, também se responsabilizará em oferecer o serviço de ar-condicionado em 10 por cento de sua frota, estimada na quantidade mínima de 60 ônibus.