Com a finalidade de discutir a integração da mulher como instrumento de transformação, promovendo o seu bem-estar, do ponto de vista econômico, educativo, cultural, esportivo, social e também tratar da problemática de defesa dos seus direitos, tomando medidas necessárias para a eliminação de todas as formas de discriminação, será realizado amanhã (3), no plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus, a partir das 19h30min, o II Seminário da Mulher. O evento conta com o apoio da prefeitura, Fundação Cultural e Câmara de Vereadores, Conselho dos Direitos da Mulher e das secretarias municipais de Turismo e de Educação.
Segundo a presidente da Associação das Mulheres de Ilhéus e do Conselho dos Direitos da Mulher, Ana Margarida Amado, o evento será aberto com a palestra de Ronaldo Cosme, que falará sobre direitos humanos, participação da mulher nas políticas públicas e o combate à violência contra o sexo feminino. Em seguida, a presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maria Luiza Heine, abordará “Mulher: cultura e desenvolvimento”, e o pastor da Igreja Lindinópolis, Pedro Chagas, irá desenvolver o tema “Pacto pela paz: uma construção possível”. A última palestra da noite ficará sob a responsabilidade da enfermeira da secretaria municipal de Saúde, Suede Mayne, que vai abordar “Eu digo sim ou não? Prevenção: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids e drogas”.
Garante a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher que o seminário também tem o objetivo de fortalecer a organização social e políticas das mulheres, “e colaborar para a busca de soluções junto aos poderes públicos, principalmente no atendimento das necessidades de educação, moradia, transporte, lazer, entre outros que dizem respeito aos seus direitos e anseios”.