Com a finalidade de capacitar equipes multiprofissionais das maternidades cadastradas no Projeto Nascer, com vistas à reorganização do processo de trabalho para melhoria da qualidade de atendimento à gestante, puérpera e recém-nascidos, redução da transmissão vertical do HIV e controle da sífilis congênita, a Secretaria de Saúde de Ilhéus, através do Programa Municipal DST/HIV/Aids, promoveu treinamento para trinta funcionários das maternidades Santa Isabel e Santa Helena, que são nutricionistas, enfermeiras, técnicos em enfermagem e auxiliares de enfermagem e de laboratório. A capacitação aconteceu nos últimos dias 10 e 11 deste mês, no auditório do Centro de Referência HIV/DST/Aids, situado na avenida Canavieiras, centro.
Segundo a enfermeira Tânia Cordeiro, coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/Aids e do treinamento, o Projeto Nascer visa também implementar ações de acolhimento à gestante e aconselhamento na maternidade, realização de teste rápido, manejo clínico parturiente e de assistência epidemiológica para parturiente infectada pelo HIV/sífilis e criança exposta ao HIV e ou com sífilis congênita. Já o secretário de Saúde, Paulo Medauar, disse que a Prefeitura de Ilhéus fará tudo para capacitar o pessoal que atua nas maternidades, “pois esse serviço tem um contato direto com as parturientes e os recém-nascidos, facilitando assim essa abordagem”.
PALESTRAS – A programação começou com a apresentação do Projeto Nascer feita pela enfermeira Tânia Cordeiro, seguida pelo médico Júlio Gosma, que falou sobre vigilância epidemiológica. Depois, foi a vez da médica Adriana Leal, que discorreu sobre transmissão do HIV e sífilis, complementado pela pediatra Lúcia Santana que abordou os cuidados que a pessoa deve ter com o recém-nascido, concluindo com a médica Tânea Virgínia sobre testagem rápida.