EXPOSIÇÃO DA DIOCESE REÚNE ACERVO RELIGIOSO NA IGREJA SÃO JORGE DE ILHÉUS

Os 90 anos de criação da Diocese de Ilhéus podem ser conferidos através da exposição “Uma Senhora e Três Patronos”, evento que reúne uma série de objetos e artes sacras, além de um legado de informações importantes sobre a construção do patrimônio religioso do município, a exemplo de templos históricos de inestimável valor arquitetônico como as igrejas São Jorge, São Sebastião e Nossa Senhora da Vitória. A exposição, que fica aberta a visitação pública até a próxima sexta-feira (24), na Igreja de São Jorge, centro da cidade, possui um acervo de santos entalhados em madeiras, objetos utilizados em celebrações como cálices, na maioria trabalhados em prata batida; coroas e pia batismal, entre outros objetos que o público poderá conferir.

Na primeira galeria encontram-se diversos painéis documentando em fotos e escritos, diversos momentos da vida religiosa de Ilhéus, como a construção da imponente Catedral de São Sebastião que durou três décadas até ser inaugurada no ano de 1967, além da derrubada da capela que deu origem ao templo. Entre tantas preciosidades, o público pode encontrar nesta galeria informações sobre a construção da Igreja Matriz da cúria ilheense, São Jorge, no ano de 1565. Segundo informações da diocese, este templo foi criado pelo primeiro bispo do Brasil, Dom Pero Fernandes Sardinha.
No espaço também há registros da edificação da histórica igreja de Nossa Senhora da Vitória, e a primeira festa profana de São Sebastião que inclui lavagem das escadarias da catedral entre outras atividades proporcionada por iniciativa do Sindicatos dos Estivadores. Há ainda informações sobre as festas de Nossa Senhora da Vitória e de São Jorge, padroeiros da cidade de Ilhéus, ao lado de São Sebastião. Coordenada pelo Centro de Documentação e Memória Regional da Universidade Estadual de Santa (Uesc) e Diocese de Ilhéus a exposição se constitui numa grande oportunidade para se levantar dados e conhecer um pouco de diversas etapas da vida religiosa do município.
A segunda galeria é reservada aos santos, grande parte deles entalhados em madeiras e datadas a partir do século XVI. Coroas e ostensórios em prata batida enriquecem o acervo exposto na Igreja São Jorge. Chama a atenção do público a quantidade de imagens de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Rosário, mas há outras preciosidades esculpidas em madeira. Nossa Senhora da Cabeça, São Miguel, Santo Inácio , Santa Lúcia, São Jorge, São Sebastião, e uma série de cristo crucificado integram a exposição “”Uma Senhora e Três Poderes”, montada para reverenciar os 90 anos da Diocese de Ilhéus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *