CAMINHADA ALERTA PARA PRESERVAÇÃO DOS MANGUEZAIS EM ILHÉUS

Com o objetivo de sensibilizar os estudantes e também os moradores da avenida Princesa Isabel, para que se conscientizem da necessidade de preservar os manguezais, os alunos da escola municipal daquela localidade realizou na manhã do último sábado (18) a Caminhada em Defesa dos Manguezais, percorrendo toda aquela avenida e se dirigindo até a praça Dom Eduardo. Carregando faixas e cartazes, os estudantes pediam para “Não retirar pinças e puãs”, “Não jogar lixo nos mangues”, “Respeitar a época do acasalamento”, “Não despejar esgoto” e “Não desmatar”, entre outros apelos ecológicos.

A avenida Princesa Isabel surgiu de um grande aterro onde as construções foram surgindo de forma desordenada invadindo importantes áreas de manguezais. Para que a degradação ambiental não aumente de proporções, diz a diretora da escola, professora Lidiney Campos, “os alunos decidiram realizar essa caminhada, uma vez que, através de estudos, análises e visitas aos manguezais, eles chegaram a conclusão da importância de se manter esses berçários marítimos para que consigamos manter o equilíbrio do nosso ecossistema”.
Durante este mês, continua, os alunos da 5.ª à 8.ª série dos turnos matutino e vespertino estiveram visitando o povoado de Rio do Engenho conhecendo as mudanças provocadas no meio ambiente pelas invasões de áreas de manguezais, o mesmo ocorrendo no bairro do Teotônio Vilela e Vila Nazaré, que enfrentam os mesmos problemas devido a expansão urbana. “Para obtermos êxito nessa empreitada, é preciso que todos se engajem nessa luta, que não é só dos estudantes ou de parcela da população, mas de toda a comunidade e autoridades”, ressaltou Lidiney Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *