ESCOLA MUNICIPAL FARÁ CAMINHADA EM DEFESA DOS MANGUEZAIS

Com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar e os moradores do bairro Princesa Isabel, localizado no centro de Ilhéus, para o uso racional dos recursos naturais, o Instituto Municipal de Ensino daquele bairro realizará, no dia 18 de outubro, a I Caminhada em Defesa dos Manguezais. A saída está prevista às 9 horas, da sede da unidade escolar, com parada final programada para a praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião. Durante este mês, os alunos participam de “aulas vivas”, observando nos próprios locais as mudanças provocadas no meio ambiente. Haverá ainda uma visita ao povoado de Rio de Engenho, oportunidade para os estudantes conhecerem aspectos relevantes da história do município. Lá funcionou um engenho de cana de açúcar, desde o período do governador Mem de Sá.

Segundo a diretora da escola, professora Lidiney Campos, os alunos já fizeram visitas às comunidades do bairros Princesa Isabel, Teotônio Vilela e Vila Nazaré. Estiveram também na rua do Mosquito, principal foco de degradação do manguezal na cidade. “Estamos realizando um trabalho de conscientização para evitar a ampliação da degradação dos manguezais, em cujos locais o homem vem praticando inúmeras agressões. Também aproveitamos para realizar um diagnóstico sobre as áreas prejudicadas, na tentativa de reverter este quadro. É uma parcela de contribuição, envolvendo todo o alunado nessa atividade”.
WORKSHOP – Ela destaca que nas aulas sobre meio ambiente os alunos buscam um pouco da vida das famílias que residem nas localidades visitadas, notadamente em áreas degradadas, sob a supervisão da comissão organizadora das atividades, que reúne ainda as professoras Seilma Santana, Maria de Fátima Lins e Sonaly Pimenta, além da comunidade escolar interdisciplinar. “Para finalizar os trabalhos, estamos planejando juntamente com a equipe pedagógica da escola, a realização, em novembro próximo, de um workshop, com ações voltadas para a preservação do meio ambiente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *