Segundo o secretário de Planejamento Estratégico, Antônio Vieira, a melhoria na urbanização no Banco da Vitória inclui área para estacionamento, novo sistema de iluminação e espaço para pedestres, valorizando as condições de infra-estrutura do bairro. “O desenvolvimento do comércio no bairro é evidente após o pleno funcionamento do matadouro. Aquele local se transformou numa opção gastronômica para os ilheenses e também para os turistas”, afirma Vieira. Sobre o centro de atendimento sócio-educativo, cujo trabalho será direcionado a crianças carentes, a obra já está sendo licitada pelo governo estadual.
Mas o programa Prefeitura Cidadã já realiza melhorias no bairro. Entre os serviços que já foram executados ou em fase de conclusão, destacam-se o cascalhamento do loteamento Água Clara, rua da Presa e alto Santa Clara, onde foi regularizada a iluminação pública, além da limpeza de córregos, limpeza pública e retirada de entulhos. Em estudo, estão as obras de drenagem pluvial no alto da Bela Vista, loteamento Água Clara e rua da Presa; reforma da quadra esportiva; escadaria nos altos Santa Clara e Bela Vista, e promoção de rondas policiais na represa do rio Iguape.
Para médio prazo, ficou definida a reforma de praças e jardins, construção de parque infantil, plantio e poda de árvores, e a futura implantação de uma biblioteca com acesso a Internet. No que se refere a solicitação de melhoria no transporte coletivo e instalação de novos abrigos de passageiros, o prefeito adiantou que após a licitação do sistema de transporte público, as solicitações serão atendidas. Já a implantação de uma escola de 2.ª Grau, ele explicou que numa parceria com a o Governo do Estado, essa unidade educacional será construída no bairro do Salobrinho, com capacidade para atender aos estudantes de Banco da Vitória.