Com a execução de um projeto com base em aspectos relacionados ao embelezamento urbanístico e a preservação ambiental, a administração distrital do bairro ilheense do Salobrinho, localizado as margens da rodovia Ilhéus-Itabuna, está realizando trabalhos de plantio de árvores nas ruas do local. Além do plantio, o projeto consta de recolhimento de entulhos e serviços de jardinagens, como informa o administrador local, Roberto Pereira. A meta é arborizar as 36 ruas existentes no Salobrinho, onde está localizado o campus da Universidade Estadual de Santa Cruz, com jambeiros, pingos-de ouro, amendoeiras, entre outras espécies.
Segundo Roberto Pereira, até o momento já foram plantadas 250 mudas e algumas já atingem a 2 metros de altura, sendo que, até o final do próximo ano, a meta será plantar um total de 350 novas árvores. Segundo ele, a comunidade está participando do projeto por entender que é de grande importância para a preservação ambiental e se constitui em mudanças do aspecto visual do bairro. O Salobrinho possui uma população de aproximadamente seis mil habitantes.
Disse ainda Pereira que, para o sucesso do empreendimento, a administração municipal realiza diariamente a coleta de entulhos, conscientizando os moradores para evitar o acúmulo de lixo e aguardar a passagem dos caminhões coletores. Destaca que um outro ponto importante do projeto é voltado para a realização de serviços de jardinagem, a exemplo do que foi executado recentemente nas proximidades da Uesc. Roberto afirma que o trabalho que vem sendo desenvolvido no bairro visa a melhoria da qualidade de vida da população local, “e com a participação da comunidade este objetivo vem sendo concretizado”.