GRUPO CULTURAL DILAZENZE REALIZA II MOSTRA DE ARTE

O grupo Cultural Dilazenze, que tem sua sede própria na avenida Brasil, no Alto da Conquista, está realizando no período de 3 a 5 deste mês, a II Mostra de Arte e Cultura Popular do Dilazenze, no Memorial da Cultura Negra, localizado na rua 19 de Março, na avenida Itabuna. O presidente do grupo, Gilmário Rodrigues Santos, diz que o evento tem como finalidade discutir a criação de um movimento libertário, comprometido com sua história e sua comunidade, consciente do seu papel histórico, e capaz de interferir tanto politicamente como socialmente, “na construção de uma nova sociedade igualitária, onde todas as manifestações culturais tenham espaço para se expressar”.

Na II Mostra, como já aconteceu na sua primeira edição, estão se apresentando diversos grupos e artistas de Ilhéus e da região, a exemplo do cantor Ébano (Una), balé afro Dilazenze, Cordel Violado, além de exposição, debates e palestras, e ainda mostra de vídeo. A entrada, custa apenas um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação final será doada ao projeto Social Batukerê, mantido pelo grupo Dilazenze, e que atende crianças e adolescentes do bairro da Conquista com várias oficinas de arte.
PROJETO DE AMBIENTAÇÃO – Hoje (3), como parte do projeto de parceria entre o Dilazenze e o Memorial, estará sendo inaugurado às 19 horas, parte do Projeto de Ambientação do espaço Cultural, que receberá um biblioteca, fruto de uma campanha de doação de livros, CDs, revistas e vídeos sobre a cultura negra. Numa segunda etapa, afirma Gilmário Rodrigues, será inaugurada a sala dos compositores, que homenageará cinco autores e intérpretes da música negra de Ilhéus, e também um novo espaço para a realização de oficinas, que receberá o nome do ator e bailarino Mário Gusmão. “O Memorial também contará com uma recepção para melhor atender os visitantes, placas de sinalização temática, e o bar e restaurante receberão nova decoração, cujo projeto está sob os cuidados do artista plástico Jamilton Galdino (Jacó), sendo financiado pelo Dilazenze e seus parceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *